Como manter seu blog se você tiver problemas em casa?

Conhece a Digital Ocean? Tenha VPS em cloud pagando a partir de US$ 5 por mês! Cadastre-se pelo meu link de afiliado aqui e ganhe US$ 10! Dá para testar o plano mais básico por 2 meses, ou o segundo por um... Existem várias distros Linux pré-configuradas, muitos tutoriais de instalação dos serviços web e um excelente suporte. O serviço é rápido e estável, tenho gostado muito! Vale a pena conferir e resgatar os seus 10 dólares de crédito ao ativar sua conta. Eles aceitam PayPal ;)

por Marcos Elias

Este é um post motivacional… Com um toque de experiência pessoal, como eu gosto de escrever… Compartilhando o que vivo! Se você tem um blog meio largado, este artigo pode ser para você ;-)

Blogar é uma atividade que envolve escrever. Escrever, escrever, escrever. Ainda que o processo criativo tenha outras fases do início até a publicação de um post, a parte da escrita é uma das mais importantes. Se você não estiver confortável no ambiente em que costuma escrever, nada feito: Ficará sem motivação, irritado… O texto não sairá, ou ficará bem aquém das suas expectativas.

Sem estar bem no ambiente você não tem como dar o melhor de si. Eu vivo isso agora. Precisei praticamente falir para perceber. Fui produzindo cada vez menos conteúdo, deixando os problemas de casa me afetarem até um certo ponto em que meus blogs foram se afundando. Os que estavam dando certo iam num ritmo lento. Se eu não procrastinasse, hoje ganharia 10 ou 20 vezes o que ganho. Sem exageros. Pois estaria produzindo muito mais!

De pouco em pouco identifiquei uns problemas, mas ainda há outros. Quem sabe não seria o seu caso? Vamos lá!
teclado macbook

Foto de Juan Lupión (CC)

Problemas em casa? Tamo junto!

Problemas familiares, discussões, falta de tempo. Parar um post grande para ir lavar a louça e depois abandonar o post por vários dias, quem nunca? Esse tipo de coisa aliado a alguns problemas mais graves, como discussões, encrencas, etc.

Isso não pode acontecer. Estou tentando mudar o ambiente. Escrever em outros locais onde não seja interrompido. Comecei a produzir alguns artigos usando o celular, nada ergonômico para produção de textos longos, mas dá para fazer alguma coisa. Pelo menos não estou em casa. Não precisa radicalizar e partir para o smartphone ou tablet como eu. Pode ser com um notebook ;-) Meu companheiro atual nesse sentido tem sido o telefone mesmo (um Lumia 730 que curto muito, por sinal).

Escrever onde então?

Existem locais relativamente seguros para uso deles, como bibliotecas e centros culturais. Mas são poucos, exigem deslocamento… Na crise podem não ser uma alternativa viável imediata pelos custos de deslocamento e alimentação. Que tal a casa de algum amigo? Se você tem um notebook, ir para a laje da sua casa ou para o porão já pode ser suficiente. As interrupções familiares serão menores. Mesmo as interrupções boas, sem brigas, sabe? Elas são péssimas para a produtividade. Na hora de escrever textos sua concentração tem que estar focada nas palavras.

A parte da finalização e publicação eu deixo para fazer no desktop em casa. Uso o OneNote para escrever por ser integrado ao Windows, mas poderia ser o Evernote, iCloud ou mesmo um e-mail para mim mesmo. Colocar links e imagens, acertar as tags e tudo mais é algo bem chato de fazer nos aparelhos mobile, então pego o texto para terminar no PC depois. Nessa hora as interrupções familiares não me afetam tanto, já que são atividades mais leves.

Isso já me ajudou imensamente. Se você não produz textos para seu blog porque tem problemas em casa ou barulhos, TV, criança, música, gente falando o tempo todo… Experimente pegar seu celular e fazer um post curto na rua. Numa praça, no ônibus… Em algum lugar que pareça seguro, pelo menos, como praças com um posto policial. Se o seu sistema permitir você pode ir ditando o texto! Bem mais prático nessas situações. Ficar dando bobeira com o celular ou tablet nas ruas de um país zoado é meio tenso né, você não pode voltar sem sua ferramenta de trabalho.

Não precisa abandonar o PC totalmente!

Nem todo tipo de texto pode ser produzido desta forma, é verdade. Tarefas que exigem mais pesquisas e alternação de abas no navegador são demoradas para serem feitas em um tablet ou celular, o que pode lhe desanimar ainda mais. Mas as essências dos textos que estão na sua mente… Essas essências podem sair facilmente num smartphone em qualquer lugar!

Se não pode mudar as pessoas ou o ambiente, mude você!

Não use mais desculpas! Se os problemas em casa afetam sua produtividade e prejudicam seus blogs, faça alguma coisa. Sua família provavelmente não vai mudar tão cedo, talvez nunca. Você não tem controle sobre as atitudes das outras pessoas. Mas tem das suas! Comentei bem isso no artigo sobre como superar o fim de um namoro: aqui a ideia é outra, mas vale a mesma coisa… As pessoas não vão mudar por que você quer! Mude você!!!

Se você viver esperando o local adequado para escrever poderá ficar sem escrever nada. Em vez disso, faça o possível para tornar suas ideias reais dentro das suas limitações. Um dia você conquista seu próprio espaço e enfim ficará livre!

Digitar no celular é ruim… Mas textão no Facebook pode, né?

Eu tomei essa decisão de criar posts fora de casa ao pensar no tempo gasto nas redes sociais e mensagens no WhatsApp. Rolando as conversas eu pensei… Poxa, olha a quantidade de textos que eu escrevo diariamente no telefone! Sem contar os comentários nos posts dos amigos no Facebook…

Mas quando pensava em criar conteúdo para blogs logo vinham pensamentos do tipo “ah a tela é pequena, vou me cansar…”. Naturalmente passar 8 horas digitando num celular seria loucura (alguém faz isso?), mas com as devidas pausas… Artigos de 300 a 1000 palavras podem ser esboçados e quase finalizados pelo celular sem grandes neuras.

Cuidado com as drogas! Elas estarão mais perto nessas horas!

Só tome cuidado com as tentações digitais, senão não vai adiantar nada! Desconecte-se do WiFi e desative a rede de dados para ficar em paz. Opte por um app que não perca o texto caso você receba uma ligação. Melhor ainda, coloque o celular no modo avião ;-) Senão você irá procrastinar por se entregar às tentações das notificações. E se saiu de casa para escrever, não vale perder o tempo com isso, né?!

Depois que tomei esta atitude comecei a produzir mais para tentar sair da crise da falta de posts. Bebendo uma breja numa praça, na sombra de uma árvore… Nada mal. Melhor do que parar entre um parágrafo e outro para ir comprar alguma coisa para algum familiar, ou responder uma pergunta qualquer sem relevância no momento, parar do nada para trocar a água do gato que ainda estava pela metade…

Experimente! Valerá a pena :)

Separe o tempo de produção do tempo de dedicação para a sua família. Senão você não fará bem nem uma coisa, nem outra. ;-)

É isso, espero que você consiga superar este problema, como eu tenho superado! Experimente fazer uns 3 ou 5 posts dessa forma e compartilhe o resultado depois! ;-)

publicidade
comments powered by Disqus