Como remover os contatos do Facebook no Windows Phone

por Marcos Elias

Se você sincronizou o Facebook ou Twitter usando o recurso nativo do Windows Phone, deve ter percebido que sua lista de contatos ficou gigante. Boa parte das pessoas que eu conheço não tem todos os amigos do Facebook no celular… É, deve ser bem chato mesmo ficar com todos eles na lista de contatos.

Como remover o Facebook no WP

É possível desvincular o a conta do Facebook no hub Pessoas, indo em Configurações > Aplicativos > pessoas. Rolando toda a tela para baixo, toque e segure na conta desejada (provavelmente do Facebook). Aparecerá um menu com as opções Sincronizar e Excluir. Clique em Excluir. A conta será removida do telefone. Pode demorar um pouco.

Comigo deu certo, mas ainda assim os contatos do Facebook ficavam aparecendo no hub Pessoas (ao clicar neles, no entanto, voltava para a tela inicial). Aparentemente é um bug, eu não esperava que o Windows Phone 8 estivesse incompleto, mas infelizmente parece ser o caso. Reinicie o aparelho que os contatos devem sumir. Para reiniciar, segure o botão de bloqueio por alguns segundos. Aparecerá uma mensagem pedindo para deslizar para baixo, faça isso… Depois que a tela apagar, ligue o celular novamente.

Ao fazer isso você estará removendo a integração do Facebook com o Windows Phone, o que pode ser ruim se você estiver acostumado com a interface minimalista e leve dela – que convenhamos, é simples mas funciona bem melhor do que o app lento do Facebook para as tarefas básicas, como compartilhar e ver os status dos amigos. Claro, você ainda pode instalar o app do Facebook disponível na loja (ele não mistura os contatos com os do telefone), acessar a versão mobile pelo navegador, etc…

Todavia você não precisa deixar de usar a integração nativa com o Facebook. Basta ocultar as pessoas do Face da lista de contatos do telefone. E fazer isso é muito simples…

Como ocultar os contatos do Facebook do app Pessoas no Windows Phone

Vá até as configurações do app Pessoas. Isso pode ser feito clicando nos 3 pontinhos na parte inferior na tela Pessoas, ou indo em Configurações > Aplicativos > pessoas. Na tela de configurações do app pessoas, clique em filtrar minha lista de contatos.

wp_ss_20130611_0003

Aparecerá uma tela pedindo para marcar os contatos que você quer exibir. Deixe apenas os do Hotmail/Windows Live/Outlook, se for o caso, e clique no botão de confirmação:

wp_ss_20130611_0005

Ao fazer isso, pronto: o hub Pessoas listará apenas os contatos da conta que você deixou marcada.

Isso apenas oculta, não remove nem desativa o Facebook!

É verdade. Os contatos do Facebook (ou da conta que quer que seja) continuarão disponíveis ao ligar, enviar mensagens ou e-mails… Eles apenas não aparecerão mais diretamente no hub “Pessoas”.

As atualizações deles nas redes sociais continuarão sendo exibidas, a menos que você marque a opção “Ocultar posts dos contatos que eu filtrei” nas configurações de pessoas.

Dica para evitar confusão com os contatos!

Os contatos das redes ocultas continuarão sendo exibidos nas buscas, ou seja, ao usar o botão da lupa. Ao compor um SMS ou e-mail, por exemplo, e começar a digitar o endereço ou nome no campo “para”, o sistema puxará as sugestões a partir da lista de contatos inteira, incluindo os ocultos. Isso pode pode ser desagradável: nem todo mundo troca SMS ou faz ligações para as centenas de contatos do Facebook ou do Twitter ou Skype… É muito fácil selecionar a pessoa errada na pressa.

Uma forma de evitar isso e exibir apenas os contatos filtrados é clicar no botão “+” na lista do campo “para”. O botão “+” é pequeno e aparece ao lado do campo:

bt mais

Isso chamará a lista de contatos, que não incluirá os contatos filtrados.

Todavia, se sua lista de contatos for muito grande (do Hotmail, telefone, SIM card etc) e você precisar usar a busca… Saiba que os contatos filtrados aparecerão na busca!

Odiei isso, não quero meus contatos do Facebook no meu telefone, são usos completamente diferentes. Se troco mensagens com 20 pessoas diferentes na mesma semana é muito, mesmo tendo mais de 400 contatos no Facebook, pelos mais diversos interesses…

O jeito é usar o app do Facebook disponível na loja (ou o Facebook beta) e ignorar a integração nativa do Windows Phone.


A integração do Facebook e Twitter no Windows Phone é perfeita quando você deseja ter todos os contatos à disposição, mas decepciona bastante – BASTANTE – para quem quase não liga, manda mensagens ou e-mails para estes contatos. Infelizmente é assim, espero que a MS melhore isso no futuro. Esse ponto entra para a lista das coisas que me decepcionaram no Windows Phone


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>