Dicas avançadas de otimização do Windows XP  
 

Aqui vão quatro superdicas para usuários mais avançados, administradores de sistemas Windows e experts em geral.. Focadas no Windows XP, mas geralmente válidas no 2000 também (e, claro, nas versões superiores). Elas abordam: acesso a arquivos em 32 bits e otimização do arquivo de paginação; liberação das DLLs não mais utilizadas da memória; outra otimização quanto ao arquivo de paginação, deixando o kernel do sistema na memória RAM; e o ajuste da informação do cache L2 do processador, para facilitar ao Windows determinadas comunicações com os dados.

Vamos lá. É recomendável que você saiba o que está fazendo, e já saiba editar o registro também. Se você não se sente seguro com o registro do Windows, não é bom tentar sozinho em casa... Mas os resultados são muito positivos!

 

·         Otimizando o acesso a arquivos

Eis uma boa dica de otimização para Windows XP... Acredito que valha também no Windows 2000.

“Iniciar > Executar > system.ini”

Coloque os itens destacados abaixo logo após a seção [386enh]:

32BitDiskAccess=on

32BitFileAccess=on

DMABufferSize=64

MinSPs=16

PageBuffers=32

ConservativeSwapfileUsage=1

 

Pra que servem essas coisas? Veja:

32BitDiskAccess=on ativa os drivers de 32Bits.

32BitFileAccess=on oferece acesso a arquivos 32Bits.

DMABufferSize=64 aumenta o tamanho de leitura do Buffers.

MinSPs=16 configura o tamanho mínimo de sistema 16Bits.

PageBuffers=32 aumenta da paginação de leitura 32Bits.

ConservativeSwapFileUsage=1 força o Windows a usar toda a memória física que esta instalada no seu computador, deixando para usar mais o arquivo de paginação (memória swap) apenas quando necessário mesmo (deixa o sistema mais rápido).

 

·         Liberando da memória as DLLs não utilizadas

Essa também é boa: Force o Windows a descarregar da memória todas as DLLs que não estão em uso, coisa que muitos programas não fazem automaticamente, nem mesmo alguns componentes do próprio sistema. Fora isso é comum ele deixar as DLLs por um tempo na memória, mesmo após fechar os aplicativos que as usavam. Você já deve ter percebido que demora para abrir um programa pesado, mas depois de fechá-lo e reabri-lo na mesma sessão, a inicialização do mesmo será mais rápida. Onde mexer?

“Iniciar > Executar > regedit”

HKEY_LOCAL_MACHINE > SOFTWARE > Microsoft > Windows > CurrentVersion > Explorer

Menu “Novo > Chave > AlwaysUnloadDLL

Agora nessa chave, deixe o valor padrão dela com o valor 1. Reinicialize o computador e pronto: as DLLs serão descarregadas da memória quando nenhum aplicativo as estiver usando, minimizando a necessidade de reiniciar o sistema para liberar memória, especialmente quando você abre e fecha diversos programas numa mesma sessão, ou quando o computador fica ligado o dia inteiro. Em condições normais o Windows descarrega da memória as DLLs não mais utilizadas usando a memória começa a ficar cheia, mesmo se essa configuração do “AlwaysUnloadDLL” não estiver ativada.

 

·         Otimize o acesso ao kernel do sistema

Mais uma para os experts:

Coloque o kernel (coração do sistema) na RAM (recomendado apenas para micros com memória superior a 256MB). Isso agiliza muito o acesso aos recursos do Windows, que não precisa ficar usando o arquivo de paginação a todo instante...

“Iniciar > Executar > regedit”

HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Control > Session Manager > Memory Management > DisablePagingExecutive

Deixe com o valor 1 (Se não existir, crie o valor “DisablePagingExecutive“ como DWORD).

 

·         Otimize o acesso aos dados que passam pelo processador

Se você souber "exatamente" o quanto de cache L2 seu processador tem, abra o registro do Windows e vá até a chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Control > Session Manager > Memory Management

No valor “SecondLevelDataCache”, altere o valor (decimal) para a medida em kilobytes do seu cache L2. Coloque a quantia exata para evitar qualquer tipo de conflito... Você sentirá a diferença!

Dica: se o cachê L2 do seu computador tem 1 MB, então use o valor 1024 (pois 1 MB = 1024 kb), e se forem 2 MB, deixe 2048.

É isso! Seu sistema estará otimizado, com essas e outras dicas (que você também encontra aqui neste livro e no Explorando) você obtém o máximo do seu computador. Note que para que algumas alterações tenham efeito, o computador precisará ser reiniciado, já que o Windows as carregará apenas na inicialização.