Como resolver: Lumia / Windows Phone 8 não sincroniza com o PC

por Marcos Elias

Como sincronizar o Lumia com o PC? Dá erro ao passar fotos, vídeos e músicas, o cartão não aparece??? Veja como consegui resolver. Este é um post desabafo/reclamação referente ao Windows Phone, da Microsoft, num aparelho da Nokia (Lumia 620). Não tenho a solução para o problema, na verdade estou atrás dela. Resolvi de forma simples, depois de muita dor de cabeça!!! Bastou retirar e/ou formatar o cartão de memória. Instruções no final do post.

Como comentei recentemente, fiquei extremamente magoado com o Android, odeio as limitações artificiais do iOS… Então decidi apostar no Windows Phone 8, visto que superficialmente eu havia gostado do sistema – e gostei mais ainda depois de experimentá-lo diariamente. Comprei o Nokia Lumia 620. Apesar de ter encontrado muitas coisas negativas no Windows Phone, ainda não me arrependi: acredito que não precisarei do Android tão cedo.

Gostei muito da interface e tudo mais, mas neste post venho relatar um problema que considero grave, talvez gravíssimo. Não consigo conectar o aparelho ao computador para transferir dados. Na verdade até conecta, reconhece, mas não deixa ter acesso ao conteúdo do mesmo, nem enviar nem receber arquivos.

Logo que tirei o aparelho da caixa e o liguei pela primeira vez, depois da configuração inicial e dos primeiros minutos nele precisei restaurar as configurações de fábrica, o que foi uma decepção e tanto. Sem isso dava o erro FFFFFE70 ao tentar acessar a loja de aplicativos e o Office não abria, entre outros problemas.

Não consigo passar músicas, fotos ou vídeos para o Lumia 620

Primeira tentativa, mais óbvia: plugar o cabo USB no aparelho e no computador… Desbloquear a tela… Ele aparece no “Computador”, é reconhecido como Lumia 620 mesmo, mas não exibe nada na pasta.

propriedades windows phone

Não dá para colar coisas também, vem um erro:

nao consigo passar arquivos lumia

Segunda tentativa: procurar um aplicativo para passar os dados. Tentei o Zune (não detectou o aparelho), depois vi que haviam apps dedicados. Há links aqui:

http://www.windowsphone.com/pt-BR/how-to/wp8/music/sync-music-ringtones-and-podcasts-using-my-computer

Primeiro baixei a versão para desktops (uso o Windows 8 Pro). Ela insistia em dizer que o aparelho estava bloqueado, mesmo não estando:

bloqueado

Windows Phone está bloqueado
Desbloqueie o telefone para ver o que há nele.

Até desativei o bloqueio (a senha na tela de bloqueio), retirei, conectei… E nada. Mesma coisa.

Pesquisando na web vi sugestões para desligar e ligar novamente o aparelho (reboot no Windows para resolver problemas… sdds Win95). Não deu certo. Nem reiniciando o aparelho nem o computador depois de instalar o programa. Tentei em outras portas USB, nada… A bateria fica carregando (aparentemente de forma normal), e só.

Há uma versão do programa para Windows 8 no modo moderno (“Metro”), mas ela também não funcionou:

prolemas transferir arquivos windows phone seu telefone esta com problemas

O seu telefone está com problemas
Seu telefone Windows Phone e seu computador não estão trabalhando juntos de maneira amigável. Reinicie seu telefone para tentar convencê-lo a trabalhar melhor. Pressione e segure o botão ligar/desligar, deslize para baixo para desligar. Ligue-o e tente novamente.

Enfim, é isso. Lixo. Primeira experiência bastante broxante.

Isso não desmerece a plataforma como um todo, claro que não. Não ocorreu com todo mundo. Pode ter sido problema com uma atualização (oficial) que apliquei depois de alguns dias com o aparelho, nesse caso seria culpa da MS ou da Nokia. Não vou julgar negativamente o aparelho por causa disso, mas de fato a minha experiência inicial não foi das melhores.

Acabou que perdi quase uma hora tentando e nada de sincronizar o Lumia 620 com o computador. Triste.

Eu passei o que precisava usando o cartão microSD com um adaptador para SD, no leitor do notebook (não tenho o leitor no PC). Fico pensando em quem não tem como fazer isso, seja pela falta do adaptador ou do leitor… Ou por simplesmente não ter acesso a um PC próprio. Mas isso é chato, é necessário abrir o celular (e a capinha do Lumia 620 já não é tão legal pra remover…). Ah, eu esqueci completamente do Bluetooth. De qualquer forma não teria no PC de mesa com acesso fácil, não sei onde está meu minúsculo adaptador…

Em tese a transferência de músicas e dados deveria funcionar pelo próprio Windows Explorer, sem precisar instalar nada extra. Não deu certo. Baixei os apps oficiais (três, o Zune, o Aplicativo do Windows Phone para desktop e o outro da loja do Windows para o ambiente moderno). Não deu certo. Tentei no outro dia. Não deu certo.

Não sei mais o que fazer, se toda hora que for passar algo precisar tirar o microSD… Aí complica, vou me cansar e voltar pro Android ou pegar outro aparelho (tacando este no chão com muita força antes).

Não tentei restaurar as configurações de fábrica e nem pretendo. Se precisar fazer isso vou desconsiderar o uso do aparelho e/ou da plataforma logo cedo. Fala sério, né?! Já precisei fazer isso logo de cara depois da experiência de uso inicial… Não tem jailbreak, não fiz nada de anormal, apenas usei o produto de acordo com as recomendações esperadas para um usuário comum.

Espero que meu caso seja um caso isolado. A princípio gostei do Windows Phone, é algo diferente, roda bem suave. Tem limitações (boa parte artificiais), sim, tem. Odeio isso. As limitações artificiais me afastam do iOS, mesmo sendo um ótimo sistema. Mas não custa tanto testar o Windows Phone (na verdade me custou uns R$ 800 e pouco :P) e ver se consigo me adaptar, tendo em vista que estava – e estou! – muito decepcionado com o Android.

Citei Android? Opa!

Falar mal é falar comigo mesmo. Na boa, falar mal não, falar a verdade.

Falando em Android, num oferecimento do Motorola Xoom com a atualização oficial pro 4.0.4 (porque o 4.1 só foi liberado pros EUA, chupa brasileiros! Eu incluso =/)…

xoom android erro

O Executar não está respondendo.
Gostaria de fechá-lo?

Isso aconteceu depois de um travamento doido no Chrome beta. Um problema num app travou o sistema todo e precisei desligar/reiniciar o tablet… Realmente lembra o Windows 9x :P

Mais sobre o Xoom, tablet que recomendei quando comprei: trinco no vidro externo da tela (ok, foi pontual, ele veio perfeito) e as segundas impressões

A vantagem do Android sobre Windows Phone: liberdade!

Especialmente com root… Daria pra instalar um servidor FTP no telefone para transferir arquivos (eu usava o swiftp). Gosto da liberdade de poder acessar o sistema de arquivos inteiro, tanto do cartão como do telefone. Nas ditaduras do Windows Phone e iOS não rola (pelo menos não de forma autorizada). Sinto falta disso. Sem contar que prefiro gerenciar mídias por pastas, não por artista/gênero/etc. Sou mais uma playlist baseada em texto simples, seja no computador (com meu praticamente abandonado Mondego Player) ou nos telefones/tablets… Mas tudo bem, isso já é algo mais pessoal.

RESOLVIDO! Consegui passar tirando e/ou formatando o cartão microSD

Depois de tentar muitas coisas, incluindo dicas sugeridas pelo pessoal da Microsoft e Nokia no Twitter, consegui de uma forma que eu não esperava. Retirando o cartão de memória microSD do Lumia a sincronização com o PC foi possível!

O problema para muitos é que as fotos e vídeos poderiam estar no cartão, então nesse caso você precisaria usar um leitor ou outro aparelho para copiar os dados antes de formatá-lo.

Formatando o cartão pelo Windows Phone a sincronização foi possível. Pelo visto o sistema buga com algumas configurações de cartões. No caso, eu tinha colocado um microSD de 8 GB que usava no Motorola Milestone. O Lumia 620 reconhecia as fotos e arquivos multimídia, tirava fotos e grava vídeos nele normalmente, mas não deixava passar os dados para o PC. Com o cartão inserido, nem os dados do telefone apareciam no computador.

Formatando o cartão pelo Windows Phone foi possível fazê-lo funcionar. Aparentemente é um bug tosco relacionado ao sistema de arquivos no cartão, e não ao cartão de memória específico em si. Experimente formatá-lo e teste para ver se o seu caso é resolvido.

Mais pessoas relataram nos cometários que passaram pelo mesmo problema, e tirando o cartão deu certo. Pô, Nokia e Microsoft, que mancada!

Como formatar o cartão de memória no Windows Phone

Vá em Configurações > armazenamento do telefone.

formatar sd lumia

Toque em cartão sd e clique em Formatar.

formatar cartão microsd windows phone

Todo os dados dele serão perdidos, é claro, incluindo fotos e vídeos que você possa ter feito no próprio Lumia (visto que normalmente ele deixa usar o cartão para essas tarefas, apenas falha ao conectá-lo ao PC em alguns casos).

E então, problema resolvido?! Por aqui deu certo. Fica a recomendação: ao colocar um cartão novo no Windows Phone, formate-o antes de utilizá-lo! Esse bug pode trazer uma dor de cabeça e tanto para quem não tem como pegar os dados do cartão usando um outro computador ou leitor, especialmente depois de ter tirado várias fotos e feito vários vídeos.


13 thoughts on “Como resolver: Lumia / Windows Phone 8 não sincroniza com o PC

  1. Fernando escreveu

    Pela ótima experiência que tive com meu Omnia W posso dizer que o WP 7.8 é muito bom mesmo, embora o Zune seja um saco.

    Lamento sua má experiência com o WP 8, mas creio que seu problema seja comum, embora no seu lugar já tenha formatado o aparelho ou tenha tentado passar pra frente.

    Meu atual Android (Razr HD) não achei tanta liberdade nele, a transferência de arquivos dele não é tão simples quanto a do Galaxy S1, quando o computador reconhecia o dispositivo como pen drive.

    Atualmente os dispositivos Android estão bem nojentos a ponto de:
    -Usar um sistema de arquivos diferente (MTP)
    -Este MTP só tem um suporte decente no Windows, tenta transferir arquivos pelo Linux (eu não consegui)
    -e mais um motivo o qual não estou lembrado agora, mas depois eu posto

  2. escreveu

    Cara, comprei um aparelho desse e estou com o mesmo problema. Não sei se levo na loja pra trocar ou procuro alguma solução de suporte. Já tentei de tudo

  3. Raphael Pereira escreveu

    Olá,

    Tive o mesmo problema e resolvi como? Uala…. Desconfigurei o SkyDrive e voltou a funcionar.

    Quando vc configura o SkyDrive o Celular praticamente só aceita arquivos vindos dele, conselho… não deixe o SkyDrive logado….

    Abraços

    Raphael

  4. Junio escreveu

    Marcos bom dia.
    estava com mesmo problema com meu Lumia 620. é so retirar o cartao de memoria que funciona(pelo menos comigo funfou). infelizmente com cartao so da bloqueado. espero ter ajudado.

  5. Erick escreveu

    cara isso e problema de compatibilidade de cartao de memoria
    tive o mesmo problema tmbm com um cartao de memoria de 4gb multilaser
    tirei o cartao e sincronizou perfeitamente
    depois testei com um catao de 1gb kingstom e tmbm funcionou perfeitamente

    testa com outros cartoes pra ver se funciona e muda sua opinao sobre esse aparelho pois eu estou adorando ele, rsrsrs

    abraço!!

  6. rhebeka escreveu

    Aleluia estava cm esse mesmo constragimento, estava odiando o lumia 620 por isso, ate que o Junior disse e tirei o microsd e pronto Desbloqueou. Um beijo grande =D

  7. Ana Claudia Santos escreveu

    Olá tive os mesmos problemas que vocês,alem disso não consigo baixar jogos nem aplicativos como proceder.Obrigada.Ana.

  8. dani escreveu

    Geeeeeeente, nao consigo acessar a internet no meu lumia 620.. ja tentei 3g da operadora, wi-fi e nada! alguém teve a mesma dificuldade? como resolver?

  9. escreveu

    Eu só consegui usar a internet (seja Wi-Fi ou 3G) depois de ligar pela primeira vez quando restaurei o meu (perde os dados salvos). Se quiser tentar: Configurações > Sobre (role a tela) > Restaurar configuração de fábrica.

  10. Luciene Anapolis escreveu

    Salve marcos Elias…putz eu ja estava com essa dor de cabeça ha quase 30 dias. Formatei o cartão e pronto, problema APARENTEMENTE resolvido, vamos ver…

  11. leandro escreveu

    Obrigado colega fiz td certinho e já estou atualizado no forrozinho no meu Lumia!

  12. Jorge Luis escreveu

    Meu irmão muito obrigado pela dica, eu ja tinha dias tentando acessar meu lumia e não conseguia, sempre dando erro foi tirar cartão de memoria acabou o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>