Qual formato usar: GIF ou JPEG?

por Maria Alice Soares de Castro

Para alguns tipos de imagens, o formato GIF é superior em qualidade de imagem, tamanho de arquivo, ou ambos. O que precisamos saber é para que tipo de imagens devemos aplicar JPEG.

De maneira geral, JPEG é melhor aplicado a imagens com variações de cor - fotografias digitalizadas, por exemplo - coloridas ou com no mínimo 16 níveis em tons de cinza. Quanto mais complexa a imagem, melhor o resultado com JPEG.

GIF é melhor para imagens com cores lisas (bordas, áreas com cores lisas) realizando, em alguns casos, uma compressão muito melhor do que JPEG faria. Nessas condições o JPEG produz imagens desfocadas. Por isso, imagens em preto-e-branco puros (sem tons de cinza) ou cores lisas (sem nuances) não devem ser processadas em JPEG.

Imagens GIF

Chamamos GIF (em geral, lê-se "guif") as imagens (ícones, ilustrações, e outras) apresentadas nas páginas WWW.

GIF é abreviação de “Graphics Interchange Format”, desenvolvido pela CompuServe para transmissão de imagens por linhas discadas. Este formato usa codificação LZW (Lempel-Ziv and Welsh) para comprimir imagens e assim reduzir tempos de transmissão. Imagens que seguem este formato são armazenadas em arquivos de extensão .gif.

Os formatos GIF mais usados são os GIF87a e GIF89a.

Como visto no item Quando usar GIF e quando usar JPEG, a imagem GIF é mais adequada para imagens com cores lisas. As "gifs" são muito usadas para ícones e também são muito desejadas pelo efeito de fundo transparente, que esse formato de arquivo suporta. Esse efeito é conseguido por uma extensão gráfica que esconde uma determinada cor na apresentação da imagem.

GIF transparente

As imagens que parecem estar embutidas na própria página são “Gifs transparentes” - isto é, imagens armazenadas em arquivos .gif, com a aplicação de uma extensão gráfica que esconde uma determinada cor na apresentação da imagem.

Isso é interessante pelo seguinte motivo: se sempre usamos uma determinada imagem sobre um fundo branco, então o mais fácil é termos a imagem com um fundo branco. Mas se essa imagem será usada em várias situações com cores de fundo diferentes, então a imagem com fundo transparente acaba sendo uma opção interessante, pois a imagem será feita uma única vez, com uma única cor de fundo que ficará transparente.

GIF Entrelaçado

As imagens são mostradas "de cima para baixo", conforme chegam os pacotes de informação pela rede que contêm os dados referentes a elas. Como esse processo de carregamento de imagens pode demorar muito, conforme o tamanho da imagem, um recurso bastante difundido é o de GIF entrelaçado: a imagem não é armazenada em linhas sucessivas, mas de maneira entrelaçada; dessa forma, logo se tem noção da figura inteira que será apresentada e que vai se definindo até se completar totalmente.

Sobre JPEG

JPEG é um padrão internacional, proposto pelo comitê ISO “Joint Photographers Expert Group”. Esse formato permite a transferência de arquivos por uma grande variedade de plataformas. JPEG é baseado em codificação da imagem por transformação matemática, o que oferece altas taxas de compressão, embora haja perda de informações.

JPEG pode comprimir imagens até um quinto (1/5) do tamanho original, sem perda de qualidade perceptível. Arquivos de imagens que seguem este formato têm extensão .jpeg ou .jpg.

Fonte: http://www.icmc.usp.br/ensino/material/html/gifjpeg.html