Atualize todo seu site automaticamente, via FTP

Nota: esta matéria aborda os conceitos práticos do FTP, tendo como base webmasters que precisam atualizar seus sites, mas pode ser entendida por qualquer pessoa.

Carregar os arquivos para seu site via FTP é tão fácil e direto, como se você copiasse arquivos entre pastas no seu computador ou na rede. Via web, os sites de hospedagem geralmente fornecem o gerenciador de arquivos, mas este é muito limitado: na maioria deles você pode carregar de 8 em 8 arquivos por vez, clicando aqui e ali, voltando, criando as pastas necessárias... Via FTP, pelo Internet Explorer, é diferente: você copia os arquivos do seu computador, incluindo pastas e subpastas, e depois cola na janela da sua pasta FTP como se fosse numa pasta local, ou da rede. É claro, você só precisará esperar o carregamento dos arquivos para o servidor...

O que você precisa saber sobre o FTP

FTP significa File Transfer Protocol (protocolo de transferência de arquivos). Um protocolo é uma linguagem que permite que os computadores falem entre si. O FTP é usado para disponibilizar publicamente arquivos e pastas para transferência na Internet. Em alguns casos, talvez você precise obter permissão do administrador do computador da rede para efetuar logon e acessar os arquivos do computador. Mas freqüentemente você vai descobrir que pode usar o FTP para acessar determinadas redes ou servidores sem ter uma conta nem ser portador oficial de uma senha nesse computador. Esses servidores FTP "anônimos" podem conter uma grande variedade de dados que são disponibilizados publicamente através do FTP.

O endereço Internet (URL) de um servidor FTP tem uma aparência ligeiramente diferente do URL que você usa em uma página da Web comum. Por exemplo, a Microsoft tem um servidor FTP "anônimo" em ftp://ftp.microsoft.com, onde você pode fazer download de arquivos que variam desde correções de produto, drivers atualizados e utilitários até artigos do Microsoft Knowledge Base e outros documentos.

Se você acessar os sites FTP diretamente pelo Internet Explorer, pode trabalhar com arquivos e pastas nos servidores FTP da mesma forma que trabalha com eles no seu próprio computador, ou na sua rede local. Você pode visualizar, fazer download, carregar e excluir arquivos e pastas. Se precisar de permissão do servidor FTP para realizar qualquer uma dessas ações, você será instruído a fornecer o seu nome de usuário e senha.

Para acessar sites FTP diretamente:
Na barra de endereços, digite o endereço Internet (URL) do site FTP ao qual você deseja se conectar. Por exemplo:

ftp://ftp.microsoft.com

Para fazer download de um arquivo ou pasta, clique com o botão direito do mouse em um item da página e depois clique em Fazer o download para. Você também pode utilizar as funções "Copiar", "Recortar", ou arrastar os arquivos, como se estivesse numa pasta do seu computador ou na rede local. O FTP é na verdade uma pasta compartilhada num outro computador, que pode ser acessado de qualquer lugar pela Internet.

Para efetuar logon como um usuário diferente nesse site FTP, clique no menu Arquivo e depois clique em Efetuar logon como.

Para renomear ou excluir itens de uma pasta FTP ou colar itens em um site FTP (carregar), você pode usar os mesmos comandos e ações usados no Windows Explorer ou em Meu computador.

Observações:

- Em alguns sites FTP, você só pode visualizar ou fazer download de arquivos. Só as pessoas que executam ou são proprietárias do site podem renomear, excluir ou carregar arquivos.
- Em vários sites FTP, o seu download é efetuado automática e anonimamente e, portanto, você pode visualizar ou fazer download de arquivos. Para carregar, renomear ou excluir arquivos, você precisa efetuar logon usando um nome de usuário e senha especiais. Além disso, áreas diferentes do mesmo site podem exigir logons diferentes.
- Você não pode mover arquivos dentro ou entre sites FTP. Você pode mover arquivos de um site FTP para um local temporário no seu computador ou em uma unidade da rede e depois carregá-los para outro site FTP ou outra pasta no mesmo site.
- Alguns programas oferecem suporte para abrir e salvar arquivos de servidores FTP, digitando-se o endereço FTP na caixa de diálogo Abrir arquivo ou Salvar arquivo.
- Ao trabalhar numa pasta FTP, alguns tipos de arquivos podem não ser permitidos, dependendo das configurações do servidor. Veja o item "Problemas com FTP", no final desta matéria.

Exemplo prático de como publicar seu site via FTP:

Primeiramente, você deve saber o endereço FTP, seu nome de usuário e a senha. Por exemplo, se você tem um domínio próprio, provavelmente seu servidor FTP será ftp.seusite.com.etc. O FTP do Geocities Brasil é ftp.br.geocities.com, e o do Tripod Brasil era ftp.tripod.com.br. Solicite o endereço FTP ao seu provedor. Com ele em mãos, vamos publicar o site.
Supondo que seja ftp.portalformosa.com, acessamos:

ftp://ftp.portalformosa.com

(é importante digitar ftp:// antes do endereço em si)

Se aparecer uma tela de login, digite seu nome de usuário e senha, e confirme. Se não aparecer isso (no Tripod Brasil, por exemplo, não aparecia diretamente), clique em "Arquivo > Efetuar logon como...", e digite seu nome de usuário e senha.

Feito isso, a pasta deverá ser aberta. Copie os arquivos do seu site e cole dentro da janela! Em condições normais, eles jás estarão no ar...

Nota: a senha poderá ser exibida na barra de endereços do Internet Explorer. Depois de sair e fechar, apague os cookies e limpe o histórico!

Existem softwares que gerenciam a interface para navegação em sites FTP, geralmente exibindo as pastas locais num lado da tela, e as remotas, no outro. No entanto, apesar das vantagens e facilidades de cada um, eu prefiro usar o próprio Internet Explorer: a navegação é como se fosse numa pasta local ou da rede, e é muito bom para tarefas rápidas.

Alguns outros navegadores web oferecem recursos para visualização do conteúdo de pastas FTP, mas não permitem fazer o upload de arquivos. O único cuidado ao usar o Internet Explorer é limpar o histórico ao sair. Particularmente, como não há um item "Encerrar sessão", antes de fechar a janela, eu clico em "Arquivo > Efetuar logon como", digito qualquer coisa no nome e senha e dou enter. Ele negará o acesso, então cancelo e fecho (pelo menos assim minha sessão foi finalizada ao tentar se logar com outro nome de usuário).

Problemas com FTP

É comum servidores gratuitos (e pagos também!) não permitir o carregamento de arquivos de determinada extensão, que não sejam de arquivos da web (como .htm, .html, .asp, .php, .css, .gif, etc...). Um caso que causa um pouco de dor de cabeça é com a extensão ".db". As pastas do Windows que foram exibidas em miniaturas provavelmente têm arquivos com essa extensão, que armazenam miniaturas das imagens para uma exibição rápida posterior (da próxima vez que você acessar a pasta no modo de miniaturas, ele as carrega desse cache, sem precisar ler cada imagem e gerar novas miniaturas). Para carregar as pastas de uma vez para seu servidor FTP sem ser interrompido com erros de arquivo, você deve deixá-las no modo de exibição de ícone, e excluir todos os arquivos "thumbs.db", de cada pasta ou subpasta que você for carregar. Para fazer isso, você deverá exibir todos os arquivos de sistema e ocultos (menu "Ferramentas > Opções de pasta", no Windows Explorer). Outra coisa: ao clicar com o botão direito do mouse na pasta FTP e escolher "Nova > Pasta", o Windows criará uma pasta com o nome "Nova pasta", preparando-a para que você a renomeie. Mas se o servidor não aceitar espaços nos nomes de arquivos e pastas (como acontece atualmente com o Geocities Brasil), não será possível criá-la. Então crie na sua área de trabalho, renomeie para o que quiser, e arraste-a para a janela da pasta FTP.

Boa navegação, você vai ver que o FTP ajuda e muito!

Fonte: Parte deste texto foi adaptada e ampliada da ajuda do Microsoft Internet Explorer 5.0 fornecido com o Windows 2000 Professional SP 4, e o restante foi elaborado por Marcos Elias.