Konqueror com WebKit é bem mais rápido do que com KHTML

Olha só que interessante o mundo do software livre.

O KHTML é o motor renderizador de HTML do KDE, ambiente gráfico muito famoso no Linux. O renderizador, pra quem não sabe, é o programa que lê o código HTML dos sites e monta a página final, bonitinha, que é exibida ao usuário.

A Apple pegou o KHTML e fez um fork dele, o WebKit, para usar no seu navegador chamado Safari. Um fork é um derivado, quando alguém pega um programa e gera um novo programa, atualizando ele independente do programa original. Ela foi trabalhando no projeto e o manteve open source, é claro. Até porque a base dele, o KHTML era open source e ela não poderia se apropriar do código – que havia sido criado por programadores do KDE com muitos colaboradores voluntários mundo afora.

O WebKit foi evoluindo mais rápido do que o KHTML, foi adotado também no Google Chrome – navegador expressivo em velocidade. Com isso além da Apple o projeto tem grandes contribuições do Google.

E agora… Aquilo que começou no KDE voltou para o KDE, só que muito melhor: o WebKit pode ser usado no Konqueror, e eventualmente acredito que no futuro seja padrão nele.

Bom, o fato de poder ser usado no KDE 4.5 não mudaria tanto a vida de quem usa o Konqueror por si só. O que é gratificante é que o desempenho dele é radicalmente superior ao do KHTML. No gráfico abaixo, que mostra o tempo para realização do teste SunSpider, quanto menor a barra, melhor:

Veja mais detalhes no Digitizor, além de como torná-lo padrão no Konqueror se você usa o novo KDE 4.5.

Isso tudo não seria possível se o KHTML fosse fechado. A Apple nunca poderia ter se baseado nele para gerar o WebKit, teria construído um motor do zero (ou talvez usado o Gecko da Mozilla) e toda a comunidade não seria beneficiada. O Chrome poderia nem existir (ou teria um motor próprio). O KHTML continuaria lentão, sem a esperança de ser tão rápido no navegador nativo do KDE – o Konqueror – por pelo menos um bom tempo – afinal desenvolver isso priorizando o desempenho não é algo fácil.

O Konqueror com KHTML não é tão bom, a compatibilidade com alguns sites é bem ruim. É interessante que tenha uma alternativa, mas ele deixa (ou deixava!) de ser competitivo perante os navegadores atuais.

Usar o Webkit no Konqueror ainda não é algo livre de problemas, mas em algumas versões futuras isso deverá estar bem melhor. Viva a liberdade, viva o mundo dos softwares livres.

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Mateus escreveu

    Realmente o konqueror com webkit esta muito bom..eu mesmo estou usando o konqueror com webkit pra escrever esse comentario..rs
    Eu acho q o unico problema nisso talvez sejá um decreto de morte do khtml..
    acho q as pessoas q usam o konqueror iriam adotar o webkit e deixar o khtml de lado o que acarretaria num desisteresse por parte do desenvolvedores em continuar o khtml…! =)