Como superar o fim de um namoro?

Como superar um fim de relacionamento? Este texto faz parte de uma categoria nova aqui… Será só de vez em quando ;-) Quem sabe vire um blog novo, onde falarei de relacionamentos, experiências pessoais, planejamento e organização, produtividade, depressão, etc.

por Marcos Elias

É seu primeiro fim de namoro? Então nem adianta muito ler esse texto. Sinto muito, você vai sofrer! Brincadeira, leia sim, poderá sofrer menos.

Se não foi o primeiro término, então fique ligado: vai demorar um pouquinho mas será curado, já que dos outros foi também. Ninguém morre de amor. Acostume-se! Pés na bunda acontecem, chifres também. Você já superou alguns términos, então superará mais esse. Já sabe a sequência da sofrência: saudade, vontade incontrolável de voltar, sonhos acordados e dormindo, pesadelos… Mil pensamentos na cabeça. Mas ocupando-se e dando um tempo isso vai passando. Não é em um dia, dois… Mas não precisa ser também um ano inteiro, se você não deixar.

Afaste-se da pessoa. Dê um tempo, sabe? Se você gosta, e ficar vendo coisas dela ou dele, ficar falando com ela ou com ele… Vai pesar mais ainda. Falo por experiência própria. Uma das minhas ex demorei muito para esquecer porque continuamos amigos nos falando diariamente, e ficávamos e nos “amávamos” às vezes, o que é pior ainda. Eu fui desenvolvendo esperança onde da parte dela não existia mais nada – apenas atração e falta de outra pessoa. Aí ela pegava eu mesmo, já que estava sozinha… Quando ela arrumou outra pessoa, fiquei a ver navios. Foi uma desgraça tremenda.

Dar um tempo é essencial, ainda que depois de uns meses vocês se reencontrem. Independente de terem terminado de boa ou com brigas. Se terminaram de boa mas você ainda gosta e quer manter contato frequentemente, então você sofrerá. Se a pessoa gosta, ela sofrerá!

Se terminaram brigados, pior ainda! Tentar manter amizade ou contato próximo só vai fazer brigar mais. As mágoas serão multiplicadas, não será saudável para nenhuma das partes. Novamente, falo por experiência própria também rs. Num dia você acha que ficou de boa, mas depois lembra das mágoas, joga na cara… E as brigas recomeçam. Isso pode abalar mais ainda a “amizade”, ao ponto de nunca mais rolar nada, nem amizade nem pegada no futuro. Dê um tempo, caia fora!

mah-adr

Ex não tem obrigação de lhe dar a mesma atenção de quando estavam juntos!

E tem o lance da atenção também: ao terminar um relacionamento, por mais que vocês se falem, a atenção e fidelidade não são mais “subentendidamente obrigatórias”. No sábado à noite a outra parte pode ir para a balada ou dar pra quem quiser, e você não tem nada a ver com isso! Aceite. Se ficar reclamando da demora no Whats você só vai irritar ainda mais a pessoa, fazendo ela perder a vontade que resta de falar com você. E talvez até mesmo te bloquear…

Você não nasceu preso a ninguém, nasceu?

Acostume-se com a rotina. Vá viver sua solteirice também! Você não nasceu grudado com seu ou sua ex!

O bloqueio nas redes sociais é quase que instantâneo em términos de namoros. É uma forma de um não ver as coisas do outro, e ao mesmo tempo não importunar a outra parte. Independente da forma como terminaram. É difícil, mas tente não atormentar nem criar fakes para ficar “stalkeando” a pessoa. Você vai sofrer, acredite. Vai ver ela ou ele com outra pessoa, postando indiretas… Vai lembrar das coisas… Putz, esquece. Não faz isso! Pelo seu próprio bem.

Não deixe de falar o que sente ou mandar mensagem, mas não mande tantas também. Seja mais conciso, senão cansará a outra parte e fará a pessoa se afastar mais ainda de você.

Se cortar contato total e ocupar seu tempo com outras coisas, as chances de você superar mais rápido são maiores!!! Ocupe seu tempo com amigos, trabalhos ou até mesmo outra paquera (sem iludir, por favor!).

Você tem o poder de escolha: quer superar em 3 meses ou um ano? Putz, ex já te tomou tempo só por ser ex, e levar um ano pra esquecer só vai te fazer perder mais tempo ainda…

mah-nai

Presentes, cartas, nudes: jogar ou não jogar fora?

Eu não recomendaria apagar as coisas nem jogar presentes fora, apenas guarde. Guarde, depois que passar a mágoa ou a paixão você poderá ver de novo, estando numa fase melhor. Jogar fora por impulso pode ser ruim lá na frente, especialmente depois que der saudade ou se caso vocês forem voltar… Não guarde pensando em volta, muitas vezes nunca vai rolar uma volta. Mas é bobeira jogar fora. Nas vezes que joguei me arrependi!

As cartas, fotos, calcinhas, nudes e presentes das últimas ex eu guardei. Não fico vendo, mas guardei. Não nego que de vez em quando vejo e relembro das que superei, bate uma saudade com lembrança de coisas boas… Ou ruins, dependendo da forma como foi o término.

Talvez valha a pena jogar fora depois que tiver dado certo com outra pessoa, sabe? Dado certo mesmo, depois de uns bons meses ou anos juntos. Afinal se a outra pessoa ver, poderá ficar chateada. Mas espera-se maturidade e compreensão também, afinal de contas não são mais crianças.

O que você não pode ficar fazendo é tornar estes objetos parte do seu dia a dia enquanto tenta esquecer a pessoa. Porque aí não vai esquecer mesmo! Esconda os ursinhos, presentes, cartas, agora!

Guarde as cartas, coloque os nudes e vídeos em outra pasta mais escondida (ou compacte com senha e apague as pastas originais), arquive as conversas no WhatsApp e e-mails… E bloqueie ou se afaste nas redes sociais por um tempo.

Se possível, tente conversar para terminar esclarecendo tudo! Mente limpa e cabeça erguida!

Tente terminar as conversas numa boa, para não ficar com mágoa na mente. Encare que acabou. Se a outra parte quiser a amizade mas você gostar… Então seja você a pessoa a pedir um tempo. Não é fácil, não é, eu sei! Mas tente. Você irá sofrer menos. A exposição às cosias do ex dificulta muito o esquecimento. Seja sincero e fale que precisa de um tempo para esquecer a pessoa, mas que não quer cortar contato para sempre. O pra sempre não existe. Em nada!

Depois de vários meses, se achar que vale a pena, aí sim tente abordar a pessoa para algum contato como colega. O que vier é lucro. Sem expectativas.

Como falei, converse com seu ex-par enquanto der, caso pretendam manter a amizade: dê tempo ao tempo. O bloqueio pode ser temporário até você superar. Mas tenha em mente que você não tem como controlar as ações das outras pessoas. Ninguém tem! Então pode ser que nem role voltar a ter contato depois. Esteja preparado para isso!

As redes sociais ajudam a aumentar as dores :(

A vida é uma coisa louca mesmo: as pessoas são estranhas, viram amigas. Se envolvem… Depois que acaba o relacionamento, são raros os casos em que voltam a ser amigas. De boa mesmo. Raros! Normalmente voltam a ser estranhas.

As redes sociais causam muita dor por permitirem reviver momentos na memória o tempo todo. Antigamente não tinha isso (só com quem morava perto ou trabalhava junto mesmo). Ficar vendo publicações do seu amor vai te fazer mais mal. Ainda mais quando a pessoa estiver com outra… Pense, poxa, você terminou e está livre! Pode pegar outras pessoas também. E refazer a sua vida!

Nas semanas seguintes ao término, se for pegar alguém deixe claro logo de cara que não tem como se comprometer. Fará menos mal a você e à pessoa! O ideal parece ser ficar sozinho um tempo, mas reconheço que isso é difícil. Especialmente se a outra parte já estiver com alguém (se tiver te trocado por um ex ou por uma pessoa nova, que seja).

mah-nel

Vai sair com outra pessoa para esquecer outra? Nada mal, mas cuidado!

Aliás, cuidado ao usar uma pessoa para esquecer outra: não é bom machucar os outros. Já me ferrei algumas vezes por me envolver com mulheres que não esqueceram o ex. Nosso lance foi muito bom, mas quando apareceram os ex que ainda mexiam com elas… Elas caíram e desgraçaram tudo. Não faça isso! Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você. O canalha da história seria você. No meu caso elas foram as vadias, pois não terminaram comigo para ficar com o ex…

Na hora que acontece ninguém para pra pensar… Terminar ou se afastar não é fácil. Particularmente odeio mentiras, adoraria ouvir “Marcos, meu ex me procurou e vou lá porque ainda gosto dele, adeus!”. Mas é difícil. Então até compreendo de certa forma quando mentiram. Mas não quero descontar isso nas próximas. Seria injusto. Dê valor a quem estiver com você! Se for só uma pegada, deixe claro, não iluda, por favor.

Enfim, forças aí, mas não é o fim, ok?! Ninguém morre assim de amor. Tudo passa, até uva passa. Chore, sim, chore. Mas tenha em mente que você precisa cuidar de você. Não é justo parar a sua vida por alguém que não está mais nem aí para você. Enquanto você perde tempo pensando, a pessoa poderá estar lá na cama com outra… No final você só teria perdido mais tempo ainda.

Mais fácil para esquecer: lembre das coisas ruins!

Não alimente mágoas passadas. Mas se ficar pensando nas coisas boas o tempo todo, certamente ficará mais difícil ainda esquecer… Comece a lembrar das coisas negativas um pouco. Por que terminaram? Mentiras? Traição? Agradeça de terem terminado o quanto antes! Se deixassem passar muito tempo seria pior ainda, poderiam envolver filhos, sonhos de casamento… Quando não vai dar certo por falta de caráter de uma das partes, é melhor que seja acabado antes mesmo. Não é legal alimentar raivas, mas nesse caso elas podem lhe ajudar a lembrar quem a pessoa era. E assim você vai criando desgosto. Se a pessoa te fez tanto mal, então você merece alguém melhor. Claro que ninguém manda nos sentimentos, perdão existe e tal… Mas logo depois que acaba é bom pensar nos motivos que levaram ao fim. E não repeti-los. Não tão cedo.

Se forem voltar, que seja depois de perdoados, doeria menos. Perdoar para receber outro chifre não seria nada bom, não é?! Mas é o que acontece na maioria das vezes. Quem mente uma vez, duas… Mente mil. Quem traiu uma vez, trairá de novo sem pensar duas vezes, tendo uma boa oportunidade… As pessoas levam um tempo para processar o que fizeram de errado e se curarem dos “pecados”, digamos assim. E muita gente nem cura tem, rs.

Seja lá como for, comente aí: como você lida com os términos de namoros?

Use os erros do passado para aprender a lidar melhor nos novos relacionamentos. Tudo passa, acredite! Como você lida ao terminar um namoro? Deixe sua opinião nos comentários! Bora compartilhar sofrência, isso ajuda a passar também. E talvez nunca terá o último término, pode acontecer com qualquer um!

comments powered by Disqus