Como configurar o OMSI – Visão geral das opções

por Marcos Elias

Seu OMSI está dando muito lag? Lento, ônibus pulando, aparecem poucas pessoas? Alterou alguma coisa nas opções e não sabe voltar? Chega disso! Aprenda a dominar as opções do jogo para ter uma melhor experiência!

Por favor, não copie este texto! Escrever isso deu muito trabalho… Para divulgá-lo por aí, indique o link desta página!!!

Vou fazer uma revisão geral sobre as várias opções do OMSI. Este tutorial é feito pensando no OMSI 2.3, em outras versões há opções um pouco diferentes. Eu já gravei um vídeo bem detalhado – e cansativo – sobre isso, comentando praticamente todas as opções. Se preferir ver o vídeo, acompanhe no final do post.

Aba General – Configurações gerais

Esta aba concentra opções gerais do jogo. Nela você pode escolher o idioma, e salvar ou carregar um conjunto de opções.

opcoes omsi geral

Load/Save – Carregar/Salvar

Para escolher um conjunto de opções pré-determinadas, escolha o item na lista e depois dê OK. Para salvar suas configurações atuais, digite um nome no campo “Save actual options” e clique no botão “Save!”. Desta forma você poderá reverter as configurações quando for preciso! Você pode configurar o jogo de forma diferente para cada mapa, podendo escolher facilmente na lista depois.

O arquivo de configurações do OMSI é o options.cfg, na pasta dele. As configurações salvas ficam na pasta option_presets. Aproveitando, os atalhos de teclado personalizados ficam salvos na pasta Inputs. Vale fazer backup dela caso queira usar os mesmos atalhos depois, em outro PC, ou ao reinstalar o game! Ao reparar o OMSI pela Steam, estes arquivos também são substituídos.

Ticket selling – Venda de tickets

Este item permite configurar a frequência desejada para a venda de tickets. Eu gosto de jogar sem cobrar passagem, então deixo escolhido “None” (nenhum).

Link radio station – Link da estação de rádio

Alguns ônibus possuem um rádio que pode ser ativado. Ao ativá-lo, a página indicada neste campo é aberta de forma escondida, para que possa tocar a música. Normalmente deve ser um site de rádio que já toca automaticamente. Coloque a URL do rádio desejado. Eu nunca usei isso.

Driver’s heads move – A cabeça do motorista se move

Esta opção faz com que você tenha a sensação de estar passando em buracos e também move um pouco a câmera para os lados e para frente, ao frear ou fazer curvas. É um recurso que agrada algumas pessoas mas irrita outras. Eu gosto!

Smooth view transitions in driver view – Transição de visualização suave na visão do motorista

Ao alternar as câmeras para os lados usando as setas, na câmera principal (F1), esta opção faz a câmera girar de forma suave. É mais natural e prazeroso. Desativando, a câmera é alternada bruscamente para a outra posição. Eu nunca vi perda de desempenho por conta disso, então sempre deixo marcada. Ajuda basante na hora de ver o retrovisor, por exemplo, sem dar “trancos” no gráfico. Fica mais prazeroso.

Alt. View Control – Controle de visualização alternativo

Marque esta opção caso use um notebook, ou se preferir mesmo… Com ela o zoom se transforma em SHIFT + botão direito do mouse pressionado, e a movimentação livre da câmera (giro) fica por conta do botão direito. É útil para quem não tem mouse com scroll, caso dos notebooks.

Maintenance condition – Condição de manutenção

Deixando “Infinite” o ônibus sempre estará em perfeitas condições. Escolhendo manutenção ruim, o ônibus poderá quebrar mais facilmente
(especialmente em batidas ou direção forçada), o ar poderá esvaziar mais rapidamente, etc. Isso depende de cada ônibus, nem todos os mods usam este recurso. Para consertar um ônibus quebrado, aperte Alt durante o jogo e clique no botão das ferramentas.

Automatic Steering Wheel Center (Keyboard Control only) – Centralização automática do volante (apenas no controle pelo teclado)

Com esta opção marcada o volante volta ao ponto central (alinhado) caso você esteja dirigindo pelo teclado e solte as teclas 4 ou 6 do teclado numérico. Com ela desmarcada, o volante não volta sozinho – você tem que girar pro outro lado manualmente, ou apertar 5 no teclado numérico para centralizá-lo.

Automatic Clutch – Embreagem automática

Ativa ou desativa o controle automático da embreagem. O resultado pode variar de ônibus para ônibus. Muitos ônibus de câmbio manual exigem que você tenha o controle da embreagem por si, independente desta opção.

Dynamic wheel speed – Velocidade dinâmica das rodas

Esta opção permite maior estabilidade nas curvas em alta velocidade, girando menos as rodas quando você estiver correndo.

Collisions with other vehicles and landscape – Colisões com outros veículos e o terreno

Marque esta opção não necessariamente para ativar as colisões, mas para poder controlá-las na aba Advanced. Caso contrário, as opções lá ficarão bloqueadas. O OMSI poderia revisar isto, é uma configuração bagunçada.

Use Curr. Date/Time – Usar data/hora atual

Esta opção permite usar a data e hora atuais no jogo, puxadas do seu computador. Ao marcá-la, a data e hora no jogo corresponderá à do relógio do seu computador. Por exemplo, se você iniciar o OMSI à meia noite e meia, no jogo estará tudo escuro, porque também estará meia noite e meia. Você pode alterar o horário no jogo a qualquer momento apertando Alt e clicando para trocar o horário no menu.

Aba Advanced – Configurações avançadas do OMSI

aba advanced omsi

No automatic timetable analytics

Desativa a exibição da tela da timetable (tabela de horários) ao terminar uma rota. Para algumas pessoas é uma chatisse ter aquela janela com os horários aparecendo sempre que você chega no ponto final.

Visible driver in own bus

Ativa ou desativa o boneco do motorista, útil especialmente ao tirar prints na câmera externa.

Show ticket selling and passenger dialog hints

Exibe na tela as mensagens de diálogo dos passageiros ao comprarem a passagem ou reclamarem da condução do motorista.

Autosave

Ativa o autosave, onde o jogo salva automaticamente a posição no mapa e o ônibus que você está usando. Geralmente o autosave é feito quando o ônibus para: ao parar num ponto, num semáforo, etc. Em alguns PCs dá um certo lag quando o autosave é feito. Se você observa uma travadinha sempre que para o ônibus, então desative esta opção. Independente do autosave, você pode salvar a posição e o ônibus no mapa apertando CTRL + S durante o jogo.

Show Error Messages

Esta opção é recomendável que fique desmarcada! Com ela marcada, o OMSI mostrará mensagens de erro na tela, o que pode ser bem chato. Muitos mods contém erros nos scripts, o OMSI direto dá diversos erros próprios… Vários erros são gravados no logfile.txt na pasta dele. Esta opção faz com que alguns erros apareçam durante o jogo. Normalmente é bom deixá-la desmarcada, já que isso oferece uma experiência de gameplay bem melhor. Eu só recomendo marcá-la para desenvolvedores de ônibus ou mapas, pois assim podem ver algum erro nos scripts logo durante os testes, sem precisar ficar indo no logfile.

Colisões:

Para liberar estas opções, as colisões devem estar ativadas na aba General (Geral). Senão elas ficam desativadas e você não consegue alterar aqui.

Between user vehicle and terrain

Ativa colisões entre o ônibus do usuário e o terreno, objetos, muros etc.

Between user vehicles and pedestrians

Ativa colisões com os pedestres, os atropelamentos, basicamente.

Between AI vehicles

Ativa colisões com os carros AI. Esta opção recomendo deixar desmarcada dependendo do mapa, já que os AIs com frequência não respeitam o ônibus do jogador, especialmente ao fazer conversões em ruas estreitas.

Performance (desempenho):

Reduced Multithreading

Esta opção é bom ficar desmarcada, para um melhor desempenho. Com ela desmarcada o OMSI usa mais os outros núcleos do processador, podendo ganhar vários FPS. Mas vai de testes: em alguns PCs talvez o desempenho fique melhor com esta opção marcada. Experimente qual fica melhor para você. Eu deixo sempre DESMARCADA!
Dica: você pode marcar ou desmarcar esta opção durante o jogo, apertando SHIFT + F12. Se ela estiver marcada, aparecerá a mensagem “No Calc Thread” nas mensagens de informações do jogo – aquelas letras em vermelho que aparecem teclando SHIFT + Y por três vezes.
Isso é ruim por dois motivos, sendo um vacilo dos desenvolvedores do OMSI não corrigido até hoje… Ao teclar F12 o Steam tira um print… E vários ônibus baseados nos MAN do OMSI 2 ativam o controle manual da porta do meio, para carrinho de bebê. Infelizmente os caras não corrigiram isso, eles não poderiam usar o F12 nesse caso… Aquela opção deveria ser ativada com F12, mas ao apertar CTRL + F12 ela também é chamada. Como resultado, o ônibus não anda! A porta do meio fica livre. Você precisa apertar F12 de novo… Para então poder fechá-la e sair com o ônibus. Por isso não é legal usar SHIFT + F12, infelizmente esse bug não corrigiram até hoje.

Load whole map at start

Esta opção faz carregar todo o mapa no início, evitando carregar os blocos de terreno conforme você se aproximar deles – eles ainda serão montados graficamente na hora, mas os objetos e tudo mais já estarão na memória. Em teste isso pode deixar alguns mapas mais rápidos durante o jogo. Mas para boa parte dos mapas grandes não funciona: o OMSI usa muita memória e acaba travando no carregamento =/ Acontecia no Savoy. Sendo um programa de 32-bit, o OMSI só pode usar até 4 GB de RAM, aproximadamente (caso você use o 4 GB Patch, senão ele usa apenas cerca de 2 GB). Isso impossibilita o pré-carregamento de mapas muito grandes. Esta é uma opção que vale a pena experimentar. Se ficar mais rápido para você, ótimo! Mas não uso e não recomendo.

Aba Graphics

aba graphics omsi

Esta aba concentra várias opções que afetam os gráficos, e consequentemente, o desempenho do jogo.

Target Framerate

Define o tanto máximo de FPS (frames per second, quadros por segundo) que você está disposto a atingir. No OMSI ela parece meramente um limite. Se você deixar em 30, o jogo nunca irá passar dos 30 FPS. Mas não adianta deixar em 200 esperando ter 200 FPS: este valor é só um limitador! Em tese, ao limitar os FPS o OMSI deixaria o processador livre para outras atividades, por exemplo, ao gravar telas do jogo… Mas nunca senti diferença. Valeria deixar 60 ou 30, dependendo do caso.

Neighbour Tiles Count

Define a quantidade de blocos do terreno próximos que o OMSI irá carregar. Eu deixo em 1. Se você tem um PC razoável, deixe em 2 ou 3. Se deixar muito alto, o game fica mais pesado ou pode travar. Aumentando este valor permite aumentar a distância visível, já que mais objetos, ruas e cenário em geral serão carregados.

Max. Obj. Visibility Distance

Distância máxima dos objetos visíveis. É basicamente a distância do horizonte, passando disso os objetos à frente não serão renderizados. Defina um valor que seja adequado aos seus gostos e PC. Eu geralmente deixo em torno de 800 a mil (a medida é em metros). Se deixar um valor baixo, o jogo ficará mais leve… (aproveita pra deixar a opção neighbour tiles count em 1). Se deixar um valor alto (2 mil, 3 mil etc), certifique-se de aumentar um pouco a opção neighbour tiles count também, caso contrário ele tentará renderizar ao longe mas não terá objeto carregado por lá.

Min. Obj. Size (% Screensize)

Define o tamanho mínimo dos objetos, em porcentagem da tela, para que sejam renderizados. Por exemplo, se você colocar 3%… Todos os objetos que sejam menores do que 3% da área da tela não serão renderizados! Isso inclui objetos ao longe. Eles são renderizados ao se aproximar deles… Se você vê muitos objetos pequenos aparecendo à sua frente, reduzir este valor pode corrigir isso. Mas se reduzir muito, o game poderá ficar mais pesado, já que mais objetos pequenos estarão sendo renderizados. Isso é bastante perceptível em placas de sinalização e tartarugas, cones, semáforos etc.

… for Reflextions

Opção idem à anterior, porém válida para os reflexos – objetos pequenos não seriam renderizados nos retrovisores, por exemplo.

Real Time Reflexions

Reflexos em tempo real: configura os retrovisores e câmeras, caso o seu ônibus utilize. Deixando None, você joga sem retrovisores – ganha desempenho na maioria dos PCs. O modo economy pode deixar os retrovisores com atualização lenta, e o modo full é o recomenado para uma experiência de jogo melhor – todos os espelhos funcionarão como devem. O problema é o desempenho: alguns ônibus possuem espelhos “pesados”, dependendo da quantidade e posições deles.

Sun Glow Effect

Se ativado, esta opção causa aquele efeito de brilho forte ao olhar pro sol… É bem irritante, porém bem realista, para a maioria dos motoristas! Eu gosto de deixar ativada essa opção, pelo realismo que ela proporciona ao dirigir contra o sol.

Max Object Complexity

Define o tipo de objetos que o OMSI irá carregar para exibir na cena… Deixando a barrinha toda para a esquerda, ele só carregará objetos importantes, como as ruas, casas, semáforos, etc. Levando para a direita ele carregará objetos de detalhes menores, que podem deixar o jogo mais pesado em PCs fracos – tais como orelhões (no meu caso), lixeiras, bancos de praças, etc. Cada objeto (.sco) tem uma configuração própria definida pelo seu criador, que permite que ele seja classificado numa das categorias ali disponíveis. Se seu PC for bom, deixe tudo para a direita, para ver mapas mais detalhados. Se o PC for fraco, leve para a esquerda ou deixe nas opções intermediárias. Alguns objetos de determinados mapas “somem” quando ela está à esquerda justamente por conta disso: eles foram classificados como objetos de detalhes extras.

Max. Map Complexity

Esta opção é similar à anterior, mas trata de forma geral. Nunca vi muita diferença dela na prática. Em tese, com ela marcada para a esquerda o OMSI carregaria apenas objetos próximos à rota que você estiver fazendo (suspeito que tenha que ter a timetable ativa, para ele saber em qual rota você está). No meio ele carrega objetos das ruas próximas… E à direita carrega todos os detalhes, de todas as ruas. Vale a mesma recomendação: em PCs fracos, deixe tudo à esquerda.

Seção Particle Systems

Esta parte controla o emissor de partículas da placa de vídeo, um recurso que permite emitir milhares de peças em 3D com um consumo de desempenho inferior aos métodos tradicionais para objetos de casas, carros, etc. É ideal para simulação de fumaça, fogo, chuva, fluídos, etc. Marcando “Active” você ativará os efeitos.

Max. Particles per Emitter

Número máximo de partículas que cada emissor pode soltar. Depenendo da placa de vídeo, você pode deixar em 1000. Em PCs fracos, reduza o valor. Eu percebi que aumentar isso deixa a chuva, neve e a neblina mais realistas, mas pesa mais.

Only User Vehicle

Ativa o sistema de partículas apenas para o ônibus do jogador – os carros não emitirão fumaça pelo escapamento, por exemplo.

No P.S. in Reflexions

Desativa as partículas nos reflexos, como nos espelhos – pode poupar algum desempenho.

Seção Stencil Buffer Effects

Esta seção controla outros recursos gráficos que são considerados pesados para placas de vídeo fracas ou integradas. Eles podem trazer mais realismo, mas podem pesar!

Shadows

Ativa as sombras. Além de serem pesadas, no OMSI particularmente não gosto delas. Os objetos fazem sombras… As splines não. Muitos mapas usam viadutos e pontes, e elas não fazem sombras… Aí fica estranho =/ Então sempre deixo desativadas.

Rain reflexions

Ativa reflexos da chuva no asfalto, calçadas e superfícies em geral. É bom, mas também pesa!

Humans visible in rain reflexions

Se ativada, os pedestres também terão seus reflexos na água… Isso pode pesar mais ainda, já que as pessoas são animadas, andando, etc.

Aba Graphics (advanced)

Esta aba tem configurações mais avançadas para os gráficos, sendo uma continuação da tela anterior.

aba graphics advanced

Manual Screen Ratio

Define a proporção entre largura x altura da tela manualmente, caso por algum motivo, razão ou circunstância a proporção do seu jogo pareça estranha. Nunca precisei utilizá-la.

Forced Refl. Economy Mode

Esta opção força a simplificação dos espelhos (dos reflexos em geral). Ela fica ativa, forçando reflexos mais simples, abaixo de tantos FPS… (o primeiro campo: activate below…). E desativada, forçando os espelhos completos (ou como definidos na outra aba) caso esteja acima de tantos FPS… (o segundo campo: deactivate above…).
Resumindo: se o jogo estiver com poucos FPS (abaixo do que você colocar no primeiro campo), ele vai simplificar os espelhos para tentar ganhar mais FPS. Se o jogo estiver de boa, com FPS acima do definido no segundo campo, então os espelhos sempre ficarão em boa qualidade. Desde que você esteja usando os espelhos “Full”, na configuração dos reflexos, na outra aba.

Dynamic Tile Count Reduction

A forma de configurar esta opção é parecida com a anterior, vale a mesma explicação… Mas esta é para a contagem de tiles próximos do terreno onde o jogador estiver. Abaixo de tantos FPS o OMSI irá reduzir a quantidade de tiles carregados, tentando melhorar o desempenho.

Seção das texturas:

Use Only Low-Res Textures

Marcando esta opção o OMSI irá usar apenas texturas de baixa resolução. Isso pode fazer diferença para quem tem um PC fraco, antigo, um HD lento ou ainda uma placa de vídeo bem antiga. As texturas ficarão mais borradas, especialmente ao longe… Mas o jogo poderá ficar bem mais leve! Especialmente em notebooks e placas de vídeo integradas. Vale experimentar.

Limit all textures (apart from own bus) to 256 pixels.

Esta opção é parecida com a anterior, mas mantém as texturas do ônibus do jogador em boa qualidade. No caso, deixe a anterior desmarcada e marque esta. Se ficar lento, tente marcar a anterior. Mas aí as texturas do ônibus do jogador aparecerão borradas, podendo inviabilizar a leitura de detalhes.

Max. Tex. Mem. for high-res Tex load:

Define a quantidade máxima de memória para armazenar as texturas em alta resolução. É bom colocar um valor um pouco abaixo do tanto de memória da sua placa de vídeo. Por exemplo, em placas de 1 GB de memória de vídeo, coloco 800 (MB). Se você deixar um valor baixo, o OMSI precisará ficar descarregando e carregando as texturas continuamente… Nesse caso você poderá ver mais texturas “brancas” no jogo, especialmente no cenário sendo carregado ou ao trocar de câmera.

Real Time Reflexions Texture Size

Define o tamanho das texturas dos reflexos, válido tanto para os espelhos como para os reflexos na água. Deixar um valor alto aqui permite que os espelhos apareçam com maior definição: mais bonitos e nítidos. Mas pode ficar mais pesado. Vai depender muito do seu computador!
Assim como também dá para ganhar algum desempenho reduzindo o tamanho das texturas, o que fará com que os espelhos fiquem mais feios (serrilhados), porém mais leves.

Seção Use Material Channels:

Esta seção permite desativar as texturas auxiliares, que são carregadas em certas situações. Eu não recomendo desativar nada aqui, mas se seu PC for fraco, pode valer a pena… Especialmente a Light Map of Terrain.

Night Map

Texturas que são substituídas quando acendem (pode ser do ônibus ou de cenários).

Light Map

Texturas que são substituídas quando iluminadas.

Light Map of Terrain

A iluminação do terreno, algo meio pesado, especialmente ao jogar à noite. Com isso desativado o jogo ficará mais feio à noite, mas pode ficar mais leve! Idem no amanhecer, quando as luzes da rua ainda estão acesas.

Reflexion Map

Desativa a aplicação de texturas em reflexos (pode tirar os brilhos).

Bump Map

Desativa as texturas de relevo, como alguns pisos na rua.

Aba Sound

Como era de se imaginar, esta aba permite configurar diversas coisas dos sons do jogo.

aba sound omsi

Master Volume

Volume geral do jogo. É bom reduzir, especialmente ao gravar! Reduzindo por aqui você não precisa reduzir no controle de volume do Windows.

Stereo Effect

Ativa efeitos stereo, como o posicionamento 3D dos sons – a sensação de variação da posição do som do motor, dos carros, etc.

Max Sound Count:

Limite de sons… Nunca tive problemas em deixar um valor alto. Se deixar poucos, alguns sons não serão tocados! Nesse caso o motor pode ter sons “falhados” ou alguns AIs passarem sem fazer barulho. Geralmente os sons dos ônibus do jogador são prioritários.

AI Vehicle Sounds Active

Ativa os sons dos veículos do tráfego AI, como carros, caminhões, os outros ônibus, etc.

Scenery Sounds Active

Ativa os sons de cenário, como pássaros, igrejas, sinos, escolas, etc (depende dos objetos de cada mapa).

Doppler Effect

Ativa o efeito doppler, perceptível ao ter um som se movendo (como uma buzina).

Reverb effects

Ativa os sons em reverberação, perceptível dentro de túneis.

Aba AI-Traffic

Esta aba controla o volume de tráfego do jogo. É muito importante, tanto por questões de desempenho (mais tráfego = mais peso) como pela simulação em si (alta densidade, baixa, se você quer horário de pico, feriado ou madrugada, etc).

aba ai traffic

Desativar o tráfego completamente – ou quase – em geral permite ganhar muito desempenho! Pode ser bom para testar ônibus, ou jogar simulando um feriadão prolongado onde todo mundo sai.

Dica: use meus AIs leves! Eles têm menos detalhes, não possuem interior, etc. Em geral seu OMSI poderá ficar mais leve com eles, do que com os MAN originais do jogo.

Road Traffic Max. Count – Unsheduled

Limite máximo de carros e caminhões do tráfego aleatório, aqueles que andam nas ruas mas não seguem uma rota específica. A quantidade vai depender do seu PC e do seu gosto. Deixar uns 30 não pesa tanto, mas deixar 500 pode pesar. Tenha em mente que se aumentar o tráfego, pode ficar mais difícil jogar em mapas de ruas estreitas, já que o OMSI não é muito legal nesse aspecto.

Road Traffic Max. Count – Scheduled

Limite máximo de veículos programados, caso dos ônibus ou rotas especiais. Se deixar em 0, não terá nenhum ônibus AI nas linhas, só o seu – simule uma greve onde só o seu roda :p
Infelizmente o OMSI tem um bug ainda não corrigido: se deixar um valor baixo, o jogo fica leve… Mas ele só carrega o número de ônibus aqui definido e depois para de carregar, aí para de aparecer ônibus no jogo… Só aparecendo nos primeiros minutos. É bem ruim isso. Eles deveriam corrigir, reduzindo o valor ao número de ônibus visíveis, não aos carregados no início… Quando um ônibus sumisse no cenário, deveria dar o lugar na contagem para que outro mais à frente pudesse aparecer. Mas infelizmente parece que isso não ocorre.

Schedule priority

Cada linha no OMSI tem uma prioridade, de 1 a 4. As mais importantes do mapa têm a prioridade 1. As secundárias, 2. As menos importantes 3… E as rotas extras, geralmente de trens e aviões, ficam na prioridade 4. Isso varia de mapa para mapa, mas em geral é isso. Deixar na prioridade 1 faz com que só as linhas mais importantes apareçam no tráfego AI, melhorando o desempenho – vai ter menos ônibus e tabelas de tempo pro jogo ficar cheando e carregando. A prioridade 4 é mais completa, porém pode ficar mais pesada, por ter mais checagens de horário e mais veículos ou trens para carregar. Para PCs fracos recomendo jogar na prioridade 1, pode ficar mais leve. Se sentir falta das outras linhas passando, aumente esse item.

Road traffic factor

Define uma porcentagem do tráfego AI genérico. Independente da quantidade total de carros visíveis, esta opção controla a densidade. Reduza para aparecer menos carros, simulando feriados… Ou aumente para simular horário de pico, com mais veículos. O resultado final irá depender da quantidade de carros total e também do mapa, claro, já que a densidade de tráfego é controlada pelo autor do mapa para cada segmento de rua.

Parked cars

Porcentagem de carros estacionados nas vagas definidas nos mapas. Reduzindo terá poucos… Aumentando, terá mais. Os carros estacionados não pesam muito, pois não possuem script de motor, direção etc. Mas em PCs fracos sempre é bom deixar reduzido, ficam menos modelos 3D e texturas pro jogo carregar.

Humans Max Count

Quantidade máxima de pedestres e passageiros carregados. Os pedestres parecem pesar bastante, pelo que percebo no meu PC. Reduzir esta opção pode lhe trazer mais desempenho, mas aparecerá menos pessoas andando nas ruas e nos pontos.

Factor Passengers at Stations

Esta opção controla a porcentagem de passageiros. 100% = o valor definido pelo autor do mapa. Aumentar ou reduzir aumenta ou reduz a densidade de passageiros, permitindo simular feriados, horários de picos, etc. Note que não adianta aumentar esta opção se o total de pessoas visíveis estiver baixo! Você precisará aumentá-lo também, para poder ver mais gente.

Use reduced AI list (less different types)

Esta opção em tese melhora o desempenho, mas nunca senti diferença. Ela reduz as variações de texturas e variações os carros do tráfego, fazendo aparecer mais carros iguais.

Aba Keyboard

aba controles do teclado omsi

Esta aba permite controlar os atalhos de teclado. É meio auto-explicativa: escolha o atalho desejado na lista e a combinação que você quer usar logo abaixo. Alguns ônibus de 3 ou 4 portas podem exigir a configuração de atalhos adicionais, como , por exemplo. Varia de caso a caso, consulte as instruções com os autores de cada ônibus.

Em vez de escolher a tecla na lista, você pode clicar no botão “Type!” e apertar em seguida a tecla desejada ;)

Marcar a opção “continuous” significa que a tecla deverá ser pressionada continuamente e não uma vez só, para comandos deste tipo (são poucos).

Outras configurações

Por fim a aba Game Controller permite controlar o joystick ou volante, e a aba Addons traz informações sobre os addons pagos que porventura você possa ter comprado. Acho desnecessário comentar mais sobre elas por agora.

Tutorial em vídeo das opções do OMSI

Eu gravei um tutorial há um bom tempo, é meio demorado, mas se quiser ver aqui está!


https://www.youtube.com/watch?v=haphQcmCm4E

Mais dicas úteis para jogos!

Os gráficos estão serrilhados, as texturas estão borradas ao longe? Experimente alterar as opções da sua controladora de vídeo!

Veja o tutorial para deixar os jogos mais bonitos (ou mais leves) alterando as propriedades de vídeo. Cada fabricante de GPU tem um programa diferente, mas a ideia é a mesma.

comments powered by Disqus