O Facebook vai ser pago? Cobrando por mensagens…

por Marcos Elias

O Facebook vai ser pago! Corram para as colinas! Calma, pessoal. Não é bem isso. O envio de mensagens entre amigos (ainda) é de graça.

Boatos de que tal rede social seria paga são antigos, lembro bem do Orkut: toda hora surgiam boatos de que o Orkut seria pago. Mentira. O Orkut nunca deu motivos, mas o Facebook até que dá. Recentemente ele passou a cobrar o envio de mensagens diretas para algumas pessoas importantes, como Mark Zuckerberg, dono do site. Há alguns meses usuários nos EUA fizeram parte de um teste onde o envio de mensagens para desconhecidos seria cobrado para que a mensagem fosse colocada na caixa de entrada principal.

Agora esse teste chegou ao Brasil: várias pessoas relatam que aparece uma tela de cobrança ao mandar uma mensagem para alguém:

facebook1

Imagem via G1

Por que isso acontece?

O Facebook não é pago, ainda!

Em primeiro lugar, o uso da rede social é grátis: não é necessário pagar. A cobrança se dá para que a mensagem seja entregue diretamente na caixa de entrada, apenas em alguns casos. Para amigos a conversa vai direto pra caixa de entrada ou o chat. Para os outros… Bem, vai para “Outros”.

Caixa “Outras”: mensagens perdidas no Facebook

mensagens pagas facebook Muita gente só usa o bate papo na parte inferior da tela, sem conferir as mensagens no topo. Clicando no ícone de mensagem na barra superior há dois itens: Caixa de entrada e Outras.

Na caixa de entrada ficam as mensagens dos amigos e de pessoas próximas. Na parte Outras ficam mensagens de desconhecidos: geralmente pessoas que não estão na sua lista de amigos, pessoas que provavelmente não te conhecem e/ou mensagens de SPAM.

O problema é que muita gente nunca olha na pasta Outras. Ao mandar uma mensagem a um estranho no Facebook, muito provavelmente sua conversa vai para essa pasta. A chance dela ser lida é menor, a menos que o destinatário seja muito ligado.

Aliás, vale entrar no seu e olhar: se você nunca abriu ali, pode ser que tenha uma ou outra mensagem perdida. Às vezes é até importante ou de alguém que você conhece, mas que o Facebook deixou ali por não ter identificado a relação de contatos em comum…

Quer que leiam sua mensagem?! Pague!

Aí entra a cobrança: para usuários selecionados pode ser necessário pagar uma quantia em dinheiro (debitada no cartão de crédito) para que a mensagem seja entregue na caixa de entrada e apareça nas notificações. Caso contrário ela fica em Outras: dificilmente a pessoa lerá, especialmente se ela usar a versão mobile do Facebook no celular ou tablet, que oculta a parte Outras.

Essas pessoas selecionadas normalmente são “importantes”, com muitos amigos ou seguidores, embora isso não seja regra explícita. O valor é variável: para algumas pessoas é maior.

O dinheiro vai para o Facebook, que é uma empresa que visa lucro, como qualquer empresa. Não vai para a pessoa.

Combate de SPAM efetivo!

Melhor do que captcha (aquelas letras embaralhadas). Muita gente manda mensagens em massa para desconhecidos para divulgar sites, blogs, programas de afiliados, etc. Se fosse cobrado… É, se for cobrar o número de SPAM cai: ninguém vai querer ficar pagando valores diversos para enviar mensagens para estranhos, só se for muito urgente ou importante mesmo.

O Facebook vai ser pago ou não, afinal?

Resumindo, é isso: o Facebook não é “pago”. Ele cobra para enviar mensagens para a caixa de entrada de usuários que não fazem parte do seu círculo de amigos, e ainda assim nem é pra todo mundo. Você ainda pode enviar a mensagem para a caixa “Outras” sem pagar nada, mas as chances dela ser lida serão menores, vai depender do destinatário mesmo.

É errado? Não!

O Facebook é um site comercial. Ele existe para lucrar: o dono e os sócios querem ficar ricos, os funcionários querem bons salários… E por aí vai. É uma empresa, não é uma instituição de caridade.

Manter o site dá trabalho e custa dinheiro. Muito dinheiro. Eles precisam ganhar de alguma forma. Já ganham com publicidade e posts destacados, onde as pessoas ou donos de páginas pagam para promover um link, foto ou texto. E agora inventaram mais uma forma de fazer dinheiro em cima dos tro… ops, dos queridos usuários do site.

É isso, não há nada a fazer. Se não gostar… Lembre-se de que estar no Facebook é algo totalmente opcional, é um serviço privado qualquer. Ainda que fornecido de forma gratuita, estar no Facebook não é um “direito” (estatal).


One thought on “O Facebook vai ser pago? Cobrando por mensagens…

  1. wesleimotta escreveu

    isso dai e uma merda se ele comesar a cobrar com-certeza vai te muinta gente que vai mudar de red social para uma gratuita e ele vai ficar que dem o orkut por ultimo quase sem nenhum usuario

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>