Chega de enrolar! Aprenda ou aprimore seu inglês no seu tempo livre, usando apenas materiais gratuitos da internet!

Como usar dois monitores com o Windows?

Arquivado em: Windows • Tags:, • 20/04/2009 @ 18:47

Tendo os drivers da placa de vídeo devidamente instalados, é coisa fácil fácil, basta ligar os dois monitores nas conexões da placa, e ativar o segundo nas propriedades da área de trabalho. Note que normalmente uma saída será DVI e outra VGA.

Nas propriedades da área de trabalho (Configurações de vídeo), clique com o botão direito no monitor “2″, e marque a opção “Anexado”.

Isso no Windows Vista, nas versões anteriores pode estar escrito de forma diferente, mas será quase a mesma coisa.

Você pode trocar o monitor principal clicando nele com o direito e escolhendo a opção “Primário”. O principal é o que ficará com a barra de tarefas.

A resolução “total” será a dos dois monitores juntos, e geralmente é bom deixar a resolução nativa deles – em cada um, mesmo que sejam diferentes. Nos prints da tela, a imagem será gerada lado a lado, num print grandão. Se a resolução de um deles for menor, ficará um quadro preto no espaço restante. Veja um print, no monitor principal estou com o texto e sites abertos, e no segundo o Winamp e uma máquina virtual (clique para ver maior):

Falando nisso, rodar a máquina virtual em tela cheia no segundo também traz uma experiência muito agradável.

Para usar as duas telas, basta arrastar as janelas para o segundo monitor, e maximizá-las lá :)

Particularmente nunca pensei que gostaria da configuração, mas estou adorando usar dois monitores. Estou com um de 22 polegadas (o principal), e um de 17, que era meu anterior. Downloads, um filme ou desenho, progresso de gravação de CDs/DVDs, etc, tudo isso deixo no segundo monitor – a tela dos contatos do MSN e Skype também, além do player de música. É muito prático para quem faz várias coisas no PC, recomendo!

Pelo que percebi, boa parte das placas tratam a saída VGA como “padrão”, atribuindo a ela o primeiro monitor, ou seja, é mais provável que no monitor que usa a porta VGA a tela de inicialização do boot e do sistema operacional seja exibida (mesmo que ele seja seu “secundário”), mas depois que o sistema iniciar tudo fica bem, visto que usará a configuração carregada nele.

Caso desista de usar os dois, não se esqueça de desativar nas configurações de vídeo, afinal a área de trabalho continuaria estendida.




24 respostas para “Como usar dois monitores com o Windows?”

  1. Fotoqueiro disse:

    Existe a possibilidade de usar 3 monitores no Fly Simulator?

  2. Daniel disse:

    Olá. Sabe me dizer como posso deixar a configuração de 2 monitores gravada no windows, já que, ao desligar o computador e reiniciar, ele não me assume o 2º monitor e tenho que ir redefinir a visualização para 2 monitores?

  3. Marcos Elias disse:

    Estranho, Daniel… O Windows deveria salvar a configuração "por natureza". Não sei como ajudar…

    Fotoqueiro, depende muito de cada game, creio que não funcione mas posso estar errado.

  4. Luis disse:

    Boa tarde, gostei muito da explicação, porém, no meu caso, tenho um note intelbras i10 com vista starter (placa SIS Mirage 3, e acontece o seguinte, liguei ele em uma TV LCD samsung 40A330J1, tudo certo pela pota VGA de ambos, para que funcione na tv, é necessário conectar o cabo em ambos desligados, assim, quando ligo o PC, liga direto na tv e não funciona a tela do PC, caso ligue o notebook sem conectar o cabo, funciona apenas o PC…se eu ligar direto na TV, e desligar o cabo, a tela do PC não liga mais, tenho que reiniciar o PC….quanto a tela que aparece 2 monitores nas conficurações de video, ela não aparece, mesmo com o cabo ligado, somente aparece a tela com 1 monitor, assim não consigo trabalhar com ambos os monitores ligados….ou o PC ou a TV…mas o pior e ter que reiniciar o PC cada vez que tenho que optar tela tela de um deles…o q devo fazer neste caso ?? Já tentei usar as teclas fn+F3, mas não resolveu…Att.

  5. Marcos Elias disse:

    Opa Luis, seria bom tentar ler o manual inteiro dele ou entrar em contato com o suporte do fabricante. Já vi modelos que realmente só funciona uma saída por vez, infelizmente.

    Em outros, como num netbook que tenho da Proview, a conexão com a tela externa pela VGA funciona mesmo com ele ligado, e ele simplesmente duplica a imagem da tela, sem dar opção de expandir a área de trabalho para ela. Cada fabricante faz uma coisa…

  6. [...] Quem usa um monitor só nem perceberá a diferença, até deve pensar que as propriedades são inúteis duplicadas. Mas ao usar dois monitores… [...]

  7. ricardi disse:

    Olá
    grato pelo tutorial, ms estou em apuros…

    embora eu esteja conseguindo arrastar programas para a área estendida, ou usar o segudo monitor como clone…
    naun consigo colocar um programa q naun tem como reduzir e arrastar…
    ele só aparece em tela cheia ou minimizado… arrasto tudo, menos ele…
    è o programa da geoviion gv800.
    grato por uma ajuda.
    ricardi

  8. Marcos Elias disse:

    Ricardi, posso estar errado mas acho que a única saída é definir o segundo monitor como padrão, marcando lá nas propriedades que ele é o vídeo principal – mesmo que vc desmarque depois quando for usar outros programas.

    Eu faço isso quando quero jogar no segundo monitor, nos jogos que não oferecem opção de escolha de tela (o GTA San Andreas pergunta em qual monitor quer rodar, mas boa parte dos outros não).

  9. fernando disse:

    tenho dois monitores quando arasto o internet explore ele congela a imagem ou se uso um programa que precisa se conctar a rede ele trava sabe o que pode estar acontecendo?

  10. Karlus Kosta disse:

    “…basta ligar os dois monitores nas conexões da placa,…” Por favor, desculpe-me mas eu não entendi. Isso significa que devo ligar os 2 monitores na mesma placa de video? Se assim for, como faço? Caso nada disso seja verdadeiro, como realmente instalar 2 monitores de 17″ cada (Sansung e Phillips) em um PC com um SO win XP SP3?

  11. Marcos Elias disse:

    Sim Karlus, praticamente todas as placas recentes (e algumas nem tão recentes assim) têm duas saídas. Não é o caso de placas onboard, que ficam direto na placa mãe e geralmente a única opção em PCs de baixo custo.

    Algumas placas de vídeo (offboard) só tem duas entradas DVI, outras tem uma DVI e uma VGA. Se as conexões dos monitores forem diferentes vc pode precisar de um adaptador. Alguns monitores têm duas entradas (uma DVI e uma VGA), de forma que você pode usar a que estiver “sobrando” no conector da placa.

    Para ver as diferenças, um conector VGA:

    http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/videoconferencia/imagens/vga.jpg

    E um DVI:

    http://www.infowester.com/img_art/con_dvi_2.jpg

    Uma placa com as duas saídas:

    http://images10.newegg.com/neweggimage/productimage/14-102-048-02.jpg

    E um adaptador:

    http://c.bassi.sites.uol.com.br/fca4_adaptador_dvi_vga.jpg

  12. Marcio disse:

    Marcos Elias vc grava dvd em um monitor e usa o outro normal, minha pergunta é o seguinte para gravar jogos do xbox 360 deve ser uma gravação limpa sem usar nada no pc, vc acha que com dois monitores da gravar em um e usar o outro normalmente sem interferir no outro que está gravando. agradeço

  13. [...] se um monitor só ainda não for o suficiente para você, pode experimentar o uso de dois. Praticamente todas as placas de vídeo offboard atuais permitem o uso de duas telas sem [...]

  14. Olá!! Eu tenho XP e resolveu meu problema!! Obrigado!!

  15. [...] quem usa dois monitores, vale a pena conhecer e usar os atalhos Win + Shift + Seta para esquerda e Win + Shift + Seta para [...]

  16. [...] de trabalho. Veja mais detalhes num outro texto meu no GdH: Projetores: tecle Win + P.Para quem usa dois monitores, vale a pena conhecer e usar os atalhos Win + Shift + Seta para esquerda e Win + Shift + Seta para [...]

  17. Marlon M. de Farias disse:

    pessoal gostaria de uma ajuda…tenho um notbook da Intelbras i10, o mesmo está funcionando perfeitamente, comprei um TV de LCD LED da AOC e quero conectar o not na TV por cabo de VGA, acontece o seguinte, quando ligo o NOT e tel do windows aparece na TV mais depois perde o sinal. não tendo conexão nenhuma. Já olhei as configurações dos dois li os dois manuais, e está tudo ligado e configurado perfeitamente. Porque perde o sinal ? liguei um notbook da ACER ASPIRE 1410 no monitor e funcionou perfeitamente como se fosse a tela principal.
    Grato pela informação
    Marlon

  18. Davi Baptista disse:

    Marcos Elias, Boa noite!
    Estou usando 2 monitores, um do notebook outro um Philips, isso pode afetar o desempenho da minha maquina? pq as vezes ele trava, principalmente se estiver usando o facebook. Se afeta tem algum modo de resolver?

  19. [...] Win + Shift + Seta para esquerda = Move a janela atual para o monitor do lado esquerdo (se você usar dois monitores, é claro) Win + Shift + Seta para direita = Move a janela para o monitor do lado direito Alt + P = [...]

  20. [...] Win + Shift + Seta para esquerda = Move a janela atual para o monitor do lado esquerdo (se você usar dois monitores, é claro). Win + Shift + Seta para direita = Move a janela para o monitor do lado direito. Alt + P [...]

  21. Eduardo disse:

    Eu uso 2 monitores um de led e um lcd

    o monitor de led é o primario, só que na hora de dar o boot no sistema, quem fica de primario é o de lcd.

    o de led só liga quando aparece a tela de login.

    led ligado dvi
    lcd ligado vga

    será que tem como inverter a ordem?

  22. GURI disse:

    TENTEI REALIZAR O PROCESSO NO COMPUTADOR DA EMPRESA NO QUAL EU NÃO SOU ADMINISTRADOR DO SISTEMA. REALIZEI O PROCESSO MAS NÃO SURGIU EFEITO ALGUM. TENTEI EM MEU NETBOOK O QUAL DEU CERTO. SABERIA ME DIZER O QUE FIZ DE ERRADO?

  23. [...] da janela atual por este método. Ele captura apenas a tela toda, o que inclui todos os monitores, caso você utilize mais de uma tela (eu uso duas e recomendo, a produtividade vai lá em [...]

  24. [...] jogar, mas de qualquer forma ele ficaria mais parado do que em uso. E depois que me acostumei a usar dois monitores (sim, eu curto, aumenta MUITO a produtividade!) eu sempre sinto falta da segunda tela quando estou [...]

Deixe uma resposta

 

Aprenda inglês como eu estou aprendendo: online, de graça!

Olá, sou o Marcos Elias, criador e redator aqui do Explorando. Estudo inglês pela internet há alguns anos, e com o tempo fui percebendo que já consigo ler, ouvir e entender muita coisa, é magnífico! Isso tudo sem gastar praticamente nada, pois há inúmeros sites com conteúdo grátis. Muita gente termina cursos presenciais e não compreende NADA falado. Eu consigo entender muita coisa em apresentações e vídeos de gringos sem precisar de legenda, sem jamais ter pisado num curso de inglês pago. Como estou aprendendo, decidi montar um blog para compartilhar as dicas com você que quer aprender ou melhorar seu inglês. Não é fácil, mas não é impossível. Dedicando um tempo livre todos os dias você chega lá!
Acesse aqui o hotsite Aprender Inglês do viamep.com. Alguns destaques:


Tem dúvidas de informática? Pergunte!
Tem alguma dúvida de informática, programa de computador em geral?
Não é necessário se cadastrar. O pessoal do Explorando e os visitantes poderão tentar te ajudar, de graça.

Artigos recentes