Como instalar um browser no Windows 7E

Esse texto não tem mais validade, já que a decisão final mudou e a MS incluiu uma tela com opções de navegadores para a pessoa baixar. Ainda bem! Mas o texto continua no ar por motivos históricos.

por Marcos Elias

A Microsoft fornecerá o Windows 7E na Europa sem o IE, o sistema virá sem o navegador. Mas o motor do IE é usado por muitos programas no Windows, por isso sua base pode funcionar. Ele é usado no Media Player e em outros programas.

A decisão imbecil de remover o IE não foi vontade da MS, mas sim da União Européia, com suas acusações de monopólio, etc e tal. Acho um absurdo, o Windows é um programa como qualquer outro, e deveria poder vir com o que a produtora bem quisesse. Quem não quer, não use! Mas até então são outros 500, minha opinião – e a dos europeus! – não vale nada para a UE.

Como instalar um browser no Windows 7E?

O jeito mais “bobo” é pegar uma mídia (pen drive, CD/DVD/Blu-ray, disquete, etc) com o instalador do navegador. Para gerar a mídia seria necessário um computador com outro sistema, ou pedir para algum amigo. Um netbook com Windows XP ajudaria :P Mas não seria o ideal. Dependeria de outro PC.

O jeito inteligente do modo mais “bobo” seria usar um Linux que rode como liveCD, como Kurumin, Ubuntu, e tantos outros, como o pequeno Puppy, Slitaz, etc. Baixe o navegador para um pen drive ou até mesmo numa pasta no HD, reinicie e instale usando o Windows 7E. Naturalmente o usuário já deverá ter um Linux que rode como liveCD gravado, afinal não teria como baixar – nem pesquisar sobre! Os mais simples não teriam outra saída, teriam que recorrer a amigos em busca de um liveCD.

Um método divulgado no Within Windows mostra como tentar baixar usando o Windows Media Player! Afinal ele tem o navegador embutido. Bastaria ir para o Windows Media Guide (botão no canto inferior esquerdo do Windows Media Player 12), digitar o nome do navegador desejado no campo de busca do site que é aberto e tentar a sorte.

Na verdade ele não vai ir direto para o Firefox (ou para o navegador desejado), afinal é uma busca de mídia. Você teria que ter sorte de ver anúncio do Firefox na página. Ou tentar ficar navegando ali dentro até ver um. Tentei experimentar mas não vi anúncios do Firefox, como mostrado no artigo do Within Windows. Desisto.

Como baixar um navegador no Windows 7E: forma mais efetiva

O Windows inclui o mshta.exe, um arquivo para abrir arquivos HTA (HTML Applications). Bastaria digitar no Executar:

mshta.exe http://br.mozdev.org

Para ir para o site do Firefox. Naturalmente você pode colocar outro endereço, ou o Google. Ele abre o site numa janela limpa:

site do firefox no mshta

Talvez não seja possível prosseguir ao clicar no link de download se ele for aberto numa nova janela (já que o IE não seria encontrado). Nesse caso você teria que copiar a URL (clicando com o botão direito…) e rodar o mshta.exe novamente com a nova URL como parâmetro. Se não puder abrir o link do download direto, poderia clicar nele com o direito e escolher Salvar destino como…

Pelo que parece a UE não gostou muito da idéia de apenas remover o IE, e a Microsoft teria que colocar um meio de baixar outros navegadores, não apenas o IE (veja: Windows 7 na Europa permitirá escolher entre alguns browsers). Tudo vai ficar mais claro quando builds oficiais do Windows 7E vazarem. Por enquanto não se sabe como vai ser, nem quais navegadores serão dados como opção. Resta aos europeus aguardarem.

Uma coisa é certa: como foi divulgado anteriormente, usuários leigos sofreriam muito para instalar o navegador no Windows 7E, para poderem enfim usar a internet. É terrível como uma medida tão idiota poderia ser adotada à força.

Veja também as melhores práticas para desenvolvedores para o Windows 7 (site em inglês), para saber lidar com a falta do IE ao trabalhar em seus programas. Um meio de testar como seria o Windows 7E sem o IE é desativar o IE nos componentes do Windows, indo no painel de controle em Programas > Ativar ou desativar recursos do Windows.


2 thoughts on “Como instalar um browser no Windows 7E

  1. escreveu

    Show Marcos, como sempre ajudando as pessoas. Tá de parabéns. E como é que vc descobriu isso? pura sorte ou viu algo parecido.
    Abraços

  2. escreveu

    Vi em alguns sites internacionais de forma “fragmentada”, e o mshta eu já conhecia… mas tb vi gente falando dele. :)

    Vlw, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>