Capturando imagens de tela do Windows e dos programas  
 

Se você vai escrever um livro ou uma apostila de Informática (ou ainda preparar matérias para um site na Internet), certamente precisará colocar Ilustrações de telas do Windows como as janelas de aplicativos e caixas de diálogo... Como obter essas Imagens? Calma, não é preciso tirar foto nem escanear a tela!!!

Existem diversos programas que capturam essas Imagens, mas não é necessário. O próprio Windows possui um recurso para esse fim. Alguma vez você já parou para pensar na função da tecla "Print Screen", que.fica perto do teclado numérico? Pois ai está: o simples fato de pressionar essa tecla, copia toda a área de trabalho atual para a área de transferência, como bitmap (imagem mapeada por bits, o padrão utilizado pelo Paint do Windows), Desse modo, basta exibir na tela o que você pretende pegar e pressionar a tecla "Print Screen". Depois é só colar, num programa gráfico ou num programa qualquer que aceite imagens (como o Word, por exemplo). Você também pode editar em programas gráficos, para escolher apenas a área que lhe interessa. Pronto!

Nota: depois de obtida a imagem, é útil usar um programa específico para compactá-la e salvá-la como GIF ou JPG, pois os arquivos em bitmap (BMP) são multo grandes, multo "pesados".

Na prática:

- Abra qualquer programa que seja exibido numa Janela;

- Pressione uma vez a tecla "Print Screen";

- Abra o Paint (Iniciar/Programas/Acessórios/Paint);

- Clique em Editar e escolha a opção Colar;

- Se o Paint informar que é necessário aumentar o tamanho da imagem, confirme, clicando em "Sim" ou "OK";

- Fim!

Agora é só Salvar, pôr no seu documento, livro, apostila, site,etc.

Saiba mais... Ao pressionar essa tecla, toda a área de trabalho é copiada, tudo o que estiver na tela (exceto o cursor do mouse). Para copiar apenas a janela ou caixa de diálogo ativa, segure "ALT" e pressione "Print Screen". O quadro ativo tem a barra de título destacada das demais, geralmente em azul (as outras estão em cinza). Vale lembrar que não precisa colar no Paint, Se você está no Word, FrontPage, ou outro programa que aceite imagens, basta posicionar o cursor no local que deseja que a figura apareça e dar o comando colar (Editar/Colar ou "CTRL + V").