Passo a passo (lol): Como desligar o Windows 8

por Marcos Elias

Nunca antes na história deste site eu pensei que fosse dar uma ‘dica’ tão óbvia como esta, mas bem… De óbvia ela realmente não tem muita coisa. Cadê o menu para desligar o Windows 8?

Como desligar o Windows 8?

Leve o mouse para o canto direito da tela, no extremo do topo ou da parte inferior. Em seguida deslize o mouse para baixo (ou para cima, se tiver levado ele para baixo). Vai aparecer uma barra com 5 itens: Pesquisar, Compartilhar, Iniciar, Dispositivos e Configurações. Clique em Configurações.

como desligar o windows 8

Aí sim aparece a opção Liga/Desliga. Ufa.

menu para desligar o windows 8

Mas ela não tem o logoff, e a hibernação vem desativada por padrão.

Como fazer logoff no Windows 8, ou trocar de usuário?

Para sair (logoff) e voltar à tela de login, não há opção no menu de desligar o sistema. Ela fica na tela inicial, no menu do seu nome, no topo à direita.

como fazer logoff no windows 8

A opção bloquear (Win + L) é boa para quem tem gatos, como eu: ela trava a tela, sendo necessário entrar com a senha para acessar o computador.

Para ir para a tela Iniciar você pode teclar a tecla do logotipo do Windows no teclado (tem as janelinhas, normalmente fica entre CTRL e ALT). Ou ainda clicar no lugar que ficava o botão Iniciar: o canto inferior esquerdo da barra de tarefas. Até o clássico botão “Iniciar” foi removido.

Porque o Windows 8 é tão ruim assim?

O Windows 8 foi adapado para tablets, pequenos aparelhos com telas de toque. Ele tem todo o legado do Windows 7 por trás (pelo menos nos tablets com processadores x86, não-ARM). A interface ficou essencialmente a mesma para tablets e computadores, notebooks, netbooks e ultrabooks. Isso é bom: o aprendizado será um só, seja no computador ou nos tablets. Mas a Microsoft decidiu priorizar um dos lados. Os tablets são quase como smartphones (o que é smartphone?): eles nunca são desligados. Ou, pelo menos, a maioria das pessoas nunca os desligam. Quando a tela é apagada eles ficam num estado de baixo consumo de energia, mas ainda “vivos”, acordados. A opção de desligar se tornou, digamos, inútil.

Mas na boa: não custava deixar ela na tela de início, ali junto com o menu para sair/bloquear. A opção atual é fácil de ser encontrada depois que você se acostuma: nas primeiras vezes pode rolar um desespero, tipo “cadê o desligar?”. Nesse ponto o Windows deixou de ser “intuitivo” e passou a requerer um conhecimento prévio, ainda que mínimo. Lendo os itens da interface você não chega no desligar, a menos que dê sorte de encontrar o “charm” (a barra lateral direita) sem querer.

Ah, o menu para desligar também aparece na tela de bloqueio. Mas sair (logoff) para em seguida desligar não parece tão prático, vai tomar alguns cliques a mais. Meter o dedo no botão do computador pode ser mais rápido – e a ação que isto executará pode ser configurada nas opções de energia, no painel de controle. Mas eu acho ruim. Em ambientes com crianças ou gatos, esbarrar no desligar pode ser fatal – assim como aqueles malditos teclados com a tecla Power que não dependem da Fn ou similar. Só que se ficar segurando o botão o computador será desligado à força, sem que os programas sejam avisados. O risco de perder dados recentes existe, e embora não afete a todos, uma hora ainda vai te pegar se você ficar desligando assim.

Como ativar a hibernação no Windows 8?

Eu postei neste vídeo no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=4psltxsh8NU

Vá ao painel de controle > Opções de energia (digite energia na busca para ir rápido) > Escolher a função do botão de energia (fica na barra lateral esquerda) > Alterar configurações não disponíveis no momento. Marque “hibernar” na lista inferior e clique em Salvar alterações. Pronto (ufa!).

ativar hibernação no windows 8

Confira no vídeo, se achar complicado:


One thought on “Passo a passo (lol): Como desligar o Windows 8

  1. Nelson escreveu

    Ja decidi que em meu desktop esse novo windows ME/Vista não entra, pode funciomar em tablets mas no desk ficou uma porcaria, vou pular essa versão e se a prossiva manter ou piorar a interface migro de vez para o pinguim(MINT Lunux).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>