Índice | Explorando e Aprendendo na Internet | Via Mep | Sobre o Autor | Copyright


  Porque devemos clicar em "Desconectar hardware" antes de remover o pen drive?  
 

Porque devemos sempre clicar no botão "Ejetar ou desconectar hardware", antes de remover a câmera, pen drive, mp3 player ou qualquer dispositivo do computador?

Normalmente os sistemas operacionais não gravam as ações diretamente, enquanto você as realiza. Ele grava num cache, e só atualiza ao pedir para remover os dispositivos. Isso normalmente agiliza o tempo das operações. Dispositivos que armazenam dados, por exemplo, pen drives e mp3 players, são os que mais sofrem com a retirada incorreta, sem informar ao sistema que serão removidos. Seria como se você fizesse numa mesa uma montagem com pedaços de papel: sem colá-los e assim finalizá-los, eles não estariam consistentes e não estariam prontos para serem guardados ou apresentados, por exemplo. Ao remover um dispositivo de armazenamento sem informar ao sistema, as últimas ações realizadas com ele poderão ser perdidas.

Se você remover um pen drive sem o ejetá-lo, por exemplo, poderá depois ver que alguns arquivos não foram copiados ou salvos, ou não por completo, causando erros. No Windows isso é mais difícil de ocorrer, pois ele prepara o dispositivo para remoção rápida, já imgaginando esta possível ação do usuário. Isso pode ser verificado nas propriedades do dispositivo no gerenciador de dispositivos, enquanto ele estiver conectado ao computador. Já no Linux, a coisa é "bem" diferente, onde praticamente em todas as distribuições, o dispositivo precisa ser "desmontado". Se você desconectá-lo fisicamente sem "desmontar", correrá o risco de perder arquivos que achou que tinha salvo recentemente, pois as alterações não teriam sido salvas.

No caso de erros em unidades de armazenamento, passe o verificador de erros (scandisk, chkdsk, no Windows). Para isso, no Windows, clique com o botão direito na unidade no "Meu computador", escolha "Propriedades" e abra a aba "Ferramentas". É do mesmo modo que se faz com disquetes ou HDs. De vez em quando, é bom formatar o dispositivo também (escolhendo "Formatar", no menu que aparece ao clicar no drive com o botão direito, no Windows Explorer). Do ponto de vista do sistema operacional, eles são vistos como um HD em miniatura. A desfragmentação só tem lógica, neste caso, se você guardar alguns arquivos "fixos", que não são editados nem movidos. Aí é bom esvaziar o dispositivo, copiar os arquivos fixos desejados, desfragmentá-lo e então gravar e remover coisas temporárias, sem necessidade de desfragmentação depois. Apesar da baixa velocidade de transferência de dados, se comparados aos HDs, o tempo de acesso dos "flash drives", como são chamados os drives que usam memória flash (pen drives, mp3 players, etc), é muito superior ao HD. Eles não possuem partes móveis, é basicamente um chip. O acesso totalmente eletrônico é muito mais ágil do que no HD, onde as cabeças de leitura/gravação devem localizar pontos específicos em discos que giram continuamente. Portanto, mesmo com os dados relativamente fragmentados, os flash drives não sofrem tanto para lê-los.

Já para dispositivos que não armazenam dados, como scanners, impressoras, câmeras (web cam, não as câmeras portáteis de fotos, chamadas "câmeras digitais", pois estas possuem memória para guardar as fotos), etc não há tanta necessidade de informar ao sistema que eles serão removidos. Para alguns dispositivos, o Windows nem mostra o ícone de remoção, o que indica que podem ser removidos diretamente.

 
     
 

MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).

Veja no Explorando e Aprendendo mais dicas sobre:

- Windows 7
- Windows
- Dicas de sites
- Dicas de Linux
- Para quem tem site/blog




Dicas e Segredos do Windows - 2a Edição Revista e Ampliada
Copyright © Marcos Elias Picão - Cópia e reprodução proibidas - Todos os direitos reservados
Nomes de produtos ou marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos
mantenedores, e são citados para fins meramente didáticos.
Índice | Explorando e Aprendendo na Internet | Via Mep | Autor | Copyright