Como desativar a Cortana no Windows 10 – Tutorial prático

por Marcos Elias

Antes havia um botão para desativar a Cortana, mas depois da atualização de aniversário do Windows 10 a Microsoft removeu esta opção. Agora só dá para desativá-la pelo registro ou via política de grupo (algo mais complicado para os leigos). Felizmente existe um jeito fácil de desativar a Cortana, com praticamente um clique! Basta usar o freeware Winaero Tweaker.

Como desativar a Cortana no Windows 10 com um clique

Abra o Winaero Tweaker, pesquise por Cortana e clique em “Disable Cortana”. Simples assim! O programa fará a alteração técnica no registro para você, sem precisar usar o regedit e procurar a chave manualmente…

como desativar a cortana windows 10

Tecnicamente são alguns cliques até chegar a esta opção, vai, mas é bem menos do que pelos jeitos “Microsoft” de ser. Para que a alteração tenha efeito, mate a Cortana pelo gerenciador de tarefas ou faça logoff (saia e entre novamente), ou então reinicie o PC.

Recomendo também desativar os itens Web Search e Telemetry! (busca na web no menu Iniciar, e Telemetria… Falo deles logo mais abaixo!).

Onde fazer o download do Winaero Tweaker

Se você ainda não tiver o Winaero Tweaker, baixe-o no site do produtor dele:

http://winaero.com/download.php?view.1796

Obs: cuidado com as propagandas que aparecem por lá, role a tela e clique no link certo de download, que diz “Download Winaero Tweaker”.

Ele é um programa grátis e confiável, está disponível há bastante tempo. Com o Winaero Tweaker você pode alterar várias configurações ocultas ou nada práticas do Windows. Coisas que não ficam disponíveis no painel de controle, por exemplo. Muitas opções são escondidas dos usuários para que apenas administradores ou usuários avançados as alterem.

Além do atual Windows 10, o programa funciona também no Windows 7, 8 e 8.1! O mais legal deste app é que ele mostra o que é alterado: clicando no link “See how this tweak works” (Veja como este tweak funciona) você é levado a uma página do site dele com as instruções passo a passo (em inglês). Por lá dá para aprender bastante coisa, caso queira fazer a alteração manualmente. O programa facilita o uso frequente das ferramentas, caso você use vários PCs ou máquinas virtuais. Ficar alterando manualmente não é nada prático. Mas se preferir…

Como desativar a Cortana usando o regedit (editor do registro)

Se preferir fazer a alteração manualmente, vá até esta chave do registro (caso não exista, crie seguindo o caminho):

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\Windows Search

Em primeiro lugar: se você não sabe o que é ou nunca usou o editor registro do Windows, veja meu Tutorial do regedit! Eu escrevi a dica dele para o Windows XP há mais de dez anos, mas ele vale para todos os Windows e não mudou praticamente nada de lá para cá. No caso, abra o editor do registro e vá navegando nas pastinhas do lado esquerdo pelo caminho indicado acima. No painel direito você cria o item a ser alterado, ou dá um duplo clique em algum para alterá-lo, caso já exista.

Se não tiver, crie um valor DWORD de 32-bit com o nome AllowCortana e deixe ele com o valor 0.

Importante: Use DWORD de 32-bit mesmo se seu PC for de 64-bit! Este valor é da configuração no regedit, não tem nada a ver com o 32 ou 64-bit do processador.

Para desativar a busca na web no menu Iniciar e Cortana, o caminho é o mesmo, mas no caso use o item DisableWebSearch com o valor 1.

Recomendo o Winaero Tweaker: mais prático e seguro

Fica bem mais prático e seguro desativar a Cortana pelo Winaero Teaker. O editor do registro não é ideal para novatos, pois edições incorretas lá podem bagunçar as configurações e depois você se perderá para restaurá-las.

Para efetivar a opção, faça logoff (saia e entre de novo) ou reinicie o computador. Se quiser reverter, liberando a busca na web e/ou ativando a Cortana novamente, remova os valores criados no passo anterior (AllowCortana e DisableWebSearch) ou altere seus valores, trocando de 0 para 1 ou vice-versa.

Recomendo desativar também a Telemetria e a pesquisa na web!

A telemetria é um recurso que envia alguns dados de uso do PC para a Microsoft. Ela te “espiona” em troca de eventuais melhorias futuras no Windows, podendo saber por exemplo quais são os apps instalados, os mais usados, onde você mais clica ou como usa os menus do sistema, algumas coisas que digita, etc.

Você pode desativá-la facilmente no Winaero Tweaker procurando por Telemetry, no campo de busca dele. Caso prefira fazer manualmente, o caminho no registro é este:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\DataCollection

Crie um valor DWORD de 32-bit chamado AllowTelemetry e deixe-o com o valor 0. Depois desative estes serviços pelo services.msc:

Diagnostics Tracking Service
dmwappushsvc

Depois da versão 1511 do Windows 10 este serviço passou a se chamar:

Connected User Experiences and Telemetry
dmwappushsvc

Em português: Experiências e Telemetria de Usuário Conectado

Para desativar o serviço, abra o gerenciador de serviços (digite services.msc na busca do Iniciar ou na tela Executar), localize este item e dê um duplo clique nele. A seguir, no item Tipo de inicialização escolha Desativado, depois dê OK. Reinicie o computador para que a alteração tenha efeito.

Para confirmar que este recurso de “espionagem” foi desativado, vá no aplicativo Configurações e verifique item por item da seção Privacidade.

Recomendo fazer o processo pelo Winaero Tweaker, será bem mais prático.

Desativando a telemetria você não conseguirá enviar comentários no Windows Feedback Hub, mas isso é o de menos, basta ativá-la para enviar, e a seguir desativá-la novamente. Este programa é para quem envia comentários sobre o Windows que podem influenciar o desenvolvimento das atualizações e das próximas versões. É mais voltado ao pessoal dos testes do Windows Insider. Se você nunca usou, não se preocupe, pode desativar a Telemetria sem receio nenhum.

comments powered by Disqus