O que os reviews não contam: instabilidades no Positivo Mini Quad

Pô, Positivo, me ajude aí! Sou só eu que tenho este problema, ou de fato todos os Mini Quad vieram assim, com o Android matando qualquer processo em segundo plano, inclusive o player de áudio e programas iniciados pelo usuário?! Assim não dá…

por Marcos Elias

Há algo de muito errado com o Positivo Mini Quad, um tablet nacional que acabei de comprar (não tem um mês). Os reviews e as especificações me animaram. Desconsiderando um problema pontual no touch que me fez devolver o primeiro que recebi, as primeiras impressões me animaram muito. O vídeo que fiz há uns dias demonstra essa animação. Ele parece oferecer um excelente custo benefício. Não pelo valor de lançamento no ano passado, mas pelo preço atual no qual pode ser encontrado: uns R$ 360.

Confira aqui meu texto (e vídeo) com um breve review do tablet Positivo Mini Quad.

Porém… Estou vendo que ele tem um sério problema. E não parece que a Positivo irá “arrumar” tão cedo. Pode ser algo bobo, este post será bem crítico, mas vamos lá…

Um breve vídeo demonstrando o problema: será que só eu passo por isso?

https://www.youtube.com/watch?v=YcNUwGHSG_w

O Android 4.2.2 no Positivo Mini Quad fica matando processos de fundo. Até o player de música!

Pode um tablet com tanta propaganda em torno do seu processador Intel quad core ser incapaz de servir para tocar música e ler ao mesmo tempo?

Pois é. Esta é a (péssima) experiência no meu exemplar. Não consigo ouvir um áudio e navegar na Internet. Não consigo ouvir um áudio e ler um PDF. Não consigo ouvir um áudio e digitar um texto. É sério isso?

Eu odeio Android não é de hoje, mas esperava algo melhor. Pelo visto continua a mesma porcaria de uns anos atrás. O Google desenvolve apps instáveis (Chrome, Music, Docs…). Alie isso a falta de testes exaustivos de alguns fabricantes, junto com uma versão já desatualizada de fábrica num tablet novo… Treta na certa.

positivo mini quad 9

Ainda estou pensando no que fazer: vender o tablet, pedir uma solução (ou segunda troca?) ou simplesmente me limitar nos usos pretendidos e jamais comprar outro Positivo com Android. Não posso me limitar a monotarefa. Preciso de um app de música estável enquanto leio ou escrevo. Não tenho como abrir mão disso. Todos os apps de música que testei são encerrados poucos minutos depois. Parece que o gerenciamento de processos nesse Android tem algum sério problema. Isso não acontece no meu antigo Motorola Xoom, que tem uns anos mas ainda funciona bem. Dá a entender que testaram com um app rodando de cada vez, mas não com apps de música ou outras coisas importantes em segundo plano…

Pelos reviews já vi que ele vinha com Android desatualizado antes de comprar. Isso é algo que já queima um pouco o produto logo de cara pros entusiastas, mas pra mim não seria problema. Se funcionasse. Se funcionasse… Bem, eu gostei do produto. Qualidade acima da média pelo preço oferecido. Mas na condição atual não conseguirei utilizá-lo. Acredite se quiser, mas a simples tarefa de manter um mp3 tocando enquanto acompanho um PDF (tão essencial para estudar inglês aqui) é impossível neste meu tablet.

Eu não peço um jogo 3D pesado. Não quero sistemas de virtualização. Não estou modificando o sistema do tablet. Não fiz root. Não instalei processos que ficam rodando em segundo plano desnecessariamente. Queria apenas ouvir mp3 e ler coisas, em sites e em PDFs, além de produzir textos pros meus blogs.

Isso se mostrou impossível neste tablet. Onde está o problema? Os navegadores dão crash com frequência mesmo em sites leves. Nenhum app de fundo fica em execução por muito tempo. Parece que o Android fica matando os processos de fundo.

Tanto o de música, vários players que tentei… Como outros processos úteis, sendo um dos que mais uso o Screen Filter, que coloca uma camada na imagem para a tela ficar mais escura quando o brilho mínimo ainda incomoda à noite. Neste tablet ele é encerrado alguns minutos depois de ativo. Tentei mudar as opções de desenvolvedor no que toca aos limites de processos de fundo, mas nada adiantou (limite de processos em segundo plano; e a opção não manter atividades).

Eu fiz a restauração do sistema ao estado de fábrica. Fui ouvir uns mp3 e navegar… E puf. O player de música é encerrado pouco tempo depois que estou em outro app.

Poxa Positivo, era essa mesmo a experiência deste produto?

Eu me sinto perdido porque não há atualização planejada, e tudo leva a crer que é bug de software. Será que outras pessoas relatam isso, ou eu que dei muito azar mesmo?

Suspeito que as personalizações da Positivo estejam causando isso. A experiência do Android é quase pura, o que é bom, porém a versão é antiga (4.2.2) e certamente há trabalho dela nos ajustes de drivers, kernel, etc.

Eu não quero mandar meu tablet pra assistência na garantia e esperar uns 30 dias pra quem saaabe ter o retorno, e pelo que suspeito o problema não seria resolvido por aparentar estar no software. Como eles não pretendem atualizar, isso reduz mais ainda as esperanças (já lançaram com Android defasado alegando desempenho…). Comprei o aparelho pra usar. Confiei na marca, apesar de tudo o que falam. A qualidade externa dele me surpreendeu. É um acabamento legal, não parece produto de entrada.

Aí fica a dúvida: só eu que passo por isso no Positivo Mini Quad? Se você tem um, comente aí por favor: no seu dá para manter o app de música funcionando em segundo plano e navegar/ler/escrever sem que nenhum deles apresente problemas?!

Se for problema pontual será algo bem raro, talvez alguma encrenca na memória RAM, alguma trilha, ou no próprio processador (o que, convenhamos, é muito mais raro ainda).

Tudo me leva a crer que é bug de software, alguma limitação no Android aqui que fica matando os processos em segundo plano… E não são tarefas pesadas, poxa. Música e navegação… Usando os softwares nativos do sistema que veio nele… Ridículo.

Enfim, agradeço o retorno da Positivo sobre outras dúvidas que tive, mas lanço mais esta. Fico no aguardo de um pronunciamento sobre a estabilidade no software nesse Positivo Mini Quad.

Se for problema pontual, o jeito será correr atrás da garantia.

Se for problema recorrente em vários, serei obrigado a banir produtos com Android da marca. E pedir devolução do dinheiro, quem sabe. Até aquele tablet da CCE deve ser capaz de tocar músicas e permitir navegar, apesar da qualidade de hardware ser bem inferior… (a maior diferença é que ele vem com um sistema operacional mais bem testado, Windows, no caso).

Chega a ser trágico ver o logo da Intel tão destacado num aparelho que não consegue tocar música e navegar na Internet ao mesmo tempo, rs…

O vídeo que fiz com a restauração das configurações de fábrica e a persistência do problema tem bem uns 40 minutos, e é bem crítico. Não vou publicá-lo ainda, vou aguardar o retorno da empresa. Publicar ele iria parecer que tenho algo contra a Positivo. Não tenho, só quero que meu produto funcione como o esperado. O app de música não pode ficar sendo fechado pelo sistema enquanto outro app está em primeiro plano. Não dá.

Sinceramente, se for problema recorrente em vários, na boa: deveriam testar mais as coisas antes de lançarem no mercado.

Estou de olho em tablets com Windows x86, e pela qualidade de construção do Positivo Mini Quad deu muita vontade de dar uma chance para a Positivo (aquele com teclado), mas desse jeito fica bem complicado.

Enfim, foi só mais uma decepção com o lixo do Android. Sistema muito desregulado, onde cada fabricante personaliza como bem quiser e lança de forma estragada, queimando ainda mais a plataforma. Eu já havia banido o Android dos meus telefones devido às péssimas experiências (inclusive com produtos da Motorola, antes de ser vendida). Este Positivo Mini Quad deve ser meu último produto com Android por um bom tempo. Decepção, sistema inacabado, desatualizado e cheio de bugs persistentes (apps nativos dando crash)… Sistema lixo.

Mais problemas com o Positivo Mini Quad, ainda sem solução para mim

– Microfone extremamente baixo. Segundo resposta da Positivo é um problema pontual. Considerando que meu primeiro exemplar veio com defeito no touchscreen e tive que trocar direto na loja, não trocaria um segundo modelo; pediria o dinheiro de volta se fosse o caso.

– Apps muito instáveis. Para piorar, o Android nele não deverá ser atualizado, ficando preso ao 4.2.2. A Positivo relata que foi a versão que apresentou melhor desempenho nele. Pena que não testaram a estabilidade, pelo jeito. O Chrome dá crash em várias páginas (fecha sozinho). Vários outros apps também. Facebook, Firefox, Opera, Music, Google Docs, etc… Impossível usar por algumas horas sem ficar com raiva. Sistema lixo e desatualizado, não acredito que seja problema de hardware. Mas talvez seja.

– A câmera traseira de 5 MP se mostra capaz de gravar em full HD (1920×1080). Em teoria. Não consegui fazer vídeos de mais de mais de 3 ou 5 minutos. O app da câmera dá crash (e o vídeo fica perdido). Em 720p a gravação ficou bem mais estável (vídeos mais longos), mas como perdi alguns vídeos em 1080p, eu desconsiderei o uso deste tablet para gravações sérias. Com o crash o vídeo fica corrompido. Assim perco momentos que jamais voltarão. Se tem o recurso, deveria funcionar… Não é pedir muito, é apenas pedir pelo que paguei. É uma pena, pois a câmera de 5 MP dele até que é legalzinha. Veja o problema da câmera:

O app fecha sozinho durante a gravação em full HD, perdendo assim o vídeo.

– Ao reiniciar o tablet a estabilidade melhora por alguns minutos ou poucas horas, mas logo os apps voltam a dar crash. Não são apps pesados. Não são jogos. Não dá pra aceitar isso. Há algo de muito errado nesse aparelho! Tablet não foi feito pra ser reiniciado, até o IE no Windows 95 era mais estável. Como uma reiniciada resolve em parte a estabilidade, creio que seja algum bug GRAVE de software. Não sei se do Android 4.2.2 x86 ou das personalizações da Positivo. A decepção aumenta ao saber que ele não será atualizado. Pelo visto a Positivo correu pra lançar um produto que não foi bem testado em uso real. Ele funciona bem. Mas não por muito tempo. Pelo menos o meu exemplar. Zica demais pegar dois aparelhos com defeito? O com problema no touch eu não testei por tempo suficiente, guardei na caixa para devolver ao Submarino o mais conservado possível minutos após abrir a embalagem. O segundo me agradou num primeiro momento, mas aos poucos fui descobrindo seus defeitos…

– Enquanto escrevia esse texto o editor de documentos do Google fechou sozinho várias vezes, voltando para a lista de documentos. Experiência broxante. Ainda não sei se vale a pena carregar um vídeo disso; se o problema não for solucionado, carregarei.

Uma breve conclusão

Gostei?
A principio, sim. Usando por algumas semanas, não. A instabilidade nos softwares me faz ter vontade de tacar o aparelho no chão.

O uso que farei?
Ainda não sei. Serve pra ver vídeos. Ou ler. E só. Pra ouvir música e navegar na Internet com esse software problemático, não dá.

Compraria outro Android?
Provavelmente não. Não tão cedo. Eu já descartei da minha vida smartphones Android há uns dois anos. Não quero aparelhos com o custo dos Nexus, não me senti confiante em pegar o tão falado Moto G por causa da marca (ela mudou de mãos, mas os traumas antigos são difíceis de passar, malz aí Motorola…). Queria algo que fosse atualizado, o mundo Android em geral não sabe o que é isso. Agora acho que vou descartar os tablets também, depois dessa. Tenho decepções sérias com Android desde meu primeiro, o Milestone 1. É tipo o Ubuntu: a cada nova versão/lançamento, uma esperança. Porém durante o uso… Só decepção.

Compraria outro Positivo?
Sim, desde que não seja Android. Pelo visto Android e Positivo não combinam. Desatualizado e instável. Já deu. Todavia, o acabamento e o hardware do Positivo Mini Quad parecem bons. Isso é o que mais decepciona: ele é um tablet que parece bom, tem um design e uma pegada bem legal. As especificações são boas. As primeiras impressões são boas. Deixam você com água na boca. Já as segundas desanimam, mas ainda daria pra relevar. Só que com o uso prático e diário não dá pra aguentar. As verdadeiras decepções se revelam aí. Comprei o Mini Quad indo pelos reviews e especificações. Até agora não caiu a ficha que o Android que vem nele não é capaz de tocar uma porra de uma música e deixar navegar na web ao mesmo tempo.

Posso estar errado mas acho que os bugs de estabilidade estão no software, seja na versão 4.2.2 do Android ou nas personalizações da Positivo. Como ele usa um processador Intel e não é de um fabricante multinacional, vai ser bem difícil ver uma ROM personalizada para este tablet (praticamente impossível, eu diria) . Estou condenado a ficar com esse sistema lixo e instável pelo resto da vida do aparelho. Realmente não dá. Não me importo do Android ser o 4.2. Mas me importo por ele ser extremamente instável, impedindo o uso que se espera dos apps nativos.

Logo logo nos sites de classificados: troco Positivo Mini Quad por Lumia… kkk

Minha outra longa experiência em tablet Android se deu no Motorola Xoom, que funciona até hoje. Ele decepciona em algumas coisas também (afinal Android desatualizado = lixo, ele parou no 4.0.4), mas mesmo sendo velho está muito mais estável do que este Positivo aqui. Fica ligado por semanas (sem desligar nem reboot) sem precisar reiniciar. E sem dar crash frequentes nos navegadores, apps de músicas, o Screen Filter, etc. Para usar o Google Docs nesse Positivo Mini, preciso reiniciar antes de iniciar a edição… Caso contrário, é um crash atrás do outro. Por sorte ele vai salvando o texto, então não perdi nada. Só tempo. E alguns fios de cabelo na raiva.

Hardware legal, sistema instável. Como não posso atualizar o sistema por conta e o fabricante não está nem aí, precisarei comprar outro tablet para poder usufruir da Internet, câmera, etc. Saí no preju. Já se passaram bem mais de 7 dias da compra, não dá pra devolver na loja. Rolaria um reembolso ou troca com a Positivo, quem sabe? =/ Triste, eu realmente queria ficar com o produto.

Eu queria pegar leve. Meio mundo fala mal da Positivo. Acho ela uma empresa de razoável pra boa, pelo volume de vendas e acabamento atual dos produtos. Tive um notebook dela que gostei bastante (7975, com i7 e 6 GB de RAM). Mas só estou sendo sincero. O Positivo Mini Quad me deixou na maior expectativa. Mas tão logo os problemas foram aparecendo nos primeiros dias de uso, percebi que era ilusão. Android bugado e condenado. Sem atualização. Decepção. Dificilmente comprarei outro aparelho com Android da Positivo. Aliás, acho que de qualquer outro fabricante, exceto aqueles que são atualizados de fato, como os da linha Nexus do Google (e quem sabe darei uma chance à Motorola, apesar de ficar com um pé atrás ainda). O resto é resto.

Mimimi restauração…

Antes de publicar este texto eu me segurei, pensei bem e fiz vários outros testes. Instalei o Google Now Launcher, para ver se o lançador da Positivo interferia muito… Aparentemente deu uma melhorada. Mas só aparentemente. Tentei as opções de desenvolvedor, desativando aplicativos em segundo plano. Com isso a loja não consegue instalar apps. Tenso. Tentei o limite em 4 processos. Mesma desgraça: neste meu Positivo Mini Quad não posso usar um app de música e navegar na Internet ao mesmo tempo.

Não satisfeito, eu gravei 40 minutos de uso do produto restaurando as configurações de fábrica, atualizando os apps e tentando navegar e ouvir música. Não dá. A música pára, o app Play Music é encerrado pelo sistema. Não tenho palavras para expressar tamanha decepção.

Nota: não vou fazer upload do vídeo, acho desnecessário; todavia, se não encontrar uma solução amigável que me permita ouvir música e navegar neste tablet, duas funções realmente básicas, penso em fazer upload sim não recomendando mais a compra.

Positivo, antes de lançar outro Android, faça um favor: teste ele em uso real. Vocês usam os produtos de vocês? Tem vaga para testador crítico antes de lançar ao mercado aí? Poxa, eu gosto da empresa de vocês por ser destaque nacional. Mas assim vocês passam mais vergonha. Testem por algumas horas e dias em uso real. Ou partam para Windows e Windows Phone e larguem esse sistema ridículo e bugado chamado Android, que vocês ainda têm preguiça de atualizar. Se quiserem um testador crítico antes de lançar os produtos no mercado, estou disponível. Não queria nada demais, só queria um tablet barato para redigir textos, ler, ver vídeos, navegar e ouvir música ou áudio. Nisso o meu Positivo Mini Quad falhou miseravelmente. Toda a propaganda em torno do processador quad core não valeu porcaria nenhuma. Não quero pensar no dinheiro, a insatisfação com o produto não tem preço. Perdi dias, DIAS, tentando utilizá-lo e a vontade que tenho é me desfazer dele agora. Que chato. :( Poderiam fazer um recall, devolvendo um tablet similar com um sistema mais eficiente. Tipo Windows. Ou um Android mais atualizado e bem testado. Não é justo com os consumidores vocês manterem o Mini Quad no mercado sendo que ele oferece está péssima experiência.

E se for problema pontual e eu estiver errado?

Neste caso eu retiro minhas palavras, mas não as críticas. Considerando que tive que trocar o primeiro por ter vindo com defeito no touchscreen, ter que trocar o segundo seria uma experiência bem [coloque as palavras que você quiser aqui]. Prefiro acreditar que é bug no software, considerando que vários usuários de outros produtos, de outros fabricantes, também relatam experiências ruins com os softwares do Google (Chrome, Music, etc).

Como reproduzir tais problemas

Coloque alguns mp3 no tablet ou no cartão, inicie o Play Música, coloque pra tocar. Abra o Chrome e navegue por alguns minutos em vários sites. Abra e alterne entre outros apps também, como o editor de documentos do Google. Durante a navegação ou uso de outros apps em primeiro plano, aqui a música para de tocar depois de alguns minutos (sem contar o Chrome dando crash direto). Eu realmente não estou afim de postar o vídeo disso, mas se quiserem posso colocar. Se deixar o app de música em primeiro plano, ela não para.

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Yngryson Lima escreveu

    Comprei um Positivo mini quad também, com uma semana de uso, comecei a perceber que este problema era uma constante no meu tablet e não um caso isolado.
    Não consigo realiza mais de uma atividade ao mesmo tempo, muitas vezes uma só atividade já bugs o tablet, fechando o app.
    Realmente muito constrangedora a experiência que a “positivo” repassa aos clientes.

  2. escreveu

    Olá Yngryson Lima, eu liguei hoje na Positivo, no telefone que está nesta página:

    http://www.positivoinformatica.com.br/suporte-tecnico-canais-de-atendimento#tab1

    O atendente registrou a reclamação e ficaram de dar uma resposta, ele foi bem paciente e explicativo. Com seu comentário já temos pelo menos QUATRO PESSOAS COM O PROBLEMA (eu, duas no YouTube até agora, e mais você). Peço que você ligue lá também, por favor, e relate sua experiência com os aplicativos em segundo plano sendo encerrados!

    Pelo que ele me informou eu fui o primeiro a reclamar disso, então sem reclamações registradas oficialmente a empresa fica sem saber como agir.

    Pelo retorno que tive no telefone, acredito que a Positivo irá se mexer para corrigir esse problema, seja via regravação da ROM nos tablets afetados e/ou via atualização de software remota no Android.

    Enfim, se puder, ligue lá também e registre sua reclamação, cada pessoa conta, visto que muita gente deixa o problema pra lá e não corre atrás.

  3. Jimmy escreveu

    Comprei o meu tablet a aproximadamente 3 meses. De início não percebi os erros, mas quando precisei dele, fiquei desapontado. Todos os erros que você descreveu ocorreram no meu, tem momentos que nem o google chrome, somente o navegador, ele consegue manter aberto por muito tempo. Fiz o mesmo que você, voltei às configurações de fábrica, e adivinha? Nada mudou. Enviei alguns questionamentos à empresa e estou aguardando o retorno deles.

  4. Jean Fábio escreveu

    Também comecei a ter os mesmos problemas com cerca de duas semanas após ter comprado o tablet. É lamentável não terem nem previsão para correção desse bug. Vou deixar minha reclamação no site do ”Reclame Aqui”.…

  5. Odair Feenandes escreveu

    Boa noite. Estou passando pelos mesmos problemas que você e digo que hoje ao usar o tablet me deu vontade de lançar ele contra a parede. Já tentei contato com a Positivo mas não atendem o telefone. Isso é muito constrangedor.

  6. Marina de Oliveira escreveu

    Olá, boa noite. Uma pena que tenha dado esse problema, mas ele parece ser tão bom. Eu o comprei, antes só achava resenhas que falavam hiper bem dele, e as resenhas que falam da realidade eu só vi depois de pagar o boleto… Rsrs oooh vida. Mas uma coisa te falo Elias, isso de matar tarefas em segundo plano infelizmente é uma característica no 4.2 JellyBean, eu tenho um aparelho e é (pelo menos era) assim mesmo, inclusive com as músicas, mas não era tão gritante como no seu, que após 2 minutos fechavam suas músicas. Espero que eles resolvam isso. Aguardo ansiosamente sobre a solução do problema do seu Tablet. Abraços, e seu blog é ótimo!

  7. Max Moraes escreveu

    Estou passando pelos mesmos problemas descritos pelo bloq e pelo Yngryson Lima. Com um problema a mais, o som parece ter algum problema de canal. Ao escutar qualquer música (estou usando o n7player, que parece funcionar melhor) com fone de ouvido, um ou mais canais, como o canal dos vocais, está com problema, mais baixo que os demais. Alguém mais reparou nisso?

  8. Tiago escreveu

    Olá,
    Também realizei a compra de um positivo mini quad e estou percebendo que esse tablet tem algo de errado, meus APP fecha sozinho do nada. Alguém conseguiu resolver esse problema???

  9. escreveu

    Eu não consigo jogar jogos simples como clash of clãs…e outros…eles fecha sózinho…até os que veio instalados no tablet…nunca mais compro nada dessa marca a positivo sacaneou todo mundo

  10. Tiago escreveu

    Gente acho que consegui melhorar esse problema!
    Primeiro eu ativei a opção de desenvolvedores, clicando 7 vezes sobre a versão do kernel em:
    Configurações >sobre o tablet> clica 7 vezes na versão do kernel.
    Depois de ativado aparece a opção de desenvolvedores, nessa opção eu desativei a escala de animações janela, transição e duração do animador.
    Na opçao aplicativos em segundo plano eu coloquei maximo de quatro processos
    E em aplicativos eu desativei o app pesquisa google( vi em alguns fóruns que esse app causa instabilidade no Jelly Bean)
    Não sei como, mas depois de ter feito isso o meu tablet parou de fechar os app.
    Espero que funcione para vocês!!!

  11. Tiago escreveu

    Esqueci de um outro detalhe… eu também baixei um outro launcher o Apex

  12. Anne escreveu

    Então… Eu ganhei um positivo mini quad ele tem 8gb de interno e 16gb externo… Mas náo consigo salvar nada no no cartão SD…. Alguem me ajuda ?

  13. Silas rodrigues escreveu

    Olha náo e um problema isolado somente de VC, tive esse problema quando comprei e ainda tenho, mas esta fechando bem menos do que quando comprei, aconselho formatar de fabrica, mesmo que já tenha comprado fiz isso e parou 70% do problema que tinha quando comprei mais ainda ocorre bastante e pelo visto a positivo não esta nem ai pois se quisesse já teria atualizado a versão de Android a mais de 1 ano mas não tomou nem uma iniciativa, melhor acabe logo o comentário antes que feche o chrome.

  14. Moisés escreveu

    Boa noite.Comprei o Positivo mini quad a uns 3 meses e até agora a pouco ele estava funcionando perfeitamente,inclusive sempre navegou na internet com o player de música tocando,mas acabei de tentar rodar o jogo do Mortal kombat X que até abre mas pouco depois fecha sozinho,já tentei de tudo mas o jogo não funciona de jeito nenhum,alguem sabe o pode estar acontecendo

  15. Fabio escreveu

    A todos os que interessem as indicaçoes dada pelo comentário do Tiago funcionam e melhora muito o desempenho do tablet, clicar no kernel 7 vezes habilita o modo opçoes. De desenvolvedor. O que melhora muito o desempenho. Lembrando a maioria dos problemas apresentados sao em relaçao a versao android. Recomendo que para navegadores utilizem opera ou mozilla.

  16. Elaine Castilho escreveu

    o meu tablet tambem está muuuuito lento. não consigo jogar e nem fazer nada. até p/ligar ele demora uma eternidade. as vezes quando estou jogando, alem de travar acontece tambem da tela ficar colorida e tremida e quando acontece isso ele desliga sozinho. tentei fazer isso de apertar sete vezes a versao do kernel e nao aconteceu nada. nao abriu nada. socorro. arrependi de ter comprado. sem contar que coloquei um cartao de 32 gb que nao valem de nada. ajuda-nos positivo…..8239

  17. Anderson Pinheiro escreveu

    Olá.
    Tive o mesmo problema relatado por todos nos demais comentários. Comprei este tablet para meu filho acreditando na propaganda positiva sobre ele, mas parece que quebrei a cara.
    Queria devolver, mas antes aplicárei as sugestões de alterações postadas pelo Tiago e darei um tempo para ver se o desempenho melhora.
    Outrora darei um feedback.
    Obrigado ao Tiago e principalmente ao Marcos Elias pelo blog. Boa sorte a todos!

  18. Cleison escreveu

    Péssimo produto comprei, pelas especificações que nao cumprem nada’

  19. Marcos Aurélio Rodrigues escreveu

    Estou tendo os mesmos problemas com travamentos, e isso ocorre mesmo apos o tablet ter sido enviado para a assistencia, onde segundo me informaram a placa mae foi trocada. No meu caso ainda recebo uma mensagem de erro do Google Play Services.

  20. Felipe escreveu

    Também mesmo problema, liguei na positivo me falaram que voltando a configuração de fábrica o problema acabaria, fiz e não adiantou nada a resposta que fiz foi que o meu problema não era isolado, incomum, que não aviam reclamações sobre tal. Agora vejo aqui que muita gente passa pelo mesmo, mandei pra assistência, vamos ver se resolve, mandei dia 14 até hoje não chegou, esperando pra semana que vem, impressionante o desrespeito com consumidor porque não atualizam, fazem algo, continuam vendendo a não ser que ninguém liga pra lá só reclama em sites, tem que todo mundo ligar e relatar o problema.

  21. Felipe escreveu

    CORRIGIDO. Também mesmo problema, liguei na positivo me falaram que voltando a configuração de fábrica o problema acabaria, fiz e não adiantou nada a resposta que tive foi que o meu problema não era incomum, era reclamação isolada, que não aviam reclamações sobre tal problema. Agora vejo aqui que muita gente passa pelo mesmo, mandei pra assistência, vamos ver se resolve, mandei dia 14 até hoje não chegou, impressionante o desrespeito com consumidor, porque não atualizam, fazem algo? Continuam vendendo, tem que todo mundo ligar e relatar o problema.

  22. Gorette escreveu

    Também com aplicativos fechando, atualização do Google Play com erro, tá insuportável de usar, mandei pra autorizada, aguardando resposta e mesma coisa disseram que meu problema não era comum, que não tinha muitos usuários reclamando, cara de pau é pouca porque vejo em vários lugares muita gente reclamando da mesma coisa.

  23. Felipe escreveu

    Acabou de chegar, vou testar, qualquer coisa volto aqui e comento. De cara já vi que não atualizaram, veio com mesmo 4.2.2

  24. Rapha escreveu

    A para esse sistema que a positivo colocou foi uma disgraça tem vez que to usando o teclado e ele buga ta terrível, o tablet já travou mais de 5 vezes na câmera ou sem aplicativo algum. Essa positivo deveria atualizar esse sistema obrigado porque não é só uma pessoa com esse problema são muitos mesmo. Sacanagem a parte da positivo já tive PC positivo agora tablet positivo da próxima vez nunca mais….

  25. Felipe escreveu

    Gente ate agora depois q chegou, notei q chrome fechou não com tanta frequência como antes mas ainda é cedo pra dizer pq qndo comprei demorou um tempo pra coisa ficar pior, o teclado antes não tinha problema agora fuga, sinceramente… O lance é todo mundo reclamar pra se atualizam essa merda

  26. Andre escreveu

    Tenho o mesmo problema… Alguns jogos fecham outros náo. Achei que era dos jogos. Agora o chrome ta dando crash. Problema isolado uma OVA. A bateria TB acho fraca.

  27. Marcelo escreveu

    Boa noite, eu estou com o meu a dois dias em usos estou tendo problemas e LIGO o player ele toca e para e fica assim o tempo todo. Eu desistalei e instalei outro e o problema é o mesmo ele toca e para. Outro problema é no navegador quando utilizo e nele tem algum video por exemplo o seu video ele feche. Agora no YouTube funciona bem ou em outros videos que náo dependam do google. Enquanto eu escrevia essa mensagem feichou duas vezes.

  28. Gustavo Queiroz escreveu

    Pow.. Fui comprar um moto g3 hoje pq meu gran prime quebrou o touch…. Então fui na ibyti e dei uma olhada lá…. Então vi esse tablet… Ai de boa pensei…. A pow. Aki tem Intel e tem 1,8 de processador…. Deve dar pro gasto…. Então compro…. Se passaram 5h de primeiro uso e estou puto pra clh com isso…. Tudo fecha….. Minha última tentativa aqui é por root e se não prestar….. Vou trocar e querer minha grana de volta

  29. wendel escreveu

    Quando estou navegando, ele sozinho fecha e vai pra tela inicial…
    Me dá nos nervos!!!
    Alguém já encontrou a solução? por favor me ajudem pelo visto não é só meu que está assim..

  30. Tiago Santana escreveu

    Nesse caso da firmeware ela só serve para os tablets com processador Rockchip? Serve para o positivo mini quad Intel?

  31. Carlos Eduardo escreveu

    Eu fui no reclame aqui e eles pediram meu tablete a única coisa que fizeram foi restaurar as configurações de fabrica. O que eu já tinha feito aqui, demoro mais de 3 meses para fazerem isso, não adiantou a reclamação. E fiquei com o prejuízo

  32. lucas escreveu

    infelizmente tive esse problema com o positivo mini quad, ligava direto para a assistência e sempre mandava eu resetar o aparelho ja chequei ate enviar o aparelho para ele mais nada, pelo jeito a positivo nunca melhora sempre vendendo lixo para os consumidores, hoje eu comprei um lg pad muito bom, consigo fazer tudo nele, não e o android que e um sistema ruim pq ele e muito bom e a positivo que não sabe fazer nada de bom, antes eu achava que era só os computadores dela que eram ruim mais hj positivo pra min nunca mais.

  33. Roney Fonseca escreveu

    Tive os mesmos problemas.
    Resolvi o problema do player de música baixando o app Shuttle Music Player. Não encerrou até então.
    Já o navegador sempre encerra! Tentei o Firefox e atualizei o Chrome os problemas continuam!

  34. Tiago Santana escreveu

    O jeito é abrir um processo a positivo, já tentei de tudo e não consigo nada!!

  35. Vagner escreveu

    Então comprei o aparelho em maio 2015,agosto já deu pau levei a assistência devido a APPs fechando e mensagem de arquitetura incompatível.Pegue da assistência no fim setembro.Troca de placa mãe,porem veio pior do que estava.A te a desligar sozinho e não ligar fazia,sem falar nos APPs fechado.Enviado novamente a assistência, não localizavam ele e depois falaram que tinha que trocar a tela, fui ate o Procon, consegui com que a positivo me enviasse novo produto.POREM, ele mantem fechado APPs, não recomendo a ninguém este tablet

  36. Viviane escreveu

    Estou tendo os mesmos problemas que vcs como tablets do meu filho, quando ele liga, pouco tempo depois desliga sozinho ou no meio dos jogos… Há algum modo de consertar????

  37. Raphael Alves Macedo escreveu

    A positivo não faz nada. O produto é ruim e a marca já não é mais de confiança. Como não acredito que a positivo vai fazer algo a respeito e nosso dinheiro foi jogado fora, as minhas soluções são:
    – NUNCA MAIS COMPRAR ABSOLUTAMENTE NADA QUE SEJA POSITIVO!
    – CONVENCER TODOS QUE EU CONHEÇO E QUE CITEM A POSITIVO, A NÃO COMPRAR PRODUTOS DA MARCA.
    Sendo assim, espero que marcas que desrespeitam os consumidores como a positivo fechem as portas e percam os clientes para novas marcas, de qualidade!

  38. Leandro escreveu

    Eu desinstalei atualizações da maior parte dos apps menos google play , serviços e store. Voltei os de fabrica. Náo tive problemas mais. Fui no play store e desabilitei as atualizações automáticas.

  39. djatila Azevedo escreveu

    gente vamos reclamar la no site do fabricante, la sim temos q desabafar, qeremos p3lo menos o android 4.4 nessa joça aqi, vou la no site deles e verei uma forma de manter contato e posto aqi, outra coisa vamos criar um whatsapp com qem comprou o produto, desde entao fida q ideia qem qiser deda seu numero aqi embaixo e vamos conversar melhor no grupo POSITIVO MINI q tal galera?

  40. escreveu

    gente vamos reclamar la no site do fabricante, la sim temos q desabafar, qeremos p3lo menos o android 4.4 nessa joça aqi, vou la no site deles e verei uma forma de manter contato e posto aqi, outra coisa vamos criar um whatsapp com qem comprou o produto, desde entao fida q ideia qem qiser deda seu numero aqi embaixo e vamos conversar melhor no grupo POSITIVO MINI q tal galera? se qiserem estou a disposição.

  41. escreveu

    Olha, sei que muito tiveram problemas a mais aeh, mas os únicos que tive foram:
    . Bateria que dura umas 3 horas em jogos e acabam no modo ocioso em 1 dia e meio
    . Teclado virtual que acentua tudo o que eu digito.

    No mais, fiquei satisfeito, pois paguei 299,00 em um tablet potente pra jogos, com boa resolução, recarrega rápido e vários outros ponto que acabei gostando, já tive um Navcity 1711 e se quem já teve um Xing Ling por praticamente o mesmo preço, sabe bem o que é realmente passar raiva com algo que em 1 hora descarrega, resolução que chega doer os olhos, não estou defedendo a Positivo, até porque tbm odeio Androids, mas este aparelho foi a melhor evolução da marca que eu vi devido a muita reclamação. A empresa é nacional e sempre temos o costume de desvalorizar, é muito complicado pra uma empresa nacional ganhar mercado contra empresas gigantes, que podem investir até bilhões nos seus hardwares, ao contrário da Apple que empurra hardware ultrapassado e vende como de última geração, como o meu 512 de memória do meu iPad 2 que faz com que o Safari feche do nada e faça eu perder dados digitados. Eu comprei um Thinkpad 8 da Lenovo, ele é fodão, só que a Lenovo caga pro Brasil, tanto que vende o aparelho, mas acessórios por aqui, só no improviso com xing lings. Como vários reviews sobre o Mini Quad alertaram: “É Tablet de entrada, não espere ele como um top de linha” e mesmo assim os tops de mercado tem bugs cabulosos como o atual Galaxy Ative. Não sei se foi azar ou eu fui o sortudo pra conseguir me frustar pouco com Mini Quad, mesmo tendo um ipad e um thinkpad que são melhores, porém gosto muito deste tablet. Agora teve o Tegra 4 da Gradiente que tbm foi um grande avanço pra empresas nacionais, que ficam só nos dual core e impressos de nomes em xing lings como Navcity, CCE e Multilaser. É errando que se aprende por sinal, a positivo está no caminho certo, assim foi com Samsung que até hoje caga em tablets e smartphones. Alguns podem achar ruim o que eu disse, mas trata-se de uma opinião crítica sobre a crítica.

  42. Luis Felipe escreveu

    Olá amigos,

    Eu também tenho este tablet, e lhes digo, o problema não é o Android, pois mesmo se ele rodasse Windows ou IOS os problemas certamente iriam persistir.
    O problema deste tablet é o hardware, é muito ruim, mesmo na versão com processador Intel, que vocês podem ter certeza que apresente um pouco menos de problemas.
    O hardware dele não funciona corretamente com o software, não adianta.

    Não estou defendendo nenhum Sistema Operacional, mas se pegarem um tablet decente, como um Top da Samsung por exemplo, não irão ver este tipo de problema, mesmo se ele rodar a mesma versão do sistema.

    Veja meu caso, eu uso android com um celular Samsung da linha S, e não tenho do que reclamar, um amigo comprou um Samsung daqueles baratinhos… decepção total, claro! Não tem milagre, infelizmente.

    Me conformei com o tablet sem vergonha que comprei, vou tentar colocar outra versão do android nele, pra ver se fica mais estável, quem sabe!

  43. Evsndro escreveu

    Alguém por favoe quem souber me envia o backup do tablet positivo Mini para que eu possa fazer restauração de sistema e solucionar o problema de um monte de colega q estão com tablet em loop

    Por favor

    Email vandobsb@Gmail.Com

  44. L.Cesar escreveu

    alguém sabe se da pra restaura ele ? ele não inicia mais só fica com o simbolo da positivo por favor me ajudem :(
    algum backup ?

  45. Atila escreveu

    abra uma petição no no site do Avaaz amigo q agente acompanha vc, tamo junto!