Lista dos MELHORES SITES para achar IMAGENS GRÁTIS para seu blog ou projeto

Conhece a Digital Ocean? Tenha VPS em cloud pagando a partir de US$ 5 por mês! Cadastre-se pelo meu link de afiliado aqui e ganhe US$ 10! Dá para testar o plano mais básico por 2 meses, ou o segundo por um... Existem várias distros Linux pré-configuradas, muitos tutoriais de instalação dos serviços web e um excelente suporte. O serviço é rápido e estável, tenho gostado muito! Vale a pena conferir e resgatar os seus 10 dólares de crédito ao ativar sua conta. Eles aceitam PayPal ;)

Onde achar fotos grátis para uso nos blogs e sites?

por Marcos Elias

Usar imagens em sites e blogs é algo que requer cuidado: as imagens têm direitos autorais, e só devem ser utilizadas com autorização dos seus respectivos proprietários – seja uma pessoa física ou uma empresa. O caráter liberal da internet quebrou um pouco essas regras, afinal ninguém fica citando a autoria e muitos não têm autorização ao usar imagens nas redes sociais… A coisa saiu fora do controle. Quem vai querer ir atrás de direitos por imagens usadas em memes? Impossível.

Mas em sites e blogs é diferente: o dono da página pode ser responsabilizado. O ideal é usar apenas imagens certificadas para uso livre, ou uso comercial, caso seu site tenha anúncios.

Flickr: ainda hoje é uma das melhores opções para fotos livres!

Eu gosto de procurar coisas no Flickr. É um site do Yahoo! que está quase falindo, mas ainda tem muita coisa boa e é utilizado por diversas pessoas. Ao procurar por uma foto lá, existe a possibilidade de filtrar pelo tipo de licença Creative Commons com reutilização permitida. Ideal é procurar por Uso comercial permitido, assim você evita maiores tretas caso seu projeto tenha publicidade.

Em geral bastará creditar ao autor. Eu gosto de linkar para a página da imagem no Flickr e eventualmente postar um comentário avisando que usei a foto do cara, mas cada um é cada um…

como achar fotos gratis para blogs

Dá para pesquisar por imagens livres também em buscadores como o Google ou Bing, basta ir para a seção de imagens, e nas ferramentas de pesquisa localizar as fotos grátis (nota: não achei isso no Google agora, será que tiraram? Mas no Bing ainda está).

exemplo de como buscar fotos no bing

Em todos os casos, não se esqueça de creditar o autor da foto! Pode ser numa legenda ao lado dela, no final do post, ou editando a imagem colocando a marca num canto mesmo.

Dica para achar mil vezes mais fotos!

Procure em inglês! A internet é muito maior em inglês. Fato. É mais fácil achar fotos sobre quase todos os temas se você procurar em inglês. Se não entende nada, comece a aprender – existem vários cursos online de inglês grátis que você pode fazer no seu tempo livre. Não precisa ser fluente para isso, bastam umas palavras… Dá para se virar com tradutores automáticos também. Há “infinitas” vezes mais pessoas postando coisas na web em inglês do que em qualquer outro idioma, logo é mais fácil achar fotos em inglês.

Por exemplo, em vez de procurar palavras, procure words. Ou ambos! Em vez de ônibus, pesquise por bus… Em vez de procurar por motivacional, procure por motivational. Em vez de depressão, depression. E assim vai. Se não achar o que quer, vale procurar em outros idiomas também! Russo, espanhol, árabe, chinês, japonês… Tem muita foto legal na web postada por gente de outros lugares que você nem imagina!

Dezenas de outros sites para achar fotos grátis

Lembre-se: priorize a busca por fotos cuja licença permita a utilização comercial! Se seu blog não possuir anúncios aí até beleza, vale usar as licenças normais (que permitem uso não comercial).

Alguns outros sites muito legais:

https://pixabay.com/
https://www.pexels.com/
http://allthefreestock.com/

Algumas páginas com compilações de sites para baixar fotos grátis:

http://marketingdeconteudo.com/melhores-bancos-de-imagens-gratuitos/
http://www.designskilz.com/free-photos/

Dica extra

A foto tem as cores zoadas? Veja como melhorar as cores nas fotos com poucos cliques, em qualquer editor de imagens! Muitas fotos têm um assunto legal mas a qualidade não está lá aquelas coisas… Especialmente fotos tiradas por pessoas amadoras ou feitas em celulares. Com ajuste de níveis e curvas dá para deixar a imagem com outra cara. Ou ainda até mesmo experimentar recursos mais sofisticados, como este plugin que deixa as fotos no estilo das imagens da revista National Geographic.


Namecheap.com - Cheap domain name registration, renewal and transfers - Free SSL Certificates - Web Hosting    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *