Como criar um disquete de boot do DOS pelo Windows XP?  
 

Coloque um disquete vazio na unidade, vá ao “Meu Computador”, clique com o botão direito no ícone do disquete, escolha “Formatar”. Antes de iniciar, marque o item “Criar um disco de inicialização do MS-DOS” e dê OK.

Depois que terminar, retire o disquete do drive e pronto... Lembre-se: nunca coloque ou retire o disquete com o LED (luzinha, geralmente verde) aceso, pode-se danificar o disquete e perder arquivos, além de poder danificar o próprio leitor.

Ah, este disquete não reconhece unidades de CD... Para isso você deverá usar os disquetes de boot do Windows 9x/Me, o ideal é do 98/Me, porque eles trabalham bem com o sistema de arquivos FAT32. Eles podem ser gerados durante uma instalação do Windows 9x/Me ou serem copiados do disquete original que vem com o CD do Windows.

Mas se você for copiar, não faça copiando os arquivos para uma pasta e depois passando para o outro disquete, pois um disquete de boot (inicializável) deve ser preparado e copiado bit a bit. Para copiá-lo... Coloque no drive, clique com o botão direito no ícone do disquete e escolha “Copiar disco”. Se você só tiver uma unidade de disquete (o que é bem provável), ele pedirá depois pra inserir o outro onde será feita a cópia.

AVISO: AO TRABALHAR COM DISQUETES, SEJA DE BOOT OU DE QUAISQUER DADOS, NUNCA RETIRE OU COLOQUE O DISQUETE NO DRIVE COM A LUZINHA ACESA. Insisto nisso, porque ferra mesmo o disco e faz com que você perca dados e arquivos que estiverem nele, ou que estes se corrompam (fiquem inutilizados). Essa é a causa mais comum do mau uso dos disquetes. Espere sempre a luzinha apagar pra tirá-lo...