Dicas rápidas para compras online seguras

Dicas bem rápidas para comprar coisas no Mercado Livre ou eBay, ou pela internet em geral (mas focando no Mercado Livre):

Verifique a reputação do vendedor. Se for pequeno ou novo no site, procure ver os comentários de quem comprou e as descrições das reputações. Se tiver muitas negociações canceladas ou reputações negativas, fuja dele.

Se o vendedor aceitar Mercado Pago, a liberação do dinheiro só deve ser feita quando você receber o produto. Não antes. Alguns pedem pra liberar antes. Evite. Pode ser golpe. Idem se a loja aceitar PagSeguro ou serviços similares.

Verifique se o produto está no Brasil, especialmente em caso de gadgets, produtos de informática ou itens caros. Alguns vendem primeiro para importar depois, nesse caso além do produto você pode ter uma surpresa para receber, tendo que pagar imposto de importação – quase sempre de 50 a 60% do valor total do produto.

O espaço de perguntas do ML ou eBay foi feito para ser usado. É bom ler as outras perguntas e respostas também. Um bom vendedor responde a todas as perguntas. O ML não deixa colocar dados de contato nas mensagens porque ele quer ganhar a comissão dele, e se deixasse a pessoa divulgar o contato não teria como rastrear a venda.

Ao comprar no eBay, que é internacional, veja se o vendedor entrega para o Brasil (ou toda a ‘South America’). Muitos *não entregam*. Se estiver escrito que entrega Worldwide, então aceita o mundo todo, mas alguns colocam exceções – entre elas podem estar a América do Sul ou o Brasil. Ah, mesmo que entregue, verifique o custo – em algumas descrições há um campo com os custos para os vários países, acho que depende do vendedor fornecer as informações quando ele cadastra o anúncio.

Só clique no botão Comprar se tiver certeza mesmo, caso contrário o vendedor poderá te negativar, e quanto mais fizerem isso, menos credibilidade você terá se um dia quiser vender algo por lá – pra comprar não importa muito, desde que você pague e/ou não se recuse a liberar o pagamento pelo Mercado Pago sem motivos… Se bem que, com uma reputação negativa, os vendedores podem recusar a fazer vendas pelo Mercado Pago para você.

É seguro comprar coisas pela internet? Sim. Eu já comprei muita coisa e continuo comprando. Mas também não é seguro, depende da loja, do vendedor, enfim. Eu já caí em golpe numa loja que anunciou no Buscapé, que se diz “o melhor site de comparação de preços da América Latina” (aquele mesmo que fez os afiliados responsáveis por boa parte do seu crescimento de escravos e trouxas, quando colocou captcha nos anúncios). Era uma loja virtual fake, durou poucos meses e nunca entregou um produto. Era tão real – e anunciava num site que eu acreditava ser sério – que não tive porque desconfiar, inclusive atendiam por telefone e MSN – só me caiu a ficha quando a fdp falou que só enviaria o código de rastreio da postagem por correio, depois de umas duas semanas reclamando da demora.

Já comprei coisas na DealExtreme também que nunca chegaram (mas mais de 99% chegaram certinho). Comprei coisas pequenas de caras do eBay, dos EUA e de Hong Kong e Singapura, e veio tudo OK. Ainda quero comprar um notebook no exterior mas fico com medo dos impostos fazerem não valer a pena.

Comprar pela internet funciona, desde que as pessoas por trás das máquinas sejam honestas. Com um pouco de atenção dá para se prevenir. Mas nem tudo é garantido. Um erro de sistema pode fazer com que uma grande loja deixe de entregar um produto, entregue um produto trocado ou atrase muito. E em se tratando da internet a coisa complica, os contatos ficam dificultados, já que pode levar tempo pra outra parte responder. Numa loja física, em contrapartida, quase sempre você sai com o produto em mãos.

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. escreveu

    Excelente artigo, Marcos. Nós da Eletro 9 estamos tentando mudar a idéia ainda residual no Brasil de que comprar online não é seguro. Para ser sinceso, comprar online é mais seguro do que comprar em uma loja física, uma vez que o transporte é totalmente arcado e garantido pela loja até sua casa, e você não corre o risco de ser assaltado fisicamente (nunca se sabe né?).

    Aplicamos algumas idéias de lojas renomadas no exterior (Amazon do Reino Unido, PixMania, Ticketmaster entre outras) no nosso sistema e garantimos um atendimento jamais visto em lojas virtuais no Brasil. Não só no pré venda como também no pós vendas.

    Para quem quiser conhecer, acesse http://eletro9.com.br.

    Um abraço!