Como aprender inglês do zero? Não sabe nada? Sem desespero!

por Marcos Elias

Com uma frequência absurda vejo amigos e pessoas próximas tendo dificuldades para dar o passo mais importante no aprendizado de inglês: o passo inicial. Te garanto, depois do passo inicial, tudo ficará mais fácil!

Cada degrau terá uma dificuldade exponencialmente menor conforme você for subindo as escadas. Os primeiros degraus são mais altos, é normal! Sem subir o primeiro, você nunca vai estar lá em cima – seja na compreensão ou na fluência.

O pontapé inicial é a parte em que muita gente trava.

Ah, eu não tenho tempo!

Ah, é caro!

Ah, é complicado!

Ah, estou velho!

Ah, não é pra mim!

Balela! Tudo isso são mitos e medos colocados na sua cabeça.

Se você tem conhecimentos rudimentares de inglês, sabe expressões como “I love you” mas trava ao tentar entender frases um pouco maiores, você precisa começar do zero. E não é difícil como parece!

No meu blog de dicas de inglês, onde compartilho técnicas e sites que usei e uso há anos… Eu gosto de destacar uma parte: o Telecurso. Ele é um material projetado originalmente para supletivo do ensino fundamental ou médio, mas a didática, a apresentação, o jeito de ensinar… O torna um material espetacular para todos os tipos de pessoas.

Se você está nessa fase de pontapé inicial, onde falta o empurrão… Poxa, assita alguns episódios! Não vai te prejudicar em nada, é de graça (está no YouTube) e com certeza você consegue arranjar um tempinho para isso.

Jogue Telecurso inglês no YouTube. Você pode começar com o ensino fundamental e depois pegar os vídeos do médio, ou começar pelo do ensino médio também, caso já conheça algumas palavras. Desta vez não vou colocar link, porque você clicaria e seria muito fácil, pensaria “ah depois eu vejo com calma” e procrastinaria… To ligado, acontece direto comigo! Portanto parta para a ação!!! Entre você mesmo no site www ponto youtube ponto com, digite telecurso inglês no campo de busca, e confira os vídeos a partir dos primeiros. Eles falam a maioria das coisas em português, se você acompanhar com calma, ao chegar nos últimos episódios já terá uma base legal! Terá, com certeza, saído do zero – mesmo que não fale nada, apenas entenda. É um passo de cada vez!

As primeiras palavras e expressões você pegará devagar, depois se acostuma! Elas são repetidas muitas vezes em qualquer língua, igual no português: sabendo umas quinhentas ou mil palavras dá para entender bastante coisa, e a partir daí, ir para materiais mais avançados!

Depois que estiver habituado às palavras mais comuns e conseguir entender frases simples, você pode partir para leitura de livros ou histórias, ou até mesmo ouvir podcasts e vídeos de gringos falando em inglês. O passo inicial é o mais fundamental para que todos os outros possam acontecer naturalmente. Chega de enrolar!

Acesse esta minha página, com várias outras dicas:

http://aprenderingles.explorando.com.br/comece-aqui-gratis

99% das dicas que indico lá são grátis! Eu mesmo aprendo inglês pela web há anos, não sou fluente ainda mas minha compreensão dos nativos aumenta a cada dia. Poder ver vídeos de coisas que gosto, sem legenda e entender tudo, não tem preço! O mundo fica bem maior quando sabemos inglês.

No meu blog de inglês compartilho os melhores sites grátis, podcasts e vloggers que encontrei. Com sites de textos treinamos a leitura, com podcasts e vídeos a audição, e com aplicativos de interação, podemos até mesmo treinar a fala com estrangeiros! É MUITO bacana! Apps com o Hello Talk, por exemplo, são espetaculares. Nem precisa viajar para fora para achar estrangeiros para conversar, a internet está aí! ;)

comments powered by Disqus