Como usar um pen-drive?  
 

Se você ainda não sabe... Um “pen-drive” não tem nada a ver com um “drive-caneta”, exceto pela portabilidade. É um pequeno dispositivo de armazenamento, que geralmente ser conecta via USB ao computador. “Pequeno” no tamanho físico, mas é comum unidades de 256 MB, 512 e até mesmo 1 ou 2 GB.

Para usar um pen-drive, basta conectá-lo numa porta USB livre. Alguns computadores possuem entradas na frente e atrás do gabinete, os mais antigos só possuem atrás. Após alguns segundos aparecerá uma nova unidade de disco no "Meu computador", basta copiar ou gravar as coisas ali, como se fosse uma pasta qualquer. Para não correr o risco de perder arquivos, antes de desconectar o pen-drive: clique no ícone "Desconectar ou ejetar hardware", que aparecerá perto do relógio, selecione o seu dispositivo na tela que aparece e clique no botão "Parar". O Windows avisará que o dispositivo já pode ser removido. Isso é comentado melhor no próximo capítulo.

Se você quiser, pode formatar o pen-drive, apagando tudo. Clique com o botão direito no ícone da unidade correspondente a ele no “Meu computador”, e escolha “Formatar”. É recomendável deixar o sistema FAT32, pois evita o desperdício de espaço ao gravar arquivos pequenos.

Os pen-drives também são chamados de memory-key. Para usar um mp3 player, o procedimento é basicamente o mesmo, bastando copiar as músicas para a pasta dele.

Dica: no Windows XP, o pen-drive ficará disponível no menu “Enviar para” ao ser detectado. Basta então clicar com o botão direito nos arquivos ou pastas desejados e escolher “Enviar para > Unidade...”, que eles serão copiados.