Troquei o Chrome pelo Opera 15

por Marcos Elias

Ano: 2008. O navegador do Google vinha aí. Surgia um novo navegador com um visual bem leve, que gostei de imediato. Velocidade! Bem mais rápido do que o Firefox no meu PC. Curti o estilo de abas. Curti tudo.

Desde aquele dia minha vida na web nunca mais foi a mesma. Eu passei a usar só o Chrome, em beta. Ele tinha vários problemas, muitos na verdade. Características básicas encontradas em outros navegadores há anos ainda não existiam no navegador do Google, mas a usabilidade geral… Ah, eu amei. Usava só ele.

explorando 2008

Até poucos dias atrás o Chrome era meu navegador padrão em todas as plataformas: Windows, Linux, Mac e Android (no iOS achei ruinzinho… E para Windows Phone não há navegadores de terceiros).

Gostei demais do Opera Next 15!

A Opera Software recentemente abandonou seu motor proprietário, Presto, para usar o Webkit – o mesmo motor usado no Chrome. Isso foi ruim e bla bla bla, eu sei, eu não gostei muito de ver um navegador de verdade ir embora, ainda que proprietário – eu preferia vê-lo open source, mas…

Depois o Google decidiu criar um fork do WebKit e nasceu o Blink (Blink me lembra da tag <blink>, ainda mais num texto com o termo “Opera” no mesmo parágrafo… A geração web atual não entenderá :p). Logo a Opera correu e falou que usaria o Blink no Opera.

E eis um preview com o Opera 15 (“Next”, com o “O” prateado, indicando uma versão experimental). Eu testei, adorei a velocidade de carregamento das páginas, de forma que, pela primeira vez na vida desde 2008, estou passando mais tempo em outro navegador do que no Chrome. Inacreditável, nunca achei que usaria o Opera por muito tempo – sempre usei ele como navegador alternativo nos desktops, acompanhava o desenvolvimento das novas versões mas não usava tanto. Ele penava para acompanhar a evolução dos navegadores mas estava conseguindo: não tinha nada a ver com o problemático Opera que conheci em 2002, 2003, 2004… Que fechava sozinho direto no Linux… Que era incompatível com muitos sites e tal…

Opera 15 Next é rápido, muito rápido

Não fiz benchmarks, nem pretendo. A navegação prática foi extremamente rápida. O Blink tem diversos aprimoramentos perto do WebKit normal, e aparentemente (não fui a fundo) a Opera saiu na frente do próprio Google e já implementou o código liberado no seu navegador.

Aproveitando, um print do novo layout do Explorando (ainda em desenvolvimento… ;) desenvolvimento contínuo!)

opera 15 next

Se interessar, experimente:

http://www.opera.com/pt/developer/next

Certamente não é o mesmo Opera que você deve estar acostumado. A montagem das páginas, pelo menos no meu computador (um básico Core i3 2100 com 8 GB de RAM) foi excepcional. Parece que minha velocidade de internet aumentou, sério. Páginas estáticas em sites rápidos então, nossa, carregam na hora.

Eu curti demais o Blink, e não vejo a hora do Chrome estável passar a utilizá-lo. Se for tarde demais talvez eu fique com o Opera mesmo. Sinto falta da cara do Chrome, mas curti tanto o desempenho do Opera 15 que não penso em voltar tão cedo. Mesmo sem perceber, todo o trabalho no PC ultimamente tenho feito no Opera 15 Next…

O Opera 15 Next não é perfeito, ainda

Sendo uma versão “Next”, ele é como um beta, um preview público. Não está pronto. Faltam coisas. Há problemas.

Basicamente há poucos bugs que mais me irritam:

– Não dá para arrastar abas para outras janelas (todavia dá para teclar CTRL + N para nova janela).

– Falta do recurso ‘Favoritos’, que parece que não voltará. Os Stashs são uma porcaria nos desktops, desperdiçam muito espaço na tela.

– O item “Pesquisar” ao clicar com o botão direito abre na mesma aba/guia… Indesejável para mim, prefiro em nova aba.

– Às vezes ao copiar URLs elas vão sem o http:// (o Chrome tinha esse problema antigamente)

Se você for testar, saiba que ele pode ser instalado lado a lado com o Opera “comum” (com o logo “O” vermelho). Ele não afeta o estável e vice-versa. E você, que navegador usa?

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Fernando escreveu

    Sim o Opera branco é bem veloz, bem ao contrário do Opera presto (pra nada)

    Mas…
    Enquanto o opera link não voltar fico com o antigo mesmo (por causa justamente dos favoritos sincronizados e speed dial)

    Obs. o modo off road dá pau com o Skydrive

  2. escreveu

    Valeu, Marcos Elias. Bela dica. Usava bastante o Opera antes mas estava abandonado. Já instalei o 15 e também estou gostando muito da velocidade na abertura das páginas.