Relógio atrasando? Bateria!  
 

Você liga o seu PC e o relógio está atrasado. Você acerta. Enquanto o micro estiver ligado, o relógio funciona normalmente. Você desliga o computador. Ao ligar de novo, após algumas horas, o relógio está um pouco atrasado... Se ligar no outro dia, está mais ainda. O que acontece? Problema no relógio?! Como trocá-lo?

He he "trocá-lo" eu diria que é impossível (embora muitas vezes não o seja...)

Bateria!

Sim, basta trocar a bateria. Que bateria? Se você não sabe, o computador tem uma bateria interna, mais ou menos do tamanho de uma moeda de R$ 0,10. Ela vai perdendo a carga, com o tempo...

Mas bateria pra quê, o PC não é ligado na tomada? Pois bem... Mas quem manterá as configurações do hardware (no BIOS/CMOS)? E note que, mesmo com o computador desligado, o relógio não pára. Atrasar um pouquinho é, digamos, "normal" nos relógios dos PCs. Mas quando a bateria está ficando fraca é terrível.

Basta trocá-la!

Em camelôs você pode achar por cerca de R$ 2,00, é uma bateria do tipo CR2032. Como trocá-la? Não precisa ser técnico, nem ter "muito" medo. Desligue o computador por completo (tire da tomada "mesmo", não confie no "stand-by" dos estabilizadores e no-breaks). Descarregue a eletricidade estática do seu corpo (pode deixar o dedão do pé encostado num chão de cimento por uns 10 segundos...), abra o gabinete (geralmente com chaves philips, adequadas, remova os parafusos da parte de trás do gabinete). Não será difícil localizar a bateria, geralmente na placa mãe. Remova a antiga, coloque a nova, feche o computador e ligue-o.

Geralmente, em computadores mais antigos, você deverá reconfigurar algumas coisas no SETUP. Se tiver dificuldades, pergunte para alguém que entenda um pouco mais de informática... Ao ligar o PC, ele poderá emitir alguns “beeps” e informar a tecla a ser pressionada para entrar no SETUP (geralmente Delete, F8, F11 ou, mais recentemente, F2).

Você pode acertar o relógio pelo próprio SETUP ou pelo Windows, que seria mais fácil.

Caso você não se sinta seguro, então procure alguém que conhece um pouco mais e peça que troque para você. Cuidado ao levar em alguns técnicos, muitos vigaristas podem cobrar uma nota para trocar a bateria, o que, em condições normais, não leva nem 5 minutos J.

Não use o computador com a bateria fraca. Isso pode causar uma série de transtornos e problemas, inclusive danificar o hardware, além de deixar seus arquivos com datas e horários antigos e desatualizados, o que pode dificultar a localização deles depois. Particularmente comigo aconteceu uma coisa muito estranha... A bateria estava ficando fraca, e enquanto era só o relógio que atrasava, eu fui "enrolando", deixando pra trocar depois... Sem eu saber que era por causa da ”mardita”, o computador ficava reiniciando com a bateria fraca, não era possível instalar o Windows XP porque reiniciava durante a instalação... E eu só fui trocar quando as informações do BIOS no CMOS começavam a ser perdidas, pois é um saco ficar reconfigurando tudo a cada inicialização. Ao trocar a bateria, todos os problemas estranhos sumiram. Comento sobre isso aqui... Não é uma dica, mas fica registrado J.