CCleaner para Mac: limpe arquivos inúteis e libere espaço no HD

por Marcos Elias

Apesar do Mac ser bom, ele não é tudo aquilo que muitos fãs falam. Mac também dá pau, também tem seus problemas… E também pode desperdiçar espaço em disco com o tempo, tanto os programas do sistema como as aplicações de terceiros.

Navegadores atuais costumam guardar um cache gigante de dados, que pode facilmente passar de vários GB conforme seu perfil de uso. Geralmente dá para limpar essas configurações em programa por programa, mas muitas vezes é mais prático usar um programa específico…

No Windows um dos melhores que conheci é o CCleaner. Existem vários outros, mas não consigo ficar sem ele. Recentemente vi sem querer que há uma versão em desenvolvimento para Mac também! Fica a dica então, para quem usa o Mac OS X: o CCleaner permite limpar arquivos temporários, caches e cookies com um único clique.

Clicando em Analisar (Analyze) você pode ter ideia do tanto de lixo que será removido. Na imagem acima não é pouca coisa não, e olha que passei ele há poucos dias…

Antes de mandar limpar, é bom olhar com calma cada item e desmarcar o que você não quiser. Na aba Applications ele lista os programas de terceiros com os quais consegue lidar.

Nos navegadores que mais uso geralmente desmarco um monte de coisa, que acabam facilitando o dia-a-dia – como histórico, cookies, sessões, etc. Mas limpar o cache é bom já que é o que mais ocupa espaço nos browsers.

Download do CCleaner para Mac

Baixe ele em www.ccleaner.com
Página da versão para Mac: http://www.piriform.com/mac/ccleaner

Ele será extremamente útil especialmente para quem tem pouco espaço livre no HD, algo que não é muito difícil de conseguir depois de baixar muita coisa, adicionar várias músicas na biblioteca do iTunes ou editar alguns vídeos HD no iMovie… E isso fica mais crítico ainda quando o dispositivo de armazenamento é pequeno, como o SSD de 64GB do MacBook Air mais barato. Se você usa muito a internet e nunca limpou o cache do navegador, pode estar desperdiçando vários GB à toa.

E claro, se você não conhecia nem a versão para Windows, recomendo baixá-la também :)

comments powered by Disqus

Comentários arquivados