Windows 8 DP e seu problema com máquinas virtuais

por Marcos Elias

Muita gente tem tentado rodar o Windows 8 DP numa máquina virtual, sem sucesso. Conforme várias modificações nos arquivos de inicialização do Windows, vários sistemas acabaram ficando incompatíveis com ele, dando erros logo no começo do boot.

A MS publicou recentemente uma lista com alguns programas de máquinas virtuais que podem rodar o novo Windows:

- Hyper-V no próprio Windows 8 Developer Preview
- Hyper-V no Windows Server 2008 R2
- VMware Workstation 8.0 para Windows (há um demo no site da VMware)
- VirtualBox 4.1.2 para Windows

Apesar de estar listado lá, estou com o VirtualBox 4.1.2 e não funcionou – provavelmente por causa da virtualização por harwdare desativada.

A melhor opção parece ser mesmo o VMware Workstation 8.0. O VMware Player também não roda o Windows 8 atualmente.

Recomendo ver meu tutorial do VirtualBox, especialmente útil para novatos no ramo de máquinas virtuais :) Elas permitem rodar um outro sistema operacional dentro de uma janela, como se fosse um programa qualquer, sem precisar de dual boot nem correr o risco de formatar ou perder os dados do seu HD.

Mesmo fora das máquinas virtuais o Windows 8 Developer Preview tem mostrado alguns problemas. Um dos mais comuns é pedir o CD com os drivers SATA, para acesso ao HD para permitir a instalação. Sem isso os HDs não são listados. No meu caso (placa mãe Asus P5KPL/1600) essa mensagem da falta dos drivers só se deu com a versão de 64-bit, não na de 32-bit. Então instalei a de 32 mesmo.

Esses problemas são comuns enquanto o Windows estiver na forma de developer preview. Ele foi liberado para desenvolvedores criarem apps para o sistema e ficarem familiarizados com o mesmo. Não é nem um beta ainda, está longe da versão final. Se quiser testar, veja a página com os links de download do Windows 8 DP :)


4 thoughts on “Windows 8 DP e seu problema com máquinas virtuais

  1. Leandro escreveu

    Estou com o VirtualBox e está funcionando sem problemas. Única coisa que precisei fazer foi aumentar a resolução, pois com a resolução padrão após a instalação os programas não abriam. É uma limitação da interface Metro e está documentada em vários blogs por aí.

  2. josé Victor escreveu

    Consegui rodar windows 8 DP normalmente no virtualBox. Tudo bem que não levava só 30 segundos para dar boot como anunciado por aí mas fincionava direitinho. Só não intendi porque não consegui abrir alguns programas da interface metro. Nas fora isso tudo correu bem.

  3. Hermelino da Costa Dias escreveu

    Olá, quero parabenizar o criador des maravilhoso site de muitas dicas de informática. parebens pelo trabalho. Abraço.

  4. Rafael escreveu

    Olá. Eu estou usando o Windows 8 Developer Preview com o VmWare Player. Vocês disseram que não era possível rodá-lo com ele.
    Só tenho um probleminha: não consigo acessar a internet na máquina virtual.
    E, parabéns. Texto muito bem escrito. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>