Chega de enrolar! Aprenda ou aprimore seu inglês no seu tempo livre, usando apenas materiais gratuitos da internet!

Como instalar mods no GTA IV e EFLC?

Arquivado em: Como fazer,Dicas de Programas (Windows),games • Tags:, • 28/10/2010 @ 0:51

por Marcos Elias

Num outro post comentei sobre como adicionar carros no GTA San Andreas. Mas como fica no GTA IV, e nas suas expansões, como o EFLC (Episodes From Liberty City)?

Existem muitos mods para eles, ainda não tantos quanto para o SA mas existem. Os arquivos são adicionados em arquivos de imagem, com extensão .img (imagem de “pastas com arquivos dentro”, não são imagens como fotos, mas isso não importa muito).

Programa para instalar mods no GTA IV e EFLC

O melhor programa para lidar com eles é o SparkIV. Há uma versão também para o EFLC, chamada simplesmente SparkIV EFLC. Você pode baixar em:

http://code.google.com/p/gtaivtools/downloads/list

Baixe a versão certa (se é para o GTA IV original ou para a expansão EFLC).

Como adicionar os arquivos wtd e wft no GTA

Ao abrir o programa, clique em Open, localize o arquivo que você deseja modificar (geralmente vem indicado nos arquivos de texto junto com os mods). Por exemplo, para alterar carros no EFLC normalmente é o arquivo vehicles.img da pasta:

EFLC\pc\models\cdimages

Dependendo do seu sistema a pasta fica dentro da Arquivos de programas. Eu tenho o jogo comprado pelo Steam, então no meu o caminho é esse:

C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\grand theft auto iv episodes from liberty city\EFLC\pc\models\cdimages

Imagino que você não terá dificuldade em localizá-lo no seu PC. Ah, antes de modificá-lo é bom copiá-lo – pode ser na mesma pasta. A cópia facilitará MUITO caso alguma coisa dê errado ou quando você quiser restaurar os carros originais, já que bastará trocar o arquivo e reiniciar o jogo, sem precisar instalar o jogo inteiro de novo.

Com o arquivo aberto, a imagem do SparkIV será mais ou menos assim:

spark IV

Ele tem vários “arquivos” dentro. Os arquivos com extensão .wtd são arquivos de textura (imagens). Dá para visualizá-los e editá-los no próprio SparkIV, clicando em View ou Edit com o arquivo selecionado. Já os arquivos de extensão .wft são os modelos 3D do objeto. Eles podem ser editados com programas específicos de modelagem, como as versões recentes do ZModeler.

Para trocar um carro os nomes dos arquivos deverão ser os mesmos do carro desejado, o que será substituído. Eu costumo adicionar ônibus, mas em Liberty City os ônibus não costumam circular, todo mundo usa carros, motos e metrô, menos ônibus… :( Então gosto de trocá-los pelo taxi ou cabby (o taxi que aparece mais na parte rica da cidade), mas fica a seu critério (muitas vezes os nomes já vêm prontos para o carro desejado). Em todo caso os arquivos wft e wtd deverão ter o mesmo nome, mantendo apenas a extensão do tipo certo.

Clique em Import, localize os arquivos do mod e depois clique em Save (normalmente não precisa clicar no Rebuild). O jogo precisa estar fechado, senão o programa não conseguirá atualizar o arquivo.

Além de carros podem ser trocadas outras coisas, nesse caso siga as instruções do mod. Em vez do arquivo vehicles.img você precisaria abrir outros nesses casos.

Feita a troca e salvo o arquivo, basta fechar o SparkIV, abrir o jogo e esperar o carro aparecer (ou chamá-lo se tiver algum outro mod para isso).

Em alguns casos é necessário trocar as propriedades do veículo, por exemplo no meu caso, que troco o taxi por ônibus. Tenho que alterar a velocidade, massa, “potência” e outras coisas mais. Geralmente os mods indicam as instruções de quais arquivos você precisa alterar. Seria a mesma coisa das versões anteriores do GTA, são arquivos de texto que ficam na pasta dele. No EFLC, por exemplo, poderia ser nessa pasta:

C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\grand theft auto iv episodes from liberty city\EFLC\common\data

Um arquivo muito comum é o handling.dat. Ele deve ser aberto num editor de textos puro, como o bloco de notas. Você pode abrir o bloco de notas e arrastar o arquivo para cima dele (veja dicas de como arrastar e soltar arquivos e pastas com mais responsabilidade e praticidade). Localize a linha desejada, edite e salve o arquivo. Não se esqueça de criar uma cópia também, para poder restaurá-la facilmente em casos de modificações.

Vale lembrar que com mods pode ser difícil ou impossível jogar online, então tenha em mente que você poderá ficar restrito ao modo offline – dá para se logar no Live e salvar o jogo, mas não fica bem online com outros jogadores (dica: veja como jogar GTA IV ou EFLC online no Brasil com cadastro da Live). O motivo é simples: o jogo online precisa ser sincronizado entre todos os jogadores. Se é uma corrida, você tem um carro de 4 metros trocado por um ônibus de 12 metros, a distância livre atrás de você certamente não será a mesma da que teria se tivesse um carro menor. Então problemas inesperados poderiam ocorrer aos montes.

Ah, e por fim… Se você instalar o jogo novamente (por cima), ou atualizá-lo, ou aplicar algum patch oficial, pode ser que as modificações sejam perdidas e o jogo seja restaurado ao original. Isso é muito comum no Steam com atualização automática, mesmo que você nem faça nada. O EFLC é muito usado por jogadores do Steam, já que é vendido oficialmente no Brasil por ali. Se é o seu caso… Então desative a atualização automática do jogo pelo Steam.

Como desativar a atualização automática dos jogos no Steam

Na lista de jogos, clique no jogo com o botão direito e escolha Propriedades.

desativar atualização automática no steam

Na aba Atualizações da janelinha que abre, escolha a opção para não atualizar o jogo automaticamente:

desativar atualização automática no steam

Clique em fechar e pronto :)

Feito isso é só curtir o jogo!

Ah, vale destacar para sempre tomar cuidado com coisas que pedem sua senha e também programas executáveis (.exe ou .com, ou ainda .bat). Alguns instaladores de mods podem conter vírus ou malware. Prefira baixar arquivos confiáveis, zipados (ou compactados com o WinRAR) sem exe dentro. Instalar os arquivos wft e wdt pelo SpartkIV não afeta seu sistema, já ao rodar um .exe que prometeria facilitar o trabalho, nunca se sabe o que ele fará de fato por trás.




9 respostas para “Como instalar mods no GTA IV e EFLC?”

  1. jhony disse:

    é qase a msm coisa de instalar no san andreas

  2. Masisa disse:

    Show de dicas ! Já estão no meu GTA também.

  3. Caio disse:

    Muito bom o Tuto, mas vc não falou, precisa de algum programa pra liberar instalação de mod?
    é possivel mudar som de sirene com o Spark IV?
    Como instalo ELS mod?

    Grato

  4. paulo disse:

    kero saber como é o nome do programa do gta para tunar e ter carros brsilheiros

  5. Guilhermy disse:

    ola , pode parecer uma pergunta meio besta mais tipo os mesmos carros do gta 4 complete edition (original) OS MOD servem para o EFLC ???
    desde ja agradeço

  6. Jonas disse:

    Fera, o EFLC tem uma proteção em relação ao Handling.dat, não abre como arquivo de texto, é um arquivo kriptografado no caso…to pesquisando aki e está bem dificil de mexer nele!!!
    Abraço!!!

  7. felipe disse:

    Cara…

    Eu nao consigo entrar dentro do spark sendo que meu caminho também é esse : pela steam
    C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\grand theft auto iv episodes from liberty city\EFLC\pc\models\cdimages

    Tem algum outro jeito ? é o unico problema que tenho , nao consigo abrir ele simplesmente

    Abraco

  8. Dinho disse:

    Boas . Olhem consegui trocar os carros, mas agora aquele programa de chamar os carros e alterar as cores e abrir portas nao consigo meter ele a dar, nao tenho o ficheiro .ini (quando saco do download q vcs dao) , e a meio do jogo da um erro do eflc por causa disso, algm sabe como por a funcionar o programa de chamar os carros e isso? Abraços

  9. ilasha disse:

    EU faço como vosses dizem, porém quando vou a jogar não aparece os carros que pus. Ajudem-me por favor!!

Deixe uma resposta

 

Aprenda inglês como eu estou aprendendo: online, de graça!

Olá, sou o Marcos Elias, criador e redator aqui do Explorando. Estudo inglês pela internet há alguns anos, e com o tempo fui percebendo que já consigo ler, ouvir e entender muita coisa, é magnífico! Isso tudo sem gastar praticamente nada, pois há inúmeros sites com conteúdo grátis. Muita gente termina cursos presenciais e não compreende NADA falado. Eu consigo entender muita coisa em apresentações e vídeos de gringos sem precisar de legenda, sem jamais ter pisado num curso de inglês pago. Como estou aprendendo, decidi montar um blog para compartilhar as dicas com você que quer aprender ou melhorar seu inglês. Não é fácil, mas não é impossível. Dedicando um tempo livre todos os dias você chega lá!
Acesse aqui o hotsite Aprender Inglês do viamep.com. Alguns destaques:


Tem dúvidas de informática? Pergunte!
Tem alguma dúvida de informática, programa de computador em geral?
Não é necessário se cadastrar. O pessoal do Explorando e os visitantes poderão tentar te ajudar, de graça.

Artigos recentes