O que é tela “widescreen”?

por Marcos Elias

O que é tela widescreen? Vejo que muitos leigos em matérias de hardware têm essa dúvida, não sabendo o significado do termo.

Widescreen nada mais é do que “tela larga”. São monitores mais compridos (geralmente LCD, mas a tecnologia usada não importa, e sim o formato) fora do padrão usado há anos, o “4:3″.

As telas de televisores e monitores de computador em geral são um retângulo, com as medidas dos seus lados na proporção de 4:3. Se a base mede 4 cm, teriam então 3 cm de altura:

Já as telas widescreen são “mais compridas”, lembrando painéis ou telas de cinema:

Geralmente elas usam a proporção 16:9 ou 16:10.

As imagens não ficam distorcidas, afinal elas usam outras resoluções, sem ser as de 640×480, 800×600, 1024×768, etc. Elas usam resoluções com mais pontos na base do que na altura.

Geralmente essa tela é boa para assistir filmes, além de passar um toque de “moderninha”. Em algumas aplicações e situações, elas podem ser viradas “de pé”, para leitura de folhas ou edição de documentos na vertical.

Os preços dessas telas não são muito diferentes das de 4:3 hoje.

Se a placa de vídeo não suportar a resolução do monitor widescreen, você poderá ver uma imagem achatada, como de 1024×768 “esticada” nas laterais para ocupar a tela wide. Nesse caso deve-se atualizar os drivers da placa de vídeo (se houver atualização disponível) que forneça à placa de vídeo a possibilidade de reconhecer e usar tais resoluções. Em algumas placas onboard “vagabundas” (não vou citar nomes) muita gente encontra problemas com monitores desse tipo.

Na maioria dos casos o monitor pode operar num modo compatível com o formato 4:3, onde ficam duas faixas pretas verticais nas laterias sem utilização, e a imagem (no formato 4:3) no meio da tela.

É isso :)

Ah, não confuda “wide screen” com “tela plana”. Tela plana quer dizer, como o nome diz, “tela com a superfície reta”. Mesmo monitores CRT (de tubo) podem ser tela plana, sem ser necessariamente wide screen. A tela plana é “reta”, sem aquela curvatura comum nas telas de televisores.

Este foi um repost de uma matéria de 2008 aqui no site. Durante a reorganização das páginas antigas optamos por movê-la para esta seção. O link antigo agora leva para esta página, já que o site antigo não era aberto para comentários.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>