Como saber há quanto tempo o Windows está ligado?

por Marcos Elias

Indepentente dos objetivos, pode ser necessário saber há quanto tempo seu computador está ligado sem reiniciar. No Linux basta rodar o comando uptime, presente em [acho que] todas as distros. No Windows não há esse comando, embora a MS disponibilize um uptime.exe para Windows NT 4 ou superior (que funciona também no Windows 8).

Se quiser baixar o uptime.exe:
http://support.microsoft.com/kb/232243
Ele deve ser executado como administrador (digite cmd no campo de busca do Iniciar, clique nele com o direito e mande executar como administrador…).

Mas não é necessário.

Como saber o uptime pelo Gerenciador de Tarefas do Windows

Essa informação pode ser obtida na aba Performance (Desempenho) do gerenciador de tarefas. No Windows 8 fica destacado, já que aumentaram bem o tamanho da fonte:

uptime gerenciador de tarefas windows 8

Outras formas de saber pode ser usando estes comandos:

systeminfo

net statistics workstation

net statistics server

Os dois últimos exibem a hora de início de atividade da rede (que será segundos depois do computador iniciado). O systeminfo é mais completo, exibindo um relatório com alguns detalhes do computador:

uptime windows 8

Veja que ele também permite descobrir a data de instalação do Windows!

Como usar o prompt de comando?

Se você nunca rodou comandos antes, não se assuste com essa tela preta, é fácil. Digite cmd no campo de busca do menu Iniciar (ou na tela inicial do Windows 8). Aparecerá o prompt de comando, clique nele. Se o que você for fazer exigir privilégios administrativos, em vez de clicar normal clique com o direito e escolha Executar como administrador (é necessário para o uptime.exe, mas não para o systeminfo).

Os comandos devem ser simplesmente digitados (ou colados). Por exemplo, digite systeminfo e tecle enter. O programa será executado e mostrará o resultado na tela preta.

Isso é um terminal, console, prompt de comando… Os programas não precisam de janelas para existirem. Alguns programas executam tarefas bem simples que basta uma interface mínima, por isso a linha de comando. Ela tem outros benefícios, facilita a interação de um programa com outro, os programas são leves…

Aproveitando, é bom tomar cuidado com o que você digita no prompt de comando, já que pode alterar configurações do sistema e/ou apagar arquivos. Não saia colando no prompt tudo o que ver pela frente. Se duvidar de uma dica divulgada, como o systeminfo ou net statistics… basta procurar pelo termo num site de busca para encontrar maiores referências do que aquilo faz.

Uma pequena dica: CTRL+C no terminal não copia, mas encerra o programa ativo (se algum programa estiver rodando, enquanto o promopt não está liberado para uso). Para copiar prefira usar o botão direito ou o menu.

comments powered by Disqus