Por que o Facebook está pedindo seu telefone celular?

por Marcos Elias

Tá rolando por aí que o Facebook vai começar a pedir número de celular dos usuários. Já deve estar, pelo visto, pois muita gente recebeu aviso. Eu não recebi porque já tinha cadastrado antes. Mas e então, qual é o objetivo disso?

Existem dois, ou pelo menos consigo ver uns três diretamente relacionados. Na verdade, quatro… Vamos lá.

celular proibido

1 – Facilitar a recuperação da conta?

Este é o mais óbvio e bonitinho. Desde que não esteja clonado ou que você não seja roubado ou perca o celular ou [etc x1000], entre as pessoas comuns só você tem acesso ao seu celular e às mensagens SMS que chegam nele (entenda por pessoas ‘comuns’ aqui gente de fora do governo e das empresas de telecomunicações). Se por qualquer motivo você não lembrar a senha ou alguém trocá-la sem seu conhecimento, você pode usar o celular para redefini-la. Ótimo! Vários outros serviços já oferecem isso faz tempo e não vi ninguém reclamando nessa proporção como agora com o Face.

2 – Tudo é movido a dinheiro! #fato

O Facebook é uma empresa. Uma empresa vive de lucro. Você usa de graça, mas não é exatamente de graça: o site quer algo de você. Quer algo de milhares de usuários. Quer que vocês vejam publicidade, comprem coisas, acessem sites e, assim, tornem a rede lucrativa – para os proprietários e sócios, claro!

Dar o celular pode facilitar a comunicação com o site, o envio de publicidade, a venda do número a terceiros para envio de propagandas que você nunca saberá de onde veio, quem sabe… Tudo é partoba possível.

Não há nada de errado nisso. É um serviço: você não é obrigado a se cadastrar no Facebook. Se não concordar com algum dos termos, encerre o cadastro e nunca mais volte lá (na verdade você deveria ter lido ANTES de se cadastrar, né?). Se a tentação e os amigos não deixam aí são outros quinhentos…

Para entrar numa balada que proíbe bermuda, você tem que ir de calça. Terá que optar entre ir de calça, se submetendo às regras da casa, ou arranjar outro rolê; ou ainda construir a sua própria balada do seu jeito, onde as pessoas podem entrar de bermuda. No caso do Face é a mesma coisa. Você se adapta às regras impostas ou não usa; se não gostar ainda pode criar a sua própria rede social que não exige celular…

Eu particularmente discordo da exigência do Facebook (assim como do Google ou de qualquer outro). Mas como é um serviço privado, não vejo motivo algum para proibir o Facebook de pedir o número celular. Dá quem quer. Ou dá ou desce. É mercado. Se outra rede social tão pop quanto não pedir e o Facebook começar a perder membros por causa disso, provavelmente os executivos vão voltar atrás.

3 – Evitar cadastros fakes

Simples: pedindo o número celular reduz-se bastante o número de cadastros fakes, já que é necessário confirmá-lo. Os fakes inflam a base de usuários de qualquer rede social… Eles têm lá sua utilidade, mas em geral não é uma coisa muito bem vista – muita gente tem fakes mas não assume, hipocrisia comanda.

O Facebook pode limitar a quantidade de contas que um mesmo número pode usar. Talvez não seja uma boa ideia emprestar seu número para amigos ou parentes…

4 – Dedurar você para o governo!

Sim! Não é conspiração. No BR isso parece mais mole, mas nos EUA, se falar mal do governo sua vida acaba, você pode morrer ou ter a reputação arruinada – inclusive sendo acusado de outros crimes suspeitos que talvez nem tenha cometido, correndo risco de ser preso em diversos países que se submetem à justiça norte-americana… Veja o caso do Wikileaks. Usar um celular de uso sério pode ajudar os caras a te achar. E o Facebook não estará do seu lado nessa: a privacidade não é o forte da rede. Se você vacilar, deduram mesmo. Talvez você mereça. Talvez não. Talvez seja injustiça. O Facebook não quer saber.

***

Enfim, de imediato são as quatro razões pelas quais o Facebook exige (ou pede amigavelmente) seu número de telefone. Se não concorda com qualquer uma delas, não forneça, saia da rede social e leia os termos de uso antes de se cadastrar na próxima.

Salve, Stallman!

Bem aventurados sejam aqueles homens livres, que não usam celulares nem navegadores por causa do rastreamento (aos noobs: clique no link na frase para ler, vai aqui de novo se perdeu; se não souber inglês, tente um tratudor automático ou o Google Chrome que traduz direto, é um relato bem curioso do Richard Stallman). Ah, ele tem um especial sobre o Facebook também. Vale a pena ler, um pouco de paranoia a mais não fará mal. Se não sabe inglês, aprenda! Só te fará bem, aumentando consideravelmente a quantidade de material útil (ou não) que você pode encontrar, como cursos completos de universidades, pra citar um só exemplo…

Indicação de telefones grátis, ou quase grátis…

Usa celular pra ligar pra amigos/parentes/etc e tem internet no PC? Tá perdendo tempo! Passe a usar VoIP, pelo menos enquanto não é proibido no Brasil. Tem uma série de serviços online que permitem fazer ligações pagando poucos centavos por minuto, em geral são muito mais baratos do que qualquer operadora de celular nacional. Veja aqui no Explorando:

Imagem via fotosinteressantes/Flickr


9 thoughts on “Por que o Facebook está pedindo seu telefone celular?

  1. Felipe escreveu

    Isso vale pra tablets que usam 3G também? Pq pra fazer confirmação de dados por sms não rola em tablets… pelo menos não que eu saiba.

  2. escreveu

    O telefone que ele pede é independente do que você usa para acessar, pode ser qualquer outro (é só para ele mandar o SMS, você pegar o código e digitar de volta no site). No caso vc deveria fornecer um número onde pudesse receber SMS (alguns fazem ligação e informam o número também, como o Google; outros só enviam SMS).

  3. Felipe escreveu

    Ah beleza…. pensei que tinha que ser o número do dispositivo onde se acessa.

  4. Gaby escreveu

    Eu já não tenho conta no face sem ser fake, agora tendo que colocar número de celular eu não vou usar nunka mais.. facebook é um lixo.

  5. A loira escreveu

    affz! Praticamente a maioria das redes sociais estão pedindo celular só para contrariar : O MEU PIFOU ! bejex

  6. Euzinho escreveu

    Meu perfil pessoal sempre pedindo nº de telefone. Recebi a mensagem com a senha, coloquei lá, mas diz que a senha não confere (e está correta). Agora sempre que entro pede novamente o nº de tel, não mais o código. Sou obrgado a fechar a aba do navegador e entrar de novo no Face. Mas sempre que vou sair aparece mensagem uma janela de aviso que “Apesar desta página ser criptografada, as informações fornecidas a ela serão enviadas por uma conexão normal (não segura).
    Os dados estarão sujeitos a interceptação. Deseja continuar?”
    Adoro o Facebook, mas isso já passou dos limites e na página de ajuda não tem o meu problema. :/

  7. ana karla de sousa silva escreveu

    eu não tenho celular por isso não consigo fazer………………………… me ajudm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>