TIM dificultando continuações de ligações sucessivas?!

por Marcos Elias

A qualidade da operadora de celular TIM vai de mal a pior. Inúmeras reclamações dela estão disponíveis na internet, mas ultimamente… Lá vai mais uma. A coisa tem ficado pior aqui.

Já não bastassem as constantes quedas de ligação no plano Infinity (Pré), agora essa [conteúdo removido] demora para liberar a continuação das ligações, aparentemente de forma proposital (comento a seguir sobre a nova regra de continuação de chamadas da Anatel). Quando cai, tenho que esperar quase dois minutos para conseguir que a ligação dê certo (chame), pois antes disso quase sempre vai direto pra caixa postal. Como se o celular da pessoa estivesse desligado… O que não é o caso. Na última semana isso tem me irritado demais. Corta o assunto da conversa, dificulta a comunicação, quebra o clima…

Infinity Pré: um dos melhores planos pré-pagos. Na teoria.

O plano pré pago da TIM é um dos mais atrativos: as ligações locais de Tim para Tim saem por R$ 0,25 por chamada (mesmo valor para DDD usando o 41). Tanto faz durar um minuto como cinco ou uma hora: cada ligação desconta apenas R$ 0,25. Isso torna o plano pré da Tim um dos mais atrativos, batendo inclusive muitos planos pós de outras operadoras.

O problema é que as ligações caem muito. Em trens ou metrô em movimento isso é de certa forma perdoável. Mas de pontos fixos, com boa recepção do sinal… É triste. E acontece muito, não é de hoje. Desde janeiro venho sofrendo com a Tim, gastando muito mais nas conversas do que os R$ 0,25 por chamada. A Anatel até chegou a achar que a TIM derrubava as ligações de propósito – o que infelizmente é muito difícil provar tecnicamente.

Independente do valor, de ser um plano de “pobre” ou não, o que está em pauta é a honestidade da empresa. Ou melhor, a falta dela. Uma empresa enrolona, mentirosa, que promete uma coisa e não consegue cumprir. Isso é feio e desanimador. A TIM está um lixo. Era melhor sair do Brasil logo.

Chamadas sucessivas para o mesmo número não devem ser cobradas!

Não em planos onde a tarifação se dá por chamada em vez de tempo – que é justamente o caso da TIM. Se a ligação cair a pessoa tem até dois minutos para ligar de novo, e a nova não deve ser cobrada. Ela seria vista como uma continuação da primeira. A regra já está em vigor mas é desrespeitada na cara dura pela TIM. Os créditos vão acabando. E como cai muito…

É, poderia ser pior. Além de supostamente derrubar ligações para fazer os trouxas gastarem mais, que tal impedir que eles completem ligações para o mesmo número dentro do tempo em que a empresa não poderia cobrar a nova?! É justamente isso que estou vivendo.

Além de cobrarem as continuações que não deveriam ser cobradas, eles dificultam a continuação da ligação. Em testes aqui, consegui ligar diretamente do meu TIM para um outro número TIM. Ao cair depois de alguns minutos, era difícil retornar ligando para o mesmo número: ia direto pra caixa postal. Precisei ligar várias vezes até chamar. Lá se foram entre um e três minutos. E isso se repete sempre que a ligação cai nas últimas semanas. Não é uma vez ou outra, tem sido sempre!!! Falo quase o dia todo com uma pessoa e isso tem me estressado muito ultimamente.

Curiosamente, ligando para outro número TIM da mesma pessoa (na mesma casa, outro aparelho) a ligação foi completada rapidamente. Mas quando caía eu também não conseguia retornar: ia direto pra caixa postal por várias tentativas…

Aparentemente a [conteúdo removido] da TIM está dificultando a continuação das ligações para o mesmo número, exigindo que o cliente aguarde um tempo antes de tentar ligar de novo. Assim a nova ligação não entra na regra de continuação de chamadas e pode ser cobrada novamente. Isso é bem triste e irritante. Bando de [conteúdo removido].

Entrar com queixas na Anatel, fazer esse post desabafo ou largar esse lixo de empresa? Acho que optarei pelas três opções.

Saiba mais sobre a regra da continuação de chamadas

A nova regra da Anatel já está em vigor há algum tempo, mas a TIM continua desrespeitando a norma. Veja:

http://www.hardware.com.br/noticias/2013-02/ligacoes-celular-anatel.html

Quando a ligação cai (por qualquer motivo) e o cliente liga novamente para o mesmo número em até dois minutos, a nova ligação deve ser tratada como continuação da primeira para efeitos de cobrança.

Nos planos com cobrança por minuto não muda muita coisa: os minutos seriam somados, a diferença é que não haveriam cobranças de eventuais tarifas por chamada nas continuações.

Nos planos com custo fixo por chamada independente da duração, caso do Infinity Pré, as ligações sucessivas para o mesmo número (completadas em até dois minutos da queda da anterior) simplesmente NÃO PODEM SER COBRADAS!!!

E a TIM cobra. E ainda aparentemente enrola pra deixar completar as continuações, jogando pra caixa postal em vez de “chamar”.

Enfim, mesmo tendo um ótimo plano pré, dá cada vez mais desgosto da TIM. Quem fala muito no celular provavelmente será melhor beneficiado ao procurar uma operadora mantida por pessoas honestas, não por aproveitadores.

Vamos experimentar a Claro… Depois de um tempo comento aqui. Sinceramente é Brazil, pátria amada, terra da corrupção e impunidade. Acredito que não será muito diferente.

Nem quero entrar no mérito do protecionismo estatal da Anatel, daria mais [conteúdo removido]. E de stress já estou cheio hoje. Pra me deixar mais irritado a bateria do Xoom tá fraca e não sei se conseguirei postar esse texto hoje. E o iPod touch me deixou p… quando o app Notas fechou sozinho e me fez perder um pedaço desse texto. Sim, iOS é um lixo também, tá pra nascer um sistema mobile que preste. Estou irritado. //faz tempo que não dou um toque pessoal nos textos aqui no Explorando. Senti saudades dos tempos antigos do blog ;)

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. roberto sales escreveu

    realmente mano a tim é muito ladra e esnobe! só tem propaganda bonita, porque na hora de ter serviço é um lixo total!