Além de músicas: meu player de vídeo :)

por Marcos Elias

O que eu gostaria num player de música? Ando colocando no Mondego. O que você gostaria? <- diga nesse link :) Dependendo dos gostos e estando dentro dos objetivos dele (ser um player eficiente sem frescuras) posso adicionar (sem prometer datas).

Quem acompanha por aqui sabe que estou fazendo um player para Windows, o Mondego. Ele foi adicionado esses dias no Superdownloads:

http://superdownloads.uol.com.br/download/104/mondego-player/

Mas quero mais. Quero um player de vídeo também. Fazer isso do zero não seria a melhor coisa. Não demorou para minha escolha de backend vir à mente: MPlayer! Robusto, poderoso e open source.

Player (para Windows pelo menos) é o que não falta. Mas “no meu” posso adicionar coisas que quero, deixar como prefiro usar, etc – pensando “globalmente” no sentido de ajudar a maior quantidade de pessoas, sem no entanto, perder meus objetivos. Eu ODEIO a forma como a maioria dos players de vídeo gerenciam a playlist. Geralmente um player de vídeo é ruim para música, e o contrário também é verdadeiro (conheço muitas pessoas que odeiam ver vídeos no Winamp e odeiam ouvir música no Windows Media Player, mas para vídeo este fica bem e o Winamp se dá melhor com as músicas). Pretendo juntar o melhor dos dois mundos. A definição da interface ainda está em estudo, aceito rascunhos, como um exibido pelo Bruno Luiz no Twitter.

Melhor ainda foi quando encontrei uma UI pra o MPlayer feita em Delphi, o MPUI do Martijn J. Fiedler. Em vez de começar a interface do zero, peguei a dele. Ele está parado desde 2006, como mostra o changelog no site, e teve uma pequena alteração em 2008 que nem foi pro changelog. Foi um bom começo para meu player de vídeo.

Como quem toca o vídeo na verdade é o MPlayer (um programa sem interface gráfica, operado pela “linha de comando”), a compatibilidade com inúmeros formatos é garantida. O MPlayer é famoso no Linux, mas aos poucos vem dando as caras no Windows por meio de programas como o SMPlayer – e esse :P.

O Mondego MP é disponibilizado agora mais como um preview (mas já uso como player padrão aqui, claro!), falta trabalhar em muita coisa ainda. Ficarei com os dois projetos, o Mondego (tocador de música) e o Mondego MP (media player, tocador de vídeos e também música). Eis alguns screenshots no estado em que ele se encontra:

A playlist embutida serve para acesso rápido, não é completa. A playlist completa, “solta”, tem busca no estilo do Mondego e também aba de Favoritos e pastas, podendo inclusive carregar todos os arquivos de vídeo e áudio das pastas favoritas ao abrir o programa. Pela natureza dela é bom usá-la com resolução alta. Mas ela pode ser arrastada para baixo ou para onde você quiser. Por enquanto nem todas as extensões estão “cadastradas”, mas você pode tentar abrir qualquer coisa arrastando arquivos para a tela dele.

Ele ainda não toca DVDs com menus corretamente. Serve mais para arquivos locais. Tem apresentado uma ótima estabilidade, mesmo com arquivos “pesados” para decodificar, como RMVB. Tela cheia, legendas (é só deixar o arquivo da legenda com o mesmo nome do filme, claro que com a extensão de legenda), etc. É possível passar comandos para o MPlayer também.

Por enquanto ele está disponível apenas em inglês, preciso terminar mais coisas, e dará para aproveitar também as várias traduções para o MPUI, só que contatando os tradutores para pedir ajuda com as novas strings (afinal muitos botões e textos foram acrescentados).

Ah, o Mondego MP é open source. Ele está hospedado no SourceForge, para baixá-lo acesse:

https://sourceforge.net/projects/mondegomp/

Há uma versão portable também.

O Mondego sem o “MP” não vai ser abandonado, vou trabalhar nos dois programas, os objetivos deles são diferentes. O Mondego é ideal para ouvir músicas mesmo em PCs lentos e antigos, inclusive agora há opção, ao instalar, para desativar o suporte a skins. Assim é usado um executável separado, bem menor, atualmente com 689 KB (versus 1 MB da versão com skin). Falando nele esses dias postei uma nova versão com aprimoramentos, vale a pena conferir (melhorias na busca, equalizador com 10 bandas que salva as posições…).

Quanto aos problemas atuais: o principal é a integração entre as playlists (compacta e full): elas não são sincronizadas ainda quando você adiciona novos arquivos, o trabalho na playlist compacta está em estágio inicial. Prefira usar a playlist completa. Elas são sincronizadas ao alternar entre elas, mas se estiver na pequena e adicionar novas músicas ou vídeos, eles não ficarão visíveis na pequena ainda (até que você troque para a grande e volte para a pequena).

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Carlos Eduardo Salles Mineiro Silva escreveu

    Opa, se você pudesse, seria legal fazer um diario do que você
    fez, como se fossem etapas.
    Eu to cursando o Técnico em Informática e seria legal pegar umas
    dicas e aprender com suas experiencias.

  2. escreveu

    Interessante a sugestão, Carlos… Vou pensar em algo mas não terei como prometer muito, pelo tempo necessário pra isso. Todavia o código fonte dele está disponível, geralmente quando se acostuma com a linguagem de programação é só “ir lendo” o código que dá para pegar como foi feito e onde alterar as coisas, Estou para postar mais dicas de Delphi e também do Inno Setup mas acabei não fazendo ainda essa seção :(