Chega de enrolar! Aprenda ou aprimore seu inglês no seu tempo livre, usando apenas materiais gratuitos da internet!

O que é tela “widescreen”?

Arquivado em: O que é... • 31/10/2012 @ 21:10

por Marcos Elias

O que é tela widescreen? Vejo que muitos leigos em matérias de hardware têm essa dúvida, não sabendo o significado do termo.

Widescreen nada mais é do que “tela larga”. São monitores mais compridos (geralmente LCD, mas a tecnologia usada não importa, e sim o formato) fora do padrão usado há anos, o “4:3″.

As telas de televisores e monitores de computador em geral são um retângulo, com as medidas dos seus lados na proporção de 4:3. Se a base mede 4 cm, teriam então 3 cm de altura:

Já as telas widescreen são “mais compridas”, lembrando painéis ou telas de cinema:

Geralmente elas usam a proporção 16:9 ou 16:10.

As imagens não ficam distorcidas, afinal elas usam outras resoluções, sem ser as de 640×480, 800×600, 1024×768, etc. Elas usam resoluções com mais pontos na base do que na altura.

Geralmente essa tela é boa para assistir filmes, além de passar um toque de “moderninha”. Em algumas aplicações e situações, elas podem ser viradas “de pé”, para leitura de folhas ou edição de documentos na vertical.

Os preços dessas telas não são muito diferentes das de 4:3 hoje.

Se a placa de vídeo não suportar a resolução do monitor widescreen, você poderá ver uma imagem achatada, como de 1024×768 “esticada” nas laterais para ocupar a tela wide. Nesse caso deve-se atualizar os drivers da placa de vídeo (se houver atualização disponível) que forneça à placa de vídeo a possibilidade de reconhecer e usar tais resoluções. Em algumas placas onboard “vagabundas” (não vou citar nomes) muita gente encontra problemas com monitores desse tipo.

Na maioria dos casos o monitor pode operar num modo compatível com o formato 4:3, onde ficam duas faixas pretas verticais nas laterias sem utilização, e a imagem (no formato 4:3) no meio da tela.

É isso :)

Ah, não confuda “wide screen” com “tela plana”. Tela plana quer dizer, como o nome diz, “tela com a superfície reta”. Mesmo monitores CRT (de tubo) podem ser tela plana, sem ser necessariamente wide screen. A tela plana é “reta”, sem aquela curvatura comum nas telas de televisores.

Este foi um repost de uma matéria de 2008 aqui no site. Durante a reorganização das páginas antigas optamos por movê-la para esta seção. O link antigo agora leva para esta página, já que o site antigo não era aberto para comentários.




Deixe uma resposta

 

Aprenda inglês como eu estou aprendendo: online, de graça!

Olá, sou o Marcos Elias, criador e redator aqui do Explorando. Estudo inglês pela internet há alguns anos, e com o tempo fui percebendo que já consigo ler, ouvir e entender muita coisa, é magnífico! Isso tudo sem gastar praticamente nada, pois há inúmeros sites com conteúdo grátis. Muita gente termina cursos presenciais e não compreende NADA falado. Eu consigo entender muita coisa em apresentações e vídeos de gringos sem precisar de legenda, sem jamais ter pisado num curso de inglês pago. Como estou aprendendo, decidi montar um blog para compartilhar as dicas com você que quer aprender ou melhorar seu inglês. Não é fácil, mas não é impossível. Dedicando um tempo livre todos os dias você chega lá!
Acesse aqui o hotsite Aprender Inglês do viamep.com. Alguns destaques:


Tem dúvidas de informática? Pergunte!
Tem alguma dúvida de informática, programa de computador em geral?
Não é necessário se cadastrar. O pessoal do Explorando e os visitantes poderão tentar te ajudar, de graça.

Artigos recentes