Como fazer a Cortana responder ao “Ei, Cortana” no Windows 10?

por Marcos Elias

Sua Cortana não é ativada ao falar Hey, Cortana? É simples! Essa opção para chamar ela com a voz, sem usar o teclado nem o mouse, pode estar desmarcada.

Abra a Cortana manualmente clicando no ícone dela, e a seguir clique no ícone de engrenagem para ir para as configurações da Cortana.

Role um pouco a tela (na verdade está logo em cima) que você encontrará a opção “Ei Cortana”!

Ativando isso, agora basta falar “Ei, Cortana” estando em qualquer outra janela de aplicativo. Legal, não?!

Como ativar o comando de voz Ei Cortana, para chamar a Cortana usando a voz sem clicar

Como ativar o comando de voz Ei Cortana, para chamar a Cortana usando a voz sem clicar

Como impedir que outras pessoas próximas ativem a Cortana sem querer?

Para evitar que outras pessoas ou um vídeo acabe ativando a assistente por voz, você pode marcar o item “Tentar responder somente a mim”. Uma tela de assistente irá pedir para você ler alguns textos, assim ela irá identificar o padrão como você fala e gravar alguns detalhes das ondas sonoras geradas pela sua voz. Desse jeito outras pessoas próximas não conseguirão ativar a Cortana por voz, evitando que em ambientes cheios de pessoas diferentes a telinha da Cortana apareça inesperadamente – como em escritórios, onde cada um fica no seu PC.

Como desativar a Cortana do Windows 10 no computador?

Antigamente havia uma opção para desativar a Cortana, mas depois da atualização de aniversário do Windows 10 a Microsoft removeu esta opção. Ainda dá para desativá-la por outros caminhos, como pelo registro ou via política de grupo. Existe um programa maravilhoso e grátis que facilita a alteração destas opções escondidas: o Winaero Tweaker. Veja o tutorial para desativar a Cortana no Windows 10. É simples, basta um clique no Winaero Tweaker.

comments powered by Disqus