Um pouco mais sobre os planos para o Explorando

por Marcos Elias (criador e autor do Explorando e Aprendendo)

Uma palavrinha com os leitores mais antigos do site… :)

Ah, antes de qualquer coisa: o anúncio chato por cima da tela não será carregado sempre não, viu? Há algum problema com o sistema. Se não for corrigido por eles atualizarei eu mesmo, usando algum método para exibir apenas a cada x visitas ou tempo.

O Explorando parece largado. Muitos acham que está. Não, não está! Hehe.

Desde o começo, láaa em 2005, o Explorando foi mantido como um blog pessoal, livre (inclusive comecei no Blogspot, numa época que nem internet em casa eu tinha…). Pessoal no sentido de amador: eu apenas postava dicas e tutoriais que achava úteis. O site foi crescendo, crescendo… Mas chegou num ponto em que parou. Eu continuei postando, às vezes dando tempos maiores entre os posts, às vezes postando várias coisas por dia… Mas sem uma organização ou ritmo. O site parou de crescer. E agora quero que ele cresça de novo.

Estarei tentando levar o Explorando para um outro nível por agora. Nunca fui fã da quantidade de atualizações: prefiro poucas e boas atualizações do que muitas inúteis ou irrelevantes, repetitivas, etc. Nesse sentido escrever num blog de dicas e tutoriais acaba sendo um desafio não muito fácil. De 2005 para cá a blogosfera evoluiu muito, milhares de blogs foram criados. Isso é bom, claro que é, mas acabou diluindo um pouco o interesse das pessoas. Blogs pessoais de um autor só dificilmente terão como concorrer com blogs que têm 10 autores pagos.

Não me importo com os números, de qualquer forma: o Explorando continuará sendo mantido por GOSTO, por amor à área… Área de dicas e tutoriais de tecnologia e computadores. Em suma, para quem usa computadores ou gadgets como smartphones e tablets – que, convenhamos, não deixam de ser computadores, com processador, RAM, armazenamento, e… sistema operacional.

Ainda em 2011 fiz alguns planos para o site ter vários editores (amigos pessoais e colegas), mas acabou não rolando. E pelo jeito não vai rolar tão cedo. Não tenho estrutura para pagar para editores no momento, e a qualidade do trabalho também deve ser levada em conta: muita gente quer apenas ganhar, escrevendo de qualquer jeito ou copiando de outros locais. Isso é o que eu jamais aceitaria no Explorando.

Então prosseguirei eu mesmo. Com mais dicas e tutoriais que acho interessantes. Na forma de uma troca de experiências: posto o que gosto ou acho útil. Não tenho o interesse em postar TUDO, absolutamente TUDO sobre determinado tema. Com algumas exceções, o Explorando continua sendo um blog livre: não é um curso e não tem um compromisso firmado com a comunidade. Portanto, nem eu mesmo posso me cobrar por mais posts ou por esgotar determinado assunto.

Mas farei o possível para manter algumas coisas legais, dedicando no mínimo uma hora por dia ao Explorando. O teor das dicas será bem variado, de forma que raramente elas irão atender a todos: desde cosias para iniciantes (normalmente voltadas a amigos e familiares não técnicos/geeks/nerds) até algumas coisinhas de programação (área em que dei uma largada…), jogos, tweaks, etc.

No final de 2011 e início deste ano optei por me afastar mais do site, dando uma espécie de “férias” a mim mesmo. Continuo escrevendo no Hardware.com.br (antigo Guia do Hardware.NET), continuo mantendo meus outros projetos e parcerias… E agora voltarei efetivamente das “férias” do Explorando.

Mas é isso. Só quero avisar que o Explorando segue firme e forte, apesar da redução na quantidade dos posts que teve em 2011. O Windows 8 vem aí, e com ele virão muitas dicas também. Na página do Windows 8 aqui no Explorando eu linko tudo o que publiquei sobre ele, tanto no Explorando como no GdH.

Resumindo algumas coisas que pretendo passar a postar mais:

  • Dicas e tweaks básicos de Windows, Linux, Mac, internet…
  • Dicas para iOS e Android (algo que ainda não explorei por aqui)
  • Dicas de sites úteis (estou abrindo um outro projeto com um parceiro, em breve mais infos, certamente divulgarei aqui)
  • Opinião: o que penso sobre vários temas do mundo da computação e tecnologia, custe o que custar (ninguém é obrigado a concordar, afinal de contas… :P)
  • Experiências pessoais: relatos de problemas com computadores e sistemas que eu passei, e a forma como os solucionei (um dos mais doidos e marcantes foi uma maltida bateria do CMOS…)
  • Videoaulas: eu quero fazer mais, mas a qualidade anda ruim. É complicado isolar o som onde vivo atualmente, e não há previsão de mudanças tão cedo. Como consequência os ruídos e o ambiente acabam atrapalhando (mesmo com microfone unidirecional, há outros fatores que atrapalham). Assim que resolver isso e/ou me mudar, começo a fazer mais.

É isso aí :) Qualquer coisa (menos dúvidas… :P) meu e-mail é [email protected]

comments powered by Disqus