Tela azul de erro no Windows 10 poderá ter um QR-Code

por Marcos Elias

Sabe a “tela azul da morte”? Aquela polêmica tela que aparece quando algum erro fatal ocorre no Windows… Ela pode ser mais útil do que parece.

Como já expliquei aqui antigamente (leia Por que o Windows dá tela azul?), ela é um indicador de algum erro grave.

Normalmente é um erro de hardware, mas pode ser de driver ou até mesmo de software em alguns casos, especialmente programas bem ligados às tarefas de baixo nível do sistema operacional. Ela pisca rapidinho e o computador é reiniciado, mas se olhar bem, quase sempre nela está o motivo do erro. Uma mensagem que mais parece um código, mas fica lá uma dica para pesquisar depois.

O difícil é lembrar do que apareceu, já que ela pisca rapidamente. Eu já cheguei a tirar foto para tentar resolver alguns problemas em PCs específicos, pesquisando pelo código do erro depois.

No Windows 10 a Microsoft está implementando um QR-Code, aqueles códigos quadradinhos com uma URL codificada. Bastará usar o celular para tirar uma foto e ir direto para o site:

tela azul windows 10 qr code

A imagem acima é do MicrosoftInsider.es, e esta outra foi postada no Reddit por javelinnl, com um erro provocado numa máquina virtual:

tela azul windows 10 qr code 2

Por enquanto o QR-Code simplesmente leva a esta URL: http://windows.com/stopcode

Seria bom se ele levasse para uma URL específica para cada erro, quem sabe isso será implementado ainda.

For more information about this issue and possible fixes, visit: http://windows.com/stopcode
If you call a support person, give them this info:
Stop code: BAD_POOL_HEADER

Traduzido por mim:

Para mais informações sobre este problema e possíveis correções, visite: http://windows.com/stopcode
Se você chamar um atendente do suporte, forneça a ele esta informação:
Código da parada: BAD_POOL_HEADER

Muita gente fala mal do Windows pelas telas azuis, mas elas não são a causa do problema, e sim apenas um indicativo de que algo de muito errado não deu certo. Como comentei no meu artigo de 2010 aqui no Explorando, a tela azul da morte apenas indica o erro que ocorreu de forma meio genérica. O erro em si pode ter sido causado por várias coisas:

  • Driver incorreto ou incompatível
  • Arquivo do sistema alterado por algum programa, seja intencional ou não (pode ser ação do usuário ou vírus)
  • Alguma peça de hardware parou de funcionar ou apresentou um defeito inesperado (HD, memória, algum capacitor da placa mãe pifou e algo que deveria chegar ao processador não chegou…)
  • Entre tantas outras coisas… Como o Morimoto dizia, o PC é tão complexo que é difícil de acreditar que ele possa funcionar normalmente, já que tanta coisa pode dar errado :P

Experimente retirar um pente de memória com o PC ligado para ver :P (brincadeira, não faça isso!).

Esta tela azul com o QR-Code apareceu nas compilações de teste mais recentes do Windows. Deve levar alguns meses até que elas sejam liberadas numa atualização geral.

Fico pensando na utilidade, já que ela pisca tão rápido que talvez não dará tempo de escanear o código :P Talvez a Microsoft aumentará o tempo em segundos que a mensagem ficará visível, vamos ver.

Não deixe de ver o outro texto sobre a tela azul da morte (blue screen of death, BSOD), é bem informativo:

http://www.explorando.com.br/tela-azul-da-morte/

comments powered by Disqus