Google agora com buscas em tempo real!

por Marcos Elias, publicado no GdH

Como se não bastassem as novidades recentes, o Google anunciou essa semana a busca em tempo real, algo que muita gente já esperava para mais cedo ou mais tarde. Mas ainda é, de certa forma, experimental: não foi aplicada em todo o mundo.

A barra lateral que aparece ao clicar em "Mostrar opções" no Google já nos dá há algum tempo a possibilidade de filtrar resultados por data (data da indexação no Google, não necessariamente a data da postagem na web em si). Última hora, últimas 24 horas, última semana, último ano… Ou uma data específica (o que é ótimo para procurar notícias localizadas de alguma época, assim como filtrar para só exibir notícias novas). Agora a nova busca em tempo real vai atualizando os resultados conforme novas coisas forem chegando.

Um exemplo pode ser testado nesse link:

http://www.google.com/search?hl=en&esrch=RTSearch&gl=us&tbo=1&tbs=rltm:1&q=twitter&aq=f&oq=&aqi=

busca em tempo real

Funciona melhor para buscas em inglês, feitas no google.com em inglês, e ainda é um pouco limitada – sem contar que há um esquema de relevância também.

O sistema foi feito em parceira com sites que postam atualizações constantemente, como Twitter, Facebook, MySpace, FriendFeed, Jaiku e Identi.ca.
Deve ser questão de pouco tempo para que o recurso apareça para mais gente e nas páginas do Google em outros idiomas.
Para saber mais, veja:

O Google também atualizou o Trends. Clicando num "hot topic" você pode experimentar a nova busca. Ao clicar no tópico e ir para a página da busca, clique em Show options (Mostrar opções) e a seguir em Latest, na barra lateral.

É normal se você não conseguir acessar, pois segundo o anúncio ainda não foi expandido para todo mundo mesmo.

Pelo visto a parceria entre o Bing e o Twitter gerou resultados, só que do outro lado :P

Anúncio:

http://googleblog.blogspot.com/2009/12/relevance-meets-real-time-web.html

comments powered by Disqus