Vale a pena pagar mais pelo Windows 8 Pro?

por Marcos Elias

Talvez. O que você vai fazer com o computador? Vai jogar, rodar aplicativos de internet, ver filmes? Se for só isso, não, não vale. O Windows 8 sem o “Pro” no nome é correspondente às antigas edições Home do Windows. Elas não são ruins: a base do sistema é exatamente a mesma.

A diferença da edição Pro fica por conta dos recursos que ela traz. O Windows 8 Pro é voltado a profissionais, empresas e entusiastas. Há maior integração com os domínios do Windows Server, ferramentas e políticas administrativas, máquinas virtuais do Hyper-V e diversas outras ferramentas que a grande esmagadora maioria dos usuários de computador sequer sabem pra que servem. De que adianta se gabar de pagar por algo que nunca irá usar?

Todavia, em alguns cenários vale mesmo a pena pegar o Pro: ele tem a criptografia de disco Bitlocker, recurso que antes era exclusivo das edições mais caras do Windows. Com o Vista e 7 isso era uma zona: Starter, Home Basic, Home Premium, Business/Professional, Ultimate, Enterprise… No Windows 8 o esquema de versões ficou simplificado, sendo basicamente duas para o varejo (Windows 8 e Windows 8 Pro); e mais duas especiais, não comercializadas para pessoas comuns (Enterprise e o RT, este para tablets ARM).

O Bitlocker é um sistema que criptografa tudo no HD. Se algum ladrão pegar seu computador ele não conseguirá obter seus dados. Ele pode até formatar, revendê-lo, etc, mas as suas fotos e arquivos não cairão em mãos inadequadas. Para alguns tipos de uso esse recurso pode fazer a diferença, compensando o preço do Windows 8 Pro.

Uma outra coisa a ser considerada é que, diferentemente das versões antigas, o Windows 8 não vem com o Media Center nem suporte a reprodução de DVDs. Com a onda da internet em alta velocidade e sites de streaming ficando cada vez mais populares (estilo Netflix, Netmovies, YouTube, etc), a Microsoft removeu a possibilidade de tocar DVD no Windows “out of the box” (ou seja, nativa; funciona se instalar programas extras). Você pode muito bem resolver o problema instalando players de DVD que vêm com os leitores, ou baixando algum gratuito na internet, como o VLC.

windows8O Windows 8 tem uma expansão extra, o Pro Pack, que traz os codecs para reprodução de DVDs e o Media Center. Estes recursos são fornecidos separadamente, mas são pagos. Sinceramente eu não vejo motivo para pagar por isso tendo à disposição dezenas ou centenas de programas gratuitos que fazem as mesmas coisas na internet. Todavia, o Pro Pack é uma boa forma de migrar do Windows 8 comum para o Pro pagando menos do que ter que adquirir a licença do Pro completa. Junto com o pacote do Media Center o Windows é atualizado para o Pro, então todos os outros recursos do Pro ficarão disponíveis também. A instalação do Pro Pack não requer reinstalação do sistema. Quem compra pelo site da Microsoft normalmente recebe uma chave de produto por e-mail, e basta inseri-la conforme as instruções recebidas ao comprar.
Durante a fase de lançamento a Microsoft forneceu o Pro Pack gratuitamente para quem atualizou para o Windows 8 Pro. Se tiver interesse, entre no site da Microsoft Store do seu país e procure pelo Pro Pack. No Brasil é microsoftstore.com.br.

Note que o suporte a DVD que não consta no Windows 8 se refere à reprodução de DVDs de vídeos. Os DVDs de dados comuns ou regraváveis são suportados normalmente, sem precisar instalar nada.

Resumindo: a menos que você realmente precise ou a oferta valha a pena, é bobeira ter o Pro apenas por “status”. Alguns recursos dele podem ser obtidos com serviços de terceiros, como o TrueCrypt no lugar do Bitlocker; o VirtualBox ou VMware no lugar do Hyper-V; e o VLC ou outro player no lugar dos codecs de DVD.

E o que há nas outras edições do Windows 8?

Veja também:

Extra: tutorial para iniciantes no Windows 8

Achou as telas do Windows 8 confusas? Confira meu tutorial para iniciantes, publicado no GdH:
http://www.hardware.com.br/tutoriais/windows8-tutorial-iniciantes/

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Chars escreveu

    sugerir uma maneira perfeita de começar a chave do produto www windows81freeupdate com