O MegaBônus acabou? Parece que sim!

por Marcos Elias

O MegaBônus está acabando? Recebi um aviso hoje pelo correio que o programa será encerrado. Foi bom enquanto durou. Ou não.

O MegaBônus teria tudo para ser um sucesso, não fossem algumas coisas chatas dos empreendedores do sistema. Ele era um cartão pré-pago do Unibanco (hoje Itaú) com um sistema de indicação. Parte dos gastos dos indicados viravam crédito no cartão de quem indicou. Isso permitia que muitos ganhassem um dinheiro extra todo mês, sem precisar fazer muita coisa. Não era e nunca foi um trabalho. Tirando o imposto de renda (considerando pagamento de pessoa jurídica para pessoa física), nenhuma outra obrigação contratual com característica de trabalho era imposta.

Quem se cadastrou primeiro e indicou os primeiros que foram indicar mais… acabou se dando melhor, provavelmente ganhando várias centenas de milhares de reais. Mas a maioria mesmo acabou ganhando pouco. Na prática ele facilitava as coisas, já que era um cartão pré. Muita gente que não tinha cartão internacional acabou aproveitando ele para fazer algumas compras na internet.

Indiquei o programa em vários sites, inclusive aqui no Explorando. Os ganhos não foram aqueeela coisa, nunca gostei de pegar pesado nesse tipo de divulgação. Vi de tudo por aí: gente falando categoricamente que era um cartão de crédito grátis sem comprovação de renda, gente fazendo spam e comprando muitos domínios e subdomínios com termos proibidos pelo regulamento (associados ao banco e/ou à marca do cartão)… E uma vez também cometi um deslize bobo sobre ele, em que o cartão foi bloqueado até eu corrigir. Eles não queriam que tivesse “megabonus” na URL. Pô, na boa, é pedir demais. Na configuração mais comum usada pela web o termo no título vai pra URL de boa parte dos CMS, inclusive de blogs. URL não é domínio, não é marca. Mas tudo bem, eles que ditavam as regras…

O fim do programa já era esperado: isso foi divulgado anteriormente, logo que ele saiu, que seria por tempo limitado. Acredito que a fusão do Itaú com o Unibanco acelerou o processo.

Hoje quem procura cartões de crédito sem anuidade fica com uma opção a menos. O legal do MegaBônus era ser pré e o sistema de indicação, claro. Os outros cartões são apenas cartões “normais”.

Creio que, se fosse tão bom assim, ele não seria encerrado por agora. Seria levado por mais tempo. Provavelmente os resultados gerais não foram os esperados. A comunidade em torno do projeto já não era mais a mesma. Acabou. Foi bom enquanto durou. Não tão bom, mas foi.

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. luzia escreveu

    SERÁ QUE É ASSIM TAO INGENUO O COMPORTAMENTO DOS BANQUEIROS.

  2. marcel escreveu

    Alguem conhece outro que mais ou menos possa substituir o Megabonus? Tenho procurado, mas a maioria é de viagem

  3. escreveu

    achei uma falta de consideração não ter avisado que o mega iria acabar,eu sinceramente fui pega de surpresa?
    gostaria que ele voltasse,pois me quebrava um super galho!
    obrigado pela atenção…