Chrome no Android: de volta ao IE no Windows 95

por Marcos Elias

Comprei um tablet Positivo Mini Quad que oferece um excelente custo beneficio (vou dedicar um post só para ele num review que já escrevi), porém fiquei um pouco decepcionado com o software. O Chrome dá crash com frequência. Ele vem com o Jelly Bean 4.2.2. Xinguei o tablet, a Positivo, a Google (suspeito de problemas do port x86, visto que esse tablet vem com processador da Intel). Navegar na web por muito tempo nele é bem ruim. Reiniciando o tablet o Chrome fica mais estável. Mas apenas por poucas horas, às vezes nem mesmo uma inteira. Alguns sites médios e pesados, mesmo de notícias, com frequência fazem o navegador fechar. E isso é irritante. Demais. Perder  a posição em que estava na leitura, perder texto em formulários, perder a posição em vídeos embutidos… A vontade que dá é tacar o tablet no chão.

Depois de ter xingado um pouco a Positivo mentalmente, fui pesquisar e vi que várias pessoas relatam isso nos mais variados aparelhos. De vários fabricantes.

Num LG L1 II, smartphone low end, até acho compreensível que o Chrome dê crash, visto que o aparelho tem menos de 100 ou 150 MB de RAM normalmente livres pros apps. Mas num tablet com 1 GB de RAM isso não deveria acontecer.

Facebook, WhatsApp Web…  E até sites como G1 ou Tecnoblog, Tech Mundo e outros fazem o Chrome fechar aqui. O próprio Explorando. Para complicar este não vem com aquele navegador simples nomeado como “Internet”. Ele travava bem menos nos aparelhos que pude ver.

O Firefox aqui também dá crash. Opera idem. O mais estável foi o Opera Mini, mas poxa, será que não há um navegador que preste no Android? O Opera Mini é bem mais limitado nas funcionalidades e capacidade de renderização.

Encontrei muitas queixas de usuários do Chrome no Android 4.1/4.2 em diversos aparelhos, até mesmo nos Nexus do Google. Será que no Kit Kat ele fica mesmo mais estável? Pelo visto a Positivo não vai atualizar este tablet, que já veio de fábrica com uma versão bem antiga.

Eu comprei já sabendo que não seria atualizado, e de fato o custo benefício é bom até o momento. Mas será que não posso mesmo navegar de forma confortável na web? Não esperava que o Chrome fosse ficar fechando. Poxa, é o navegador padrão nele. Inaceitável.

Crash assim é tão Windows 95… O IE que costumava fechar em alguns sites.

Eu não consigo acreditar que em pleno 2015 esses problemas ainda existam nos softwares.

Cambada de irresponsáveis: desenvolvedores, projetistas, fabricantes. Como lançam uma merda no mercado que não funciona?

Um dispositivo para acesso à Internet tem que funcionar na maior parte do tempo.

Quanto mais Androids eu uso, menos Androids eu quero usar…

Para alguns o Chrome funciona bem. É verdade. No meu velho Motorola Xoom, que tem alguns outros problemas de software, o Chrome roda bem mais estável do que aqui no Positivo Mini. Isso me faz reforçar a idéia de que ele tem tretas com o Jelly Bean. O Xoom está com o ICS (4.0.4, Atualização não encontrada). Uma amiga vive no Chrome no celular dela (Samsung Galaxy Salguma coisa , com Android 4.x, não sei), e não tem nada a reclamar. Outros amigos reclamam do mesmo problema que eu. Não me limito ao meu círculo, bora pra web. Um pesquisa rápida por termos como estes:

Chrome crash Android

Chrome crash Jelly Bean

Chrome crash Android 4.2

Retorna centenas, milhares de resultados de gente insatisfeita. Po, Google. É essa a experiência mesmo que o sistema de vocês entrega?! Ver “with Google” na caixa e carcaça do aparelho deveria passar uma imagem positiva, mas desse jeito…

Não vou demonizar a Positivo, apesar do preconceito que muitos têm dela, me parece uma empresa boa ou razoável nos dias de hoje. Ela não foca no ramo dos entusiastas, foca no varejo e no público mais leigo, e isso é uma mera opção comercial dela. Não atualizar aparelhos Android não é algo exclusivo dela, é algo da maioria dos fabricantes.

A plataforma como um todo só tem me decepcionado. Extremamente. O Positivo Mini Quad pode ser meu último Android. Antes dele eu já havia deixado de curtir o sistema nos telefones (mesmo com as limitações, migrei pros Lumia e não me arrependi, exceto pela incapacidade de gravar ligações, que quase me faz voltar ao Android…). Agora acho que deixo de curtir nos tablets também.

Deixo claro que não quero um modelo high end. Estabilidade do navegador não é algo que deveria ser entregue só nos modelos tops. Quero ver vídeos, navegar na web e redigir textos num aparelho de menos de R$ 500,00. Só. Não uso apps exigentes. Positivo e Google, é muito pedir pro navegador não travar ao acessar alguns sites, mesmo uma aba de cada vez?

Dá vontade de pegar um iPad mini de gerações passadas. O preço dos iPads ainda não é tão abusivo como nos iPhone, então dá pra encarar. Ou um tablet com Windows, o que ainda não é tão popular nos modelos mais básicos. Pelo menos a experiência é mais completa (com os x86, que rodam programas de PCs). Ah se desse pra colocar Windows nesse Positivo Mini Quad… Talvez vou considerar uns modelos baratos com Windows, mas o mais barato no Brasil é um da CCE, e confesso que fico com um certo receio.

Psiu, Positivo, lance um modelo com o mesmo hardware e formato do Mini Quad, com Windows 8.1 e atualização pro 10, que vai ser show. O hardware de vocês neste aparelho surpreende (exceto pela câmera frontal e microfone), mas o sistema lixo que vem nele não dá muito pra engolir. É um tablet muito bom pra oferecer uma experiência tão desastrosa. Considerando a data de lançamento dele e o preço da licença para tablets, acho que dá até para manter o preço.

Seria utópico pedir desbloqueio e drivers para que eu mesmo pudesse instalar o Windows no que comprei, né?!

Em tempo: não é de hoje que odeio os problemas do Android, e apesar de gostar do Windows Phone, a plataforma também me trouxe muitas decepções. Todavia, um Lumia mais básico ainda me parece bem melhor do que um Android intermediário, vide o sucesso do Lumia 520. Mas pera aí, Microsoft, o seu está guardado. Vou postar uma longa carta aberta sobre a experiência de reprodução de vídeos no IE no Windows Phone. Ela é bem ácida, porém reflete a decepção de comprar um aparelho legal e não poder utilizá-lo a contento.

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Jone escreveu

    Cara, usei esse CCE que vc mencionou e achei ele demais, ainda mais pelo preço: R$300