Experimentando CDs no Mondego: versão 284a

por Marcos Elias

Postei hoje uma nova compilação do Mondego, com suporte experimental para CDs de áudio.

Tirando do changelog:

2010-07-09
284a

– EXPERIMENTAL: Aba “CD”, para tocar CDs de áudio (convencionais, não MP3). Dada a particularidade das faixas e a forma como são lidas (ficam na playlist apenas enquanto o CD está no drive) o Mondego não inclui as faixas na lista de músicas, mantendo separado. Isso permite voltar facilmente para a lista de músicas da playlist mesmo :). Aviso: esse é um recurso em testes, pode ser que seja removido em breve. Se tiver um CD no drive o player pode demorar mais para ser aberto. Se não houver uma boa demanda esse recurso será removido. Particularmente não ouço CDs de áudio comum no PC (99% das minhas músicas são em mp3, 0,5% em wma, 0,3% em flac e 0,2% em ogg).
– Agora a playlist principal passa a destacar as músicas favoritas (a cor variará dependendo do skin).
– Removida coloração vermelha em caso de resultado de busca não encontrado (ficava feio dependendo do skin, além de não ser lá tão útil). Agora a cor da área de resultados será baseada no skin.
– Trocado atalho para localizar arquivo selecionado na pasta: agora é CTRL + Enter. Antes era Alt + Enter mas só funcionava com Alt esquerda, usando a da direita não tinha efeito e o enter fazia a música ser tocada. Com o CTRL funciona para as duas teclas (esquerda ou direita).
– Trocado atalho para copiar o nome do arquivo: agora é CTRL + SHIFT + C. CTRL + ALT + C copia com o caminho todo. Antes era CTRL + C mas isso prejudicava o uso do CTRL + C em outros campos.

**********

Provavelmente vou remover o suporte a CDs de áudio, foi só pra testar mesmo – e não gostei dos resultados, deixa o programa um pouco mais lento quando tem um CD no drive. É uma parcela de código inútil que poucas pessoas usam hoje, creio eu. Mas se não tiver CD no drive não percebi lentidão nenhum a mais :)

Algumas pessoas me perguntaram pela versão 1.0. Não pretendo dar uma data para a 1.0. Em vez lançar uma versão “1.0” e depois lançar um “Service Pack” em seguida, preferi trabalhar diferente no Mondego: vou distribuindo rolling releases, uma “versão” continuamente atualizada (estou colocando um verificador de versões online também, parcialmente implementado, indo em Menu > Checar por nova versão). As compilações cheias de bugs durante o desenvolvimento eu uso só para mim e alguns amigos próximos que eventualmente ajudam a testar, e assim que dá uma amadurecida publico uma nova compilação. A cada mexida no código que seja finalizada o número da compilação aumenta em um, como nem todas são públicas a versão publicada mais recente pode dar um “salto” perante à versão anterior. Isso é normal :)

Ele está em “dev” mas é mais estável do que muito software ‘1.0’ que existe por aí. Como “gosto é gosto”, você não é obrigado a utilizá-lo, então se achar ruim ou precisar de algo que não vou implementar, continue usando seu tocador atual.

Tendo em mente a idéia de “1.0”, o que falta? Muito pouco. Mas esse muito pouco exige uma reescrita em várias partes do programa: a forma como ele lida com a playlist. Atualmente ela é uma stringlist simples, eu preciso criar um sistema com colunas que mostre dados da faixa extraídos das tags da música (artista, álbum, etc), e permitir ordenar a lista por essas informações. Isso em si não é lá “tão” difícil, mas eu precisarei trocar todas as chamadas da playlist e fazer mais uma boa dose de testes, então estou “adiando” esse recurso. Se você achar a playlist atual muito ruim, lembre-se de que ela é extremamente leve :) Em vez de quardar muitos dados na memória para cada item, ele guarda apenas o caminho do arquivo.

E claro, ele tem uns bugs que podem soar irritantes. Um deles é a falta de suporte a unicode, dependendo do nome do arquivo ele não consegue abrir. É raro, aqui comigo apareceu apenas com alguns raros arquivos baixados, mas esse é um problema real que precisa de correção.

Enfim, o Mondego 284a está aí e tudo o que puder, farei por ele, desde que não fuja dos objetivos iniciais (um player leve, sem frescuras, mas potente).

O download pode ser feito no lugar de sempre :D
http://software.viamep.com/mondego/

Um pouco dos bastidores…

Segue meu arquivo “todo.txt”. Como o programa é feito por uma pessoa só, não me preocupo tanto com a organização, estando de uma forma que eu entenda, beleza. Isso poderá mudar quando eu fizer a versão pra Linux, que comecei mas não continuei – seria uma reescrita total usando o Lazarus.

– aba CD: o resultadobusca continua com as musicas da principal!
– Nomes de arquivos com caracteres em unicode!!!
– o “menos” no tempo não aparece no XP, só no 7 (ñ lembro no Vista). Trocar a fonte LCD.
– ao varrer pastas NÃO PROCURAR por playlists! add variavel pra NÃO ACHAR SE FOR PLAYLIST na função q abre ou varre ou add!!! (isso pode add arquivos inexistentes q porventura estejam em playlists antigas do user)
– busca: exibir o painel LOGO q começar achar
– painel de erros: tem q arrumar pq se tiver a tela da busca junto fica zuado
– Ao clicar na opção pra alterar o ADD NA TOCADAS ou não qd tocar, então ADD a atual se tiver tocando alguma pq senão pde terminar e não add ela!
– Adicionar MANIFEST do vista/7 de user MAS SEM O DE TEMAS!
– Pause no teclado multimídia: detectar aba aberta. Atualmente ele pára uma rádio se for teclado msm qd grava!
– Arrastar e soltar itens nas listas para movê-los (tem que funcionar em todas, e nas de músicas e rádio precisa destacar a atual que estiver tocando).
– A janela de abrir com multiselect não segue o novo padrão visual do Windows Vista e 7 (apenas visual).
– Suprte a MIDI e CD
– Suporte a tags do MP3 (parcial… na barra de status e no aviso do msn)
– Playlist com tempo, álbum e mais informações da música (usar lista simples ou um grid ou um componente próprio?).
– Verificar bem a função pra tocar rádio: fica zuado quando clica mtas vezes no msm item.
– Usar presets no equalizador (iniciado mas não publicado, a preguiça/tempo pra fazer as contas e testar tudo é grande…).
– Ao usar o form no topo, manter o equalizador também no topo.
– Ao buscar, substitui _ por um espaço. Deixar isso opcional!
– Add msg da rádio no modo compacto (espaço pra isso tem!)
– Progresso na barra do 7 ao varrer pastas!
– Opção para cancelar o “varrimento” das pastas!
– jump lists: coisa questionável… uso o 7 desde o beta e nunca usei pra valer as jump lists :P
– ao clicar num ÚNICO arquivo no explorer, add na lista e já tocar ele (em vez de add na lista). mas NÃO TOCAR se tiver com radio ou gravando, OU tocando outra música.

COM SKIN:

– se tá gravando parou de funcionar a piscada no titulo e no “Gravando” !

De users:

– playlist no centro e opções embaixo, sugestão do Rafael
http://www.explorando.viamep.com/m/2010/01/pesquisa-mondego#comments

*********

CORRIGIDOS!!!

– Se nenhum arquivo pode ser tocado na playlist, ela fica repetindo indefinidamente. Tem que matar o processo. (agora basta clicar no stop ou teclar esc)
– Detecção do formato do streaming para atribuir automaticamente a extensão ao gravar.
– Barra de volume controla o volume global. Isso é indesejável.
– Salvar se o equalizador é visível ou não e as posições dele.
– Add mais algumas bandas no equalizador. (começou com 3 só para teste do bass :P)
– Tirar ctrl+c do menu q copia nome e fazer de outro jto, pra deixar usar o ctrl+c em outros campos!
– Ao mudar pra aba Tocadas com uma busca q não tenha nela, se a busca tiver verde não fica vermelha, mas nas outras fica! [CORRIGIDO pq as cores da busca foram removidas no 284a – 2010-07-09]

comments powered by Disqus