Como reparar todas as tabelas dos bancos de dados MySQL num VPS?

Conhece a Digital Ocean? Tenha VPS em cloud pagando a partir de US$ 5 por mês! Cadastre-se pelo meu link de afiliado aqui e ganhe US$ 10! Dá para testar o plano mais básico por 2 meses, ou o segundo por um... Existem várias distros Linux pré-configuradas, muitos tutoriais de instalação dos serviços web e um excelente suporte. O serviço é rápido e estável, tenho gostado muito! Vale a pena conferir e resgatar os seus 10 dólares de crédito ao ativar sua conta. Eles aceitam PayPal ;)

por Marcos Elias

Depois de um crash no MySQL no meu VPS (serviço que odeio, mas dependo… ainda!) algumas tabelas ficaram corrompidas, invalidando meu script de backup… Não uso cPanel nem phpMyAdmin, gosto de manter o VPS diretamente para evitar scripts de terceiros até.

Felizmente é fácil resolver isso. Basta rodar o comando:

mysqlcheck -A --auto-repair

É necessário informar o usuário e a senha do MySQL, que normalmente não são as mesmas do servidor. Então use assim:

mysqlcheck -A --auto-repair -u root -p

O “-p” faz pedir a senha de root do MySQL.

Note que isso é para quem mantém VPS com servidores Linux instalados.

Se você usa hospedagem compartilhada, precisará usar a função disponível no painel da sua hospedagem, ou usar o phpMyAdmin.

Extra: otimize as bases de dados MySQL, todas de uma vez!

Além do comando de reparar, é bom dar depois dele também um para otimizar as tabelas! O MySQL é um vilão de recursos em servidores, mantê-lo em dia bem regulado é sempre fundamental.

Use para isso o parâmetro –optimize, poderia fazer assim:

mysqlcheck -A -u root -p --optimize

O -A indica para fazer com todas as bases de dados.

Feito isso, se havia algum erro ele deve ter sido corrigido :) Lembre-se de fazer backup antes de rodar esses comandos, sempre! Qualquer zica, você pode voltar ao estado anterior.

publicidade
comments powered by Disqus