Um pouco sobre o Windows 8

Adaptação por Marcos Elias. Texto-base por colaboradores da Wikipedia (Creative Commons). Ver notas no rodapé.

O Windows 8 é a versão atual do sistema operacional Windows, produzido pela Microsoft para uso em computadores diversos. Ele serve para vários tipos, como de costume: computadores domésticos e empresariais, notebooks e netbooks, além de tablets e PCs home theater. O desenvolvimento do Windows 8 começou antes do lançamento do seu antecessor em 2009. Sua existência foi anunciada pela primeira vez na CES de 2011. Posteriormente foram lançadas três versões de teste de setembro de 2011 a maio de 2012. O Windows 8 foi concluído em 1 de agosto de 2012, e lançado comercialmente no dia 26 de outubro do mesmo ano.

O Windows 8 traz alterações importantes na plataforma do sistema operacional, melhorando especialmente a experiência do usuário em dispositivos mobiles como tablets, para competir com sistemas como Android e iOS. Com isso ele tira vantagem de tecnologias atuais comuns no ramo, como USB 3.0, UEFI, NFC, cloud computing e a arquitetura de baixo consumo ARM. Há novos recursos na área de segurança, como detecção de malware, anti-vírus integrado, novo processo de instalação otimizado para distribuição via download, além do suporte ao secure boot (um recurso polêmico que impede ou dificulta a inicialização de outros sistemas operacionais no computador, projetado teoricamente para evitar a instalação de bootkits e malwares que são carregados antes do sistema). Outros recursos interessantes introduzidos pelo Windows 8 são a capacidade de sincronização de configurações e certos apps entre dispositivos diferentes, além de muitas melhorias de desempenho.

O Windows 8 também traz um novo shell e interface de usuário baseado na linguagem de design “Metro”, da Microsoft. Ela já era utilizada por outros produtos da empresa, como o Xbox e o Windows Phone. No Windows 8 o conceito veio para os desktops e notebooks, fornecendo uma tela inicial com uma grade de blocos dinâmicos para representar aplicativos, uma nova plataforma de apps focados em telas de toque e a Windows Store para baixar programas (similar ao Google Play e App Store).

O lançamento do Windows 8 teve uma recepção mista. Apesar de ter recebido inúmeros elogios pelas melhorias de desempenho, segurança e suporte a touchscreen, a nova interface em geral foi duramente criticada por ser confusa, oferecer uma experiência híbrida e frustante para muitos, além de exigir uma nova curva de aprendizado (especialmente ao usar um mouse em vez de tela de toque). Apesar desses inconvenientes, 40 milhões de licenças do Windows 8 foram vendidas durante o primeiro mês de vendas, boa parte delas para fabricantes de computadores (OEMs) que já vêm com o Windows.

História do desenvolvimento do Windows 8

O desenvolvimento do Windows 8 começou antes do Windows 7 ser lançado, em 2009. Em janeiro de 2011, na CES (Consumer Electronics Show, em Las Vegas), a Microsoft anunciou que o Windows 8 suportaria também processadores ARM, além dos tradicionais x86 da Intel, AMD e VIA. Os processadores ARM são de um tipo diferente, fazem sucesso em smartphones e tablets por oferecerem um baixo consumo de energia, o que permite que a bateria dure mais do que se fosse usado um processador de desktop. Em 1 de junho de 2011 a MS anuncioua nova interface do Windows 8, além de alguns recursos do sistema, na Computex 2011 (em Taipei) e na conferência D9 em Califórnia. O blog Building Windows 8 foi lançado em 15 de agosto de 2011, trazendo detalhes sobre os novos recursos e o processo de desenvolvimento:

http://blogs.msdn.com/b/b8/

A Microsoft divulgou novos recursos e melhorias do Windows 8 na conferência BUILD, em 13 de setembro de 2011. No mesmo dia foi lançado o Developer Preview (compilação 8102), incluindo o SDK e ferramentas de desenvolvimento para a nova interface (o Visual Studio Express e Expression Blend). De acordo com a Microsoft, nas primeiras 12 horas do lançamento o Developer Preview foi baixado 535 mil vezes. Originalmente configurado para expirar em 11 de março de 2012 (afinal era de testes, não é para sempre), a data de expiração do DP foi estendida para 15 de janeiro de 2013.

O Milestone 1, compilação 7850, vazou em 12 de abril de 2011. Ele foi o primeiro build a ter o texto da barra de título centralizado em vez de alinhado à esquerda. Provavelmente foi a primeira aparição das fontes estilo “Metro”, e o papel de parede trazia a inscrição “shhh… let’s not leak our hard work”. Os números detalhados da compilação mostravam que ele foi criado em 22 de setembro de 2010. A versão do sistema operacional ainda listava “Windows 7 Enterprise”, indicando que provavelmente esta foi a base usada para a criação do Windows 8.

O Milestone 2, compilação 7955, vazou em 25 de abril de 2011. A tradicional BSOD (Blue Screen of Death, tela azul da morte) foi substituída por uma nova tela preta, que depois foi alterada novamente. Essa versão trouxe a interface Ribbon para o Windows Explorer (aquelas barras no estilo das versões atuais do MS Office). A compilação 7959, com alterações menores além da edição de 64-bit, vazou em 1 de maio de 2011.

Em 17 de junho de 2011 vazou a compilação 7989. Ela trouxe uma nova tela de boot e o mesmo peixe do wallpaper do Windows 7 Beta. Depois ele foi removido e substituído pelos círculos e pontos da versão final. Também tinha o texto “Welcome” ao lado, o que depois foi removido.

Em 29 de fevereiro de 2012 foi lançado o Windows 8 Consumer Preview, a versão beta do Windows 8, compilação 8250. Pela primeira vez desde o Windows 95, o botão Iniciar não estava mais presenta na barra de tarefas, embora a tela Iniciar pudesse ser chamada clicando no mesmo local de sempre (o canto inferior esquerdo da tela). Ela também pode ser chamada pela barar de charms (Win + C), ou a tecla do logotipo do Windows. O presidente da divisão de Windows da Microsoft, Steven Sinofsky, disse que mais de 100 mil alterações foram feitas desde que a versão para desenvolvedores veio a público. Um dia após o lançamento o Windows 8 Consumer Preview já havia sido baixado cerca de um milhão de vezes. Assim como o Developer Preview, ele está configurado para expirar em 15 de janeiro de 2013.

Várias outras compilações foram lançadas até a conferência Developers Day do Japão, quando Steven Sinofsky anunciou que o Windows 8 Release Preview (build 8400) seria lançado na primeira semana de junho. Em 28 de maio de 2012 o Windows 8 Release Preview Standard Simplified Chinese x64 vazou em vários sites chineses e de BitTorrent. Em 31 de maio de 2012 o Release Preview foi lançado ao público pela Microsoft.

As maiores alterações visíveis no Release Preview foram a inclusão dos apps Esportes, Viagens e Notícias, além da integração do Flash Player no Internet Explorer. Junto com o Developer e Consumer Preview, o Release Preview deve deixar de funcionar em 15 de janeiro de 2013.

Em 1 de agosto de 2012 o Windows 8 (compilação 9200) foi lançado para os fabricantes de PCs com o número de compilação 6.2.9200.16384. A Microsoft planejou um evento de lançamento para 25 de outubro de 2012, com o lançamento comercial no dia seguinte. Um dia depois do lançamento para fabricantes (RTM) uma cópia da versão final do Windows 8 Enterprise N (voltada ao mercado europeu) vazou na web, e alguns dias depois vazaram as edições Pro e Enterprise de 32 e 64-bit. Em 15 de agosto de 2012 o Windows 8 foi liberado para os assinantes da TechNet e MSDN. Para clientes de contratos Software Assurance o lançamento se deu em 16 de agosto. Em 22 de agosto ele foi liberado para estudantes com inscrição no DreamSpark Premium.

Relativamente pouca coisa mudou do Release Preview para a versão final. As alterações foram, entre outras coisas, atualizações nos apps nativos; o nome do Windows Explorer mudou para File Explorer, ou Explorador de Arquivos em português; O tema Aero Glass foi removido, mantendo cores lisas sem transparências nas janelas; e foram adicionadas novas telas de fundo para a tela de bloqueio, tela Iniciar e o desktop.

Um pouco antes do lançamento comercial no dia 26 de outubro de 2012 foram lançadas atualizações para alguns aplicativos nativos, além de um “General Availability Cumulative Update” que saiu no dia 9 de outubro. Esse pacote de atualizações trouxe correções de erros e melhorias de desempenho, além de reduzir o consumo de energia durante o uso com bateria. A Microsoft demonstrou interesse em lançar atualizações gerais como esta via Windows Update com melhor frequência, em vez de liberá-las apenas de tempos em tempos para OEMs e via service packs.

A Microsoft começou uma campanha de publicidade do Windows 8 e do seu tablet Surface em outubro, iniciando com o primeiro anúncio na TV no dia 14. O investimento na campanha publicitária ficou entre 1,5 e 1,8 bilhão de dólares, tornando o lançamento do Windows 8 um dos maiores lançamentos da história, senão o maior.

Este artigo foi traduzido e adaptado por Marcos Elias (é uma derivação, não uma tradução exata). A base do conteúdo foi a Wikipedia em inglês. Embora não corresponda à licença de todos os posts do Explorando, este texto segue a mesma licença do texto da Wikipedia. Irei traduzir mais algumas partes ao longo dos próximos dias, que obviamente poderão ser reutilizadas na Wikipedia em português, visto que o conteúdo dela em português é bem pequeno.

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. mr.loverlike escreveu

    tem como mudar o layout do 8 pra se parecer cm 7? Tipo, as transparencias e tal