Como acessar o menu clássico da janela no Windows 7 e 8?

por Marcos Elias

Com o estilo da barra de tarefas do Windows 7 (também usada no Windows 8) um menu muito útil em situações específicas sumiu. Ao clicar com o botão direito num botão de programa aberto, aparecem poucas opções do controle da janela:

barra de tarefas

No lugar disso vem uma lista com funções que variam de aplicativo para aplicativo, com arquivos recentes e outras coisas. Mas falta uma coisa que sempre esteve por ali: os itens de menu para maximizar e restaurar a janela.

A dica é que esse menu não morreu, mas quase. Para exibi-lo é necessário segurar SHIFT enquanto se clica com o botão direito do mouse no ícone:

fechar ou maximizar janela

Esse menu faz falta em alguns casos, apesar do baixo uso geral. Alguns programas bugados podem aparecer para cima da tela, onde os botões minimizar, maximizar/restaurar e fechar não aparecem. Você pode fechar a janela com Alt + F4, mas isso não vai resolver se você quiser movê-la de lugar ou maximizá-la.

Fica a dica então: SHIFT + clique com o direito abre o menu clássico no botão da barra de tarefas nas versões recentes do Windows.

Como mover janelas sem clicar na barra de título?

Uma outra forma de trazer a janela para baixo (ou caso esteja por trás de outra tela) é teclar Alt + Espaço. Isso vai abrir um menu similar, mas normalmente no topo esquerdo da janela do programa. Utilizando as teclas de setas, vá até o item Mover e tecle enter. A partir daí você pode usar o mouse (apenas movendo, sem clicar) para mover a janela e então clicar quando quiser largá-la. Dá também para usar as setas, uma vez que o comando de mover já tiver sido acionado. Enter “solta” a janeal.

Essas são dicas que raramente você aproveitará no dia-a-dia, mas uma vez ou outra elas são a salvação do trabalho. Já vi muita gente reiniciando o computador só porque uma janela estava com a barra de título fora da área visível da tela. Pelo menos nesses casos essas dicas ajudam =)

comments powered by Disqus