Coisas que não curti no Windows 8…

por Marcos Elias

Post rápido… Algumas coisas que odiei no Windows 8, basicamente inconsistências… Umas do sistema mesmo, outras são pessoais:

  • Acostumado com o Mac e Ubuntu, direto vou fechar janelas levando o mouse pro canto superior esquerdo – reclamei muito disso mas me acostumei rs… No Windows dá para dar dois cliques no ícone da barra de título para fechar a janela. Só que ao levar para o canto vem o alternador de tarefas da Metro UI… Aí clica e alterna! fffuuu
  • O botão para mostrar a área de trabalho (à direita da barra de tarefas) fica quase inacessível algumas vezes, já que levando o mouse ali para baixo vem a barra lateral da interface Metro… Levando o mouse rapidamente quase sempre vai pro canto da tela :(
  • Isso:
    arquivo em uso no windows não pode ser apagado

    Eu odeio isso mais do que tudo no mundo Windows. Ter que reiniciar pra poder excluir ou mover coisas… No caso acima é do Explorer, do próprio Windows! Mas acontece também com outros programas, inclusive programas que já foram fechados…
    Isso existe no Windows há muitos anos, e pelo visto não será agora que será corrigido.
    Ah, para mim um sistema ‘operacional’ que precisa criar arquivos ou pastas nas pastas do usuário para poder prover algum recurso que se propõe a entregar (caso do thumbs.db, com as miniaturas das imagens da pasta), sem nem perguntar, é um sistema ‘incompetente’… Eu não criaria assim se fosse meu. Respeito às pastas do usuário! Sei lá, faz um sistema de arquivos com mais campos, metadados nos arquivos, etc… Incluo nessa lista de incompetentes o OS X, que adiciona uma pasta oculta em praticamente toda pasta – que não é tão oculta assim ao descompactar um arquivo em outro sistema…
  • Eu curi o Ribbon no Explorer, de verdade. Mas ter que ir pra aba Exibir pra poder escolher o tamanho dos ícones/miniaturas não valeu… Ah é, tem o menu do botão direito > Exibir… E melhor ainda, CTRL + rodinha. Pronto, é só questão de tempo para reacostumar.
  • Usando dois (ou mais) monitores, eu gostaria muito, mas gostaria MUITO MESMO, que ao arrastar uma janela para o ponto de encontro dos monitores desse para “grudá-la” na metade da tela ali, igual ocorre quando arrastamos para um canto que não tem monitor. Basicamente é o Aero Snap. Isso seria fácil de implementar, MS, vamos lá… No PC padrão uso dois monitores e sinto falta disso, já que em alguns casos é melhor deixar duas janelas lado a lado no mesmo monitor enquanto outras coisas ficam no outro. No mais, a experiência multi-monitor no Windows 8 é uma das melhores que vi em todos os sistemas que já usei (incluindo aí em suas configurações default o OS X, KDE, Unity, GNOME, etc)

Para algumas reclamações dessas talvez exista algum atalho, alguma outra forma de lidar com elas… Ou talvez não. Ainda assim, curti muito o Windows 8 =) Não me vejo usando apps Metro no desktop, mas em geral a experiência valeu a pena. A inicialização em 3, 4 segundos também (uso um SSD para ele).

comments powered by Disqus