Como deixar o GIMP em português no KDE (Kubuntu)?

por Marcos Elias

Eu estava com o Ubuntu 11.04… Mas acabei instalando o pacote kubuntu-desktop, para ver como andava o KDE nele. Depois com outras tentativas (fui colocar o GNOME 3…) o KDE ficou zuado, sem reconhecer acentos nos nomes de arquivos e pastas, impedindo o uso de vários arquivos meus. Bom, removendo um monte de coisa consegui corrigir o problema – não me pergunte o que removi porque sinceramente não lembro, sei que foi muuuita coisa relacionada ao GNOME :P

Resultado… O GIMP ficou em inglês, mesmo tendo os programas do KDE em português.

Acontece que o GIMP está mais para GTK / GNOME do que Qt / KDE. Para que o GIMP fique em português no KDE, é necessário instalar esses pacotes: language-pack-gnome-pt e language-pack-gnome-pt-base. O último é dependência do primeiro: se mandar instalar o primeiro, ele deve ser instalado também.

Sendo assim, eis meu GIMP logo após instalar o pacote kubuntu-desktop sobre o Ubuntu e remover as coisas do GNOME:

gimp em inglês no KDE em português

Instalando…

sudo apt-get install language-pack-gnome-pt

Por fim, GIMP em português :)

gimp em português no KDE4 - Kubuntu ou Ubuntu

Linux é isso mesmo, uma eterna gambiarra. Não existe distro que seja 100% confortável para “leigos”, afinal ter que instalar um pacote do GNOME pro GIMP ficar em português no KDE é algo estranho, como explicar isso para sua mãe, tia, avó ou primo que não tem interesse em se aprofundar no computador? :P Aliás desconheço distro que respeite totalmente a linguagem. Já vi problemas em todas elas, nas menores e nas grandonas: pode mandar instalar em português que, uma hora ou outra, algum programa ou tela vai aparecer em inglês. É um problema básico, simples de resolver, mas que ainda pesa na hora de recomendar Linux para amigos noobs que nasceram e cresceram usando Windows… A liberdade tem seu preço: é necessário lutar por ela e se adaptar a novas formas para viver.

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Jorge escreveu

    Grande dica!

    Ouvi alguns por aí se queixarem do gimp por estar em inglês, eu também não sabia como deixar em Pt-Br.
    Muito obrigado!

  2. Edu_Linux escreveu

    Grande bosta! Para que copiar a porcaria do visual Windows? Não mudará o sistema! Aí é algo pior que pirataria, prefiro Linux com cara de Linux. Aliás, é so instalar uns lindos papeis de parede e pronto, fica muito bonito e nem precisa copiar nada.
    É só clicar com o Botão direito do mouse na área de trabalho do Linux, ir em obter novos papeis de parede e escolher um entre milhares, é mais nobre.