Crack, serial, keygen: o que são?

Já ouviu falar dos termos, mas não sabe o que é? Não sabe diferenciar um crack de um número serial ou um keygen? Entenda as diferenças.

Basicamente:

Crack = programa ou arquivo modificado (hackeado, de hack) que geralmente se substitui ou adiciona ao software original, para que funcione com seus recursos liberados. Às vezes o crack vem pronto, às vezes é chamado de “patch”, onde um executável modifica os arquivos originais do programa, tornando-o “crackeado” e funcional.

Serial = Serial Number = Número Serial = Número de Série, numa tradução livre. Na prática, nem sempre é um “número de série”, como ocorre em dispositivos físicos. Normalmente é um código (de letras e números, quase sempre) único para cada usuário registrado de um programa. Ao inserir e validar o número serial, o usuário pode usar o programa. Ao comprar um software pago, você obtém um número serial. Inúmeras pessoas distribuem números seriais para diversos programas, pela Internet ou entre amigos – o que é uma forma de pirataria.

Keygen = Gerador de chaves = Gerador de códigos = Gerador de seriais. Um keygen é um programa que gera e permite ao usuário obter novos números seriais ou códigos de ativação de um programa. O keygen não é o crack: ele gera o número serial, o usuário copia e digita num programa para validá-lo.

Existem vários outros termos no mundo de proteção de software, mas estes são os mais comuns. Vale a pena ficar esperto(a), e não sair baixando todo e qualquer crack ou executável que torne fácil o uso ilegal de algum programa. Muitos spammers e aproveitadores se utilizam da demanda que existe para esse tipo de software, para distribuir vírus e spywares, e depois roubar dados (como senhas) de quem usa tais aplicativos. Sites de cracks, seriais, ou downloads “piratas”, muitas vezes contém várias armadilhas ou vírus. A pessoa acha que vai se dar bem, usando um software sem pagar nada, mas poderá se dar mal, tendo dados roubados para o criador do programa. Às vezes o prometido até funciona, mas os dados… Nunca se sabe o que o crack fará ou instalará com exatidão no seu computador.

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Anonymous escreveu

    Isso que vc disse por ultimo é mentira. se o usuário do pc é um burro realmente ele pega virus, mas se o cara tem uma noção minima ele não pega virus. mais da metade de todos os softs que eu tenho no meu pc são pagos e eu não paguei 1 centavo. E NUNCA PEGUEI NUNHUM VIRUS!

    sempre q eu baixo o arquivo zipado eu passo ele pelos 2 antivirus que tenho e testo o arquivo também com o site VIRUSTOTAL. fazendo isso é impossível pegar algum virus. se o virus total, que tem um monte de antivirus que analisam o teu arquivo, disser que tá limpo, pode instalar.

  2. Iceman escreveu

    Olá pessoal!
    Gostaria de reiterar o comentário do colega e aproveitar para enfatizar que algumas vezes os key-gens rodados nao instalam virus ou spywares mas abrem vulnerabilidade de sua máquina. Por exempo, a porta 21 (ftp) está fechada e ao rodar o key gen ele abre a referida porta e envia teu ip a alguem.
    Pronto, estamos vulneráveis na porta 21 (exemplo).
    Entenderam?
    Abraço à todos!
    Iceman

  3. escreveu

    Eu vejo o pessoal usar o Advanced SystemCare usando um nome de conta e um serial number que são, praticamente, públicos. O certo não seria um serial nuber funcionar apenas uma vez e depois ser invalidado, evitando assim que várias pessoas usem o programa pago numa só conta? Ou seja, como esse serial number não se invalida? Ele não deveria ser usado só uma vez? Quer dizer que posso distribuir códigos do Neopets para meus amigos e os códigos funcionarão mesmo eu já os tendo usado? Tudo bem, você pegou a essência, esqueça a parte do Neopets; foi só para ilustrar…

  4. escreveu

    Depende de onde é divulgado, Yure. Geralmente não pode bloquear ou invalidar porque a pessoa que comprou pode precisar usar, no seu PC ao formatar ou em outro computador, para uso dela mesmo. O problema é o compartilhamento… Aí vai de cada desenvolvedor de software, uns pegam mais pesado (como a MS, que precisa ligar pra ela e se explicar caso tente ativar o Windows com um serial que já foi usado) e outros nem ligam tanto.

  5. elbroca escreveu

    A ultima parte e muito importante saber, porque uma pessoa pode criar um programa para roubar informacoes de outras pessoas ou empresas, nunca podemos desprezar essa parte a confiar em scanar em virustotas ou usar 2 antivirus para testar a fidelidade, muito cuidado.

  6. escreveu

    Ola galera!! Fico observando todo mundo comentar sobre Cracks e Keygens, tudo bem que em relacao aos nossos amigos que comentaram a possibilidade do Keygen abrir a porta 21, mas se voce e um experiente no ramo de suporte sabe que tendo um bom Firewall, pode autorizar apenas o seu programa de FTP para utilizar a porta 21. Claro se voce e um inexperiente ou novato no setor com certeza a porta ficara aberta, assim possibilitando a entrada de Hackers, mas tendo um bom Firewall, ninguem tera acesso sem que o programa comunique o fato a voce. Ja no caso de virus, descordo do amigo que diz ter 2 anti-virus em seu computador para fazer a verificacao; caro amigo seria bom voce verificar melhor e tomar cuidado com seus 2 anti-virus pois eles podem dar confitos ou incompatibilidade, assim deixando brechas para que os dois nao achem certos virus em seu PC. Isto tambem serve para os Firewall, ou seja nunca instale 2 ou mais programas anti-virus e firewall em sua maquina pois possivelmente vao brigar entre si tentando ser o primeiro no seu PC a assumir a propriedade de chefao, me entende? Quero aqui relatar que antes de mais nada, se voce vai baixar algum programa do genero + seus cracks e keygens, antes de descompacta-los utilize seu anti-virus e coloque seu firewall em alerta maximo e antes da devida instalacao crie um ponto de restauracao no seu PC, assim estara pronto a instalar esse tipo de programa. Apos feito isso sugiro que instale programas de indicam os procedimentos e quais programas estao acessando a internet ou querendo utiliza-la, e mais programas que mostrem a temperatura e o funcionamento de seu processador pois assim estara sempre observando o que acontece em seu PC, como disse anteriormente quando se faz isso voce tera mais seguranca e ficara apito a conclusoes em relacao as conexoes de entrada e saida do mesmo, coisa que o Firewall indica a voce quando ele esta em maximo alerta. Dentre mais deixo aqui minha opiniao de tecnico em informatica e design web que sou, trabalho com redes e sempre estou apito a mostrar o outro lado dos fatos, quero deixar um grande abraco a todos e tomem muito cuidado, seguranca em primeiro lugar mesmo que voces instalem esses programas.

    P/s: tenha somente 1 Anti-Virus bom e 1 otimo Firewall, dentre outros programas de seguranca, mas o principal e Anti-Virus e Firewall.

    Valeu, abraços e ate a proxima…….FUIiiiiiiii…

  7. Seinho escreveu

    Concordo plenamente com o Fernando, no que diz respeito em instalar somente 1 bom anti-virus e 1 bom firewall. Pode procurar em qualquer site que sempre te aconselham a usar somente 1 anti-virus. Demais dicas foram muito esclarecedoras, valeu galera !!!!

  8. JH escreveu

    olha me desculpe vcs mais se liga manow nóis ta no seculo 21
    hoje em dia vc pode emcryptar um server de um trojan ou virus fasilmente
    e tem vários meios de invasão exploits , trojans,scaners etc…
    então não tem essa de anti-virus e firewall não.É eles ajudão mais
    a realidade é só se cuidar , só de vc ta maxendo na internet , vc ja ta correndo riscos , então o certo é se cuidar , não é por que sexo seguro é com camisinha , sexo seguro mesmo é não fazer *.* ___/ eu particular mente para baixar sertos programas etc.. só fasso isso na maquina virtual , até sites ai tem vários que só de vc entra vc ja esta infectado manow ..
    O BaguLhoO é LoOko MesmoO
    então flw ai .
    Site Filé
    Gostei!!

  9. Sergio escreveu

    Aee mano
    vc ta se ligando muito na informatica e esta esquendo do Portugues viuuu
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. FElipe Augusto escreveu

    Bom, o que muitos novatos não sabem, e por isso dizem confiar tanto no ant-vírus, é que o ant-vírus, para reconhecer vírus, precisa ter um código (Parte) do vírus com ele. Então concluindo, se alguém fabrica um vírus, que difere dos outros no código, e tu ainda não tem atualização deste código para teu ant-vírus… Se fufu meu amigo, ant-vírus não advinha o que é vírus e o que é programa, ele não faz mágica!
    Bom, provavelmente não voltarei a este site site, então se quiserem alguma coisa, me contatem em [email protected]

  11. Anonimo escreveu

    ótimo eles distribuiram os serias agora meu Camtasia Studio vai ser gratuito hahahaha

  12. Carlos escreveu

    Eu tenho varios programas que baixei na versão full keygen ou crack mesmo e possuo um anti virus Mcfee toda vez q baixo um arquivo destes se tiver virus ele arranca e eu tenho q baixar em outro site.
    Dica para não ser infectado é ter um bom antivirus
    recomendo
    Mcfee
    Mcfee Site advisor (complemento do antivirus acima)(gratis)
    Norton

  13. Não uso Keygen, pois ouvi falar que ele pode trazer programas maliciosos para o pc. Ouvi falar que ele é recomendado para a ativação de softwares como o 3d Studio Max. Não quero trazer vírus para o meu pc, por isso, eu baixei um software livre, que não necessita do Keygen.

  14. Aparecido Teixeira escreveu

    Parabéns pelo site, realmente muito produtivo o seu conteúdo com todas essas informações.
    Bem, a minha dúvida é referente ao número de Serial ( ou chave de acesso como dizem…. ).
    Obtive um número de Serial, no entanto ao inserir esse número para dar acesso ao programa, caso me cadastre, posso ser impedido de usá-lo ?
    Ou, a questão é: devo cadastrar um Serial ou apenas usá-lo para acessar a liberação de uso de programa e NÃO CADASTRAR para não ser descoberto ?
    Agradeço, meu muito obrigado pela ajuda.

    Até mais !

    Cido Teixeira

  15. gabriel escreveu

    Gostaria de reiterar o comentário do colega e aproveitar para enfatizar que algumas vezes os key-gens rodados nao instalam virus ou spywares mas abrem vulnerabilidade de sua máquina. Por exempo, a porta 21 (ftp) está fechada e ao rodar o key gen ele abre a referida porta e envia teu ip a alguem.
    Pronto, estamos vulneráveis na porta 21 (exemplo).
    Entenderam?cara há inumeros programas que monitoram aa portas alem de fazer outras coisas como turbinar o seu pc então se tiver o advanced system care por exemplo vc esta insento desse risco de vulnerablidade

  16. PORTILHO escreveu

    FOI BOA A EXPLICAÇÃO AGORA ENTENDI A DIFERENÇA ENTRE UM E OUTRO. OBRIGADO

  17. joao escreveu

    Meu Deus !!
    Tem gente aqui que precisa voltar para escola, aulas de português.

    Eu li aqui;

    “Fasilmente”
    “Particula mente”
    “Eu fasso”
    ” Nóis tá no século 21″

    Jesus…vou parar por aqui.

    E “acim” caminha a “umanidade” “brazileirra”

  18. Mago Rave escreveu

    Qualquer software criado com o intuito de Engenharia Reversa , qualquer antivírus vai detectar o mesmo como vírus , isso porque os fabricantes de software tem um acordo com as fabricantes de antivírus para detectar como malware.

    Existe um grupo chamado SSG que usam a engenharia reversa , todos keygen etc.. deles são confiáveis .