Como fazer sites grátis? Conheça o construtor de sites da Wix!

Muita gente quer fazer sites na internet e não sabe como. Por onde começar?

A construção dos sites normalmente envolve algum conhecimento técnico, mas resumindo muito não há nada de especial: são arquivos que são publicados na web. Há programas que criam esses arquivos, assim como também podem ser codificados num editor de texto puro com códigos. Com tutoriais de HTML você aprende a montar as páginas, mas ainda faltará muita coisa pra ter um site visualmente bonito. Por um lado os blogs facilitam a vida de muita gente, mas blogs… Bem, blogs são grátis e fáceis de manter não têm lá tanta cara assim de “site”. A organização das páginas é bem diferente. Você pode aprender PHP ou outra linguagem de programação do lado do servidor, mas os conceitos de design ficam de fora disso, devendo ser aprendidos à parte. Não poderia ser simplesmente mais fácil? E pode.

Há algumas ferramentas que facilitam muito a publicação de conteúdo na internet. Eu tenho acompanhado o construtor de sites da Wix, muita gente anda usando para fazer um site rápido. É bem prático e bonito: há inúmeros modelos.

Basicamente você se cadastra e começa a criar o site, clicando, arrastando… Sem se preocupar com nada de programação. Não precisa instalar nada extra também, o construtor funciona pelo seu navegador mesmo (requer o Flash Player, mas de qualquer forma o Flash está presente em quase todos os computadores…).

construtor de sites wix

Experimente a Wix!

A Wix oferece o construtor de site fácil, centenas de modelos gráficos para a aparência e permite personalizar com extrema facilidade. Há um vídeo no site ensinando passo a passo como proceder, mas é bem prático mesmo.

Além de permitir publicar rapidamente qualquer coisa no seu site, o serviço da Wix dá hospedagem gratuita. Com alguns outros planos é possível ter diversos extras, como até mesmo utilizar um domínio!

Ah, e a Wix está investindo bastante para o público brasileiro. Agora o editor de sites em HTML funciona em português também, facilitando muito a vida dos usuários!


Falando em domínio, estou atualizando meu guia de como registrar e configurar domínios, daqui alguns dias publicarei a versão atualizada – qualquer um que comprou a primeira edição poderá baixar o ebook atualizado sem custos, como prometido. Ele é um guia prático que vai direto ao ponto, apresentando os conhecimentos necessários para se virar com os domínios sem cair na mão de empresas de hospedagem que dificultam transferências futuras, evitando que você gaste dinheiro desnecessário com manutenção depois. Além disso você aprende a configurar tudo por conta própria. É muito fácil mas muita gente nem faz ideia que dá para ter um Gmail com domínio próprio ([email protected]) e até mesmo fornecer contas de email e MSN grátis, útil para quem tem blogs populares.

Este post é, indiretamente, uma indicação comercial; mas o construtor de sites da Wix é tão prático que vale a pena mesmo experimentar :)

comments powered by Disqus