Como recarregar celular da TIM pela internet?

por Marcos Elias

A TIM oferece um meio de recarga online pelo site, via cartão de crédito.

Basta acessar a página, fazer um cadastro (usando seus dados pessoais reais) e criar uma senha.

Atualmente a senha é de 4 dígitos, algo bem ruim em termos de segurança. O “login” é o seu número de telefone.

Entre em:

http://www.tim.com.br/para-voce/recarga/recarga-online/

E siga as instruções. Basicamente você escolhe o valor, entra com o DDD, número do celular e senha, e efetua a recarga com o cartão cadastrado. O número do cartão fica salvo no site, mas por medida de segurança normalmente é necessário confirmar o código de verificação (3 dígitos da parte inferior do cartão) a cada recarga.

Por telefone é possível recarregar ligando *244 ou *244#.

Eu fiquei encucado porque o site não parece usar HTTPS, sendo supostamente inseguro (os dados do cartão são transferidos aparentemente sem criptografia). Em tese, sem HTTPS alguém que interceptar sua conexão pode obter os pacotes de dados e conseguir assim o número do seu cartão em texto puro, podendo realizar com ele qualquer compra. Porém, verificando o código fonte da página, vê-se que a página dentro do frame está sim hospedada num servidor seguro:

https://www.recargatim.com.br/recargatim/home.do?metodo=init&origem=iframe

Infelizmente o navegador (Chrome, aqui) não mostrou o cadeadinho de site seguro por estar num iframe. Como é https, não deve ter problema (a menos que o certificado seja invalidado ou o navegador apresente algum erro). Note que o uso do HTTPS refere-se apenas à criptografia dos dados entre seu computador e o servidor do site. Nada impede que programas espiões capturem tudo o que você digita no seu próprio computador (normalmente eles são detectados pelos anti-vírus e anti-malwares).

Nota: as informações deste artigo são de janeiro de 2013. No futuro a tela do site e os campos de informações poderão estar diferentes. Se os links informados não funcionarem, entre no www.tim.com.br e procure a seção de recarga. As imagens do site foram usadas para fins meramente jornalísticos.

comments powered by Disqus