Executáveis do Windows não abrem no Ubuntu?

por Marcos Elias

Se você tentou rodar programas .exe do Windows no Ubuntu 10.04 e não conseguiu por um erro falando que não era executável ou não há programa para abrir tal arquivo, mesmo antes do Wine ser carregado, provavelmente é isso: nas novas versões do Ubuntu por pura frescura motivos de segurança os arquivos precisam ter a flag “executável”, assim como os executáveis do Linux.

Se você não sabe, para que os programas no Linux sejam abertos eles precisam estar marcados como executável. É um atributo no arquivo, assim como há aqueles “somente leitura”, “oculto”, “arquivo de sistema”, etc, só que o Windows não tem. Todos os programas já instalados no Linux vêm com esse atributo marcado (ativado), mas os que você baixa, não – sendo necessário colocar manualmente.

Para tornar o arquivo executável clique nele com o direito e escolha Propriedades. Na aba Permissões marque o item Permitir execução do arquivo como um programa.

Você também precisa fazer isso ao baixar ou criar scripts (geralmente arquivos com extensão .sh ou .bin). Geralmente ao compactar arquivos os pacotes mantém os atributos, então é bem provável que você não precise fazer isso nos scripts e programas que você baixa “zipados”.

Você também pode atribuir o atributo (nossa, atribuir o atributo, que coisa :P) pelo terminal, digitando o chmod +x nomedoarquivo. Assim:

chmod +x setup-mep3-player.exe

Nota: a dica serve para você que usa o Wine e o tenha instalado corretamente. Se não for o caso e você estiver tentando rodar um arquivo que foi feito para Windows, então veja o tutorial de instalação do Wine. Eu rodo o meu player Mondego com o Wine e funciona bem, tirando a parte de rádios :) [se você for rodar, nas configurações do Wine pode ser necessário tentar outro driver de som, como OSS, se não funcionar o som ou se funcionar só na primeira música e não nas demais; ah, e é necessário instalar o Mondego sem skins (opção na instalação), caso contrário não funciona com o Wine atualmente].

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Márcio escreveu

    O problema são as mídias em cd ou dvd. Tenho que copiá-las para o hd, senão ele não deixa mudar as permissões!
    E valeu pela dica dos botões ao lado direito. Tava ficando louco!
    Abraço.

  2. escreveu

    Um outro caso que esqueci de comentar, quando algum script rodado como root faz o download de arquivos isolados e o usuário vai tentar rodar… Ai precisaria permissão de escrita neles também para alterar os atributos (diferente do CD/DVD que é midia somente leitura, mas lembra isso).

    Haha, tem sido raro achar pessoas que gostaram da mudança dos botões.

    Abraços

  3. sara fernandes escreveu

    pow eu estava já ficando estressada com o wine!!
    Vlw a dica me ajudou muito!!
    abrá.

  4. Anathiare Requena escreveu

    Por favor me respondam no meu e-mail.
    Meu Windows 7 não permite modificação no nome do arquivo ou pelomenos não com pontos do tipo ( >< : ) e eu tenho um netbook que para eu jogar the sims 3 na tela dele 1024×600 tenho que escrever -r:1024×600 na frente do nome do arquivo executável exemplo: …thesims3.exe-r:1024×600 mas o windows não permite os : (dois pontinhos) e preciso saber como fazer para ele aceitar essa alteração vocês podem me ajudar?

    Obrigada desde já

  5. Daniel escreveu

    Valeu cara, agora sim, tô conseguindo rodar alguns programas de Windows no Ubuntu sem aqueles erros chatos!

  6. clemilson escreveu

    instalei hj o ubuntu.
    qd tento alterar a permissão aparece:
    “Desculpe, não foi possível alterar as permissões de “setup.exe”: Erro ao definir permissões: Sistema de arquivos somente para leitura”

    obrigado!!

  7. Gerson escreveu

    Cara quando eu clico na permissão ele se desmarca sozinho, porque será?