Positivo nunca mais!

por Marcos Elias

Sabe aquela história de que o barato sai caro?

Pois é. Eu estava precisando de um tablet barato. Existem várias opções com Android. Em geral tablet barato é lixo. Um modelo me chamou atenção por contar com processador Intel. Logo eu pensei: bom, deve ser de qualidade. Eu me enganei. Me senti lesado. Comprei um tablet que destaca o logotipo da Intel mas se mostrou um verdadeiro lixo.

Normalmente o pessoal da área técnica tem um certo preconceito com a Positivo. Eu não queria acreditar nisso. Eu achava uma empresa legalzinha, visto que ela é muito popular aqui no Brasil. Se ela vende bastante, inclusive para empresas, não deve ser muito ruim… Vendo reviews sobre o tablet Positivo Mini Quad logo eu me animei. Ele pareceu oferecer o melhor custo benefício da categoria na época. Por cerca de 350 reais eu estaria levando um tablet com processador Intel. Um quad core com 1 GB de RAM. Eu não sou exigente. Eu não jogo em tablets. Eu queria apenas um tablet para navegar na internet, digitar textos, assistir vídeos e ouvir música. Só. Seria pedir muito? Acho que não.

Logo na primeira semana já começou a decepção. Eu tive que trocar meu aparelho direto com a loja porque ele veio com defeito na tela. Beleza, todo mundo tem um azar alguma vez ou outra. Só que não parou por aí… Como pode um tablet com processador quad core da Intel não conseguir tocar música e ler um PDF ao mesmo tempo? Pois é esta a experiência no Positivo Mini Quad. A Positivo conseguiu manchar o nome da Intel colocando seu logotipo bem destacado neste aparelho. Eu deveria ter pego qualquer outro tablet. Já esperando que fosse ruim não teria me decepcionado. Peguei um tablet da Intel por confiar na marca (mais do que na Positivo), mas ele se mostrou um verdadeiro lixo que só me trouxe dor de cabeça…

tablet positivo ruim

Incrível como os aplicativos são instáveis. O Google Chrome fecha constantemente em vários sites. Algumas vezes o teclado demora para abrir. Até o aplicativo da câmera se mostrou uma desgraça, travando constantemente quando tento gravar vídeos em Full HD. Para piorar a infeliz da Positivo lançou o aparelho com o Android 4.2, uma versão de 2012! O aparelho foi lançado em 2014 já com uma versão velha. Decepciona logo de cara por aí.

Questionada sobre uma possível atualização para o 4.4 ou 5, a empresa respondeu que o 4.2 foi o que ofereceu ofereceu o melhor desempenho nesse lixo. Ou seja, a empresa assume que é uma irresponsável, lançando um tablet com um hardware muito bom porém com software defasado. O problema não é nem a versão ser antiga (embora isso possa ser um problema). O problema é que aparentemente existe alguma coisa muito errada no sistema. Ele não mantém aplicativos em segundo plano por muito tempo. Como pode um tablet com processador da Intel não conseguir rodar uma música e ler um PDF ao mesmo tempo? Como pode um tablet com processador da Intel não permitir navegar em duas ou três abas no Facebook? A Positivo me decepcionou bastante. Android desatualizado logo de fábrica. Sistema com problemas no gerenciamento de processos em segundo plano. São dezenas de reclamações na internet e a solução até o momento não foi apresentada. Eu confiei no logotipo da Intel presente no aparelho. Pensei, poxa, se tem um processador Intel então não é um tablet lixo como aqueles vagabundos sem marca. Ledo engano. O Positivo Mini Quad foi pior produto de tecnologia que eu já peguei na minha vida. Eu comprei ele não esperando que ele fosse ruim mas ele foi decepcionante. O hardware até que é legal. A tela é boa. Mas o sistema veio muito problemático e velho…

E não é só comigo. Existem dezenas ou centenas de reclamações na internet que eu descobri depois que eu fiz meu vídeo. A Positivo não se manifestou em resolver o problema na raiz (atualizando o aparelho para todos). Acabou que eu não recomendo esse lixo para ninguém. A Positivo queimou a marca da Intel para mim. Queimou ainda mais a marca do Android, que já não era das melhores. Sistema sem atualização é ruim por causa da segurança e dos aplicativos novos. Para piorar, não existe mod para ele, visto que é tudo fechado. Eu não queria ter preconceito com a marca Positivo. Eu gosto de usar uma coisa antes de falar dela, e não só porque todo mundo fala. R$ 350 e alguns meses foram suficientes para que nunca mais recomendasse a Positivo para ninguém. Da próxima vez em vez de contratar um funkeiro para lançar produtos, poderiam contratar uma equipe mais preparada para personalizar o software antes de lançar essa bosta no mercado. Não acha?

A Positivo não só perdeu um cliente como ganhou mais uma pessoa que vai carregar na memória para sempre a decepção enorme que foi utilizar um produto dela. Fique longe de Android da Positivo. Ela conseguiu zoar um aparelho com hardware da Intel. Imagino o que ela é capaz de fazer com hardwares inferiores… O Positivo Mini Quad me deixou com água na boca porque ele parece um tablet muito bom. Nos primeiros minutos ele é. Mas depois… Positivo nunca mais.

Detalhes dos problemas do Mini Quad

Segue aqui um pouco do que passei (e passo) com o produto. Enviar pra assistência não vai adiantar, deveriam ser menos irresponsáveis e atualizar a versão do Android. Lançar um produto novo com Android de 2 anos atrás é um atestado de incompetência. Sinal de que ele não condiz com a propaganda. Estragou, manchou o logotipo da Intel, que vem bem destacado no produto. Mancada.

Texto 1, review legal: Review do Positivo Mini Quad
Texto 2, os problemas absurdos: O que os reviews não contam sobre o Positivo Mini Quad


https://www.youtube.com/watch?v=XJQR1GPmZfw


https://www.youtube.com/watch?v=W07xvHcEgF0

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. escreveu

    Eu não acredito em Intel para mobile desde que a empresa vendeu sua divisão StrongARM.
    O x86 é um processador datado, projetado em outra época, para outros fins. A quantidade de entulho do legado cobra seu preço.
    Mas vale a experiência: na próxima vá de ARM (ou qualquer coisa que não tenha saído de um fotograma de “Embalos de Sábado à Noite).